Notícias
Porto Alegre: Aeroporto Salgado Filho recebe primeiro voo após cinco meses
Reabertura e retomada dos voos para o aeroporto de Porto Alegre marca uma nova fase no turismo da Serra Gaúcha
Sem receber voos comerciais há cinco meses devido às fortes enchentes no Rio Grande do Sul, reabriu sexta-feira (18/10) o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Com muita emoção, o aeroporto recebeu o primeiro voo na manhã desta segunda-feira (21/10). Era pouco mais de 8h quando o avião da Azul Linhas Aéreas chegou em solo gaúcho, trazendo 174 passageiros que partiram de Campinas, entre eles o CEO da Azul, John Rodgerson.
A aeronave foi recepcionada com muita comemoração, contando com o trade turístico em peso. O avião foi todo personalizado pela empresa aérea com uma pintura de saudação ao Rio Grande do Sul. O número do voo, 2603, foi escolhido com um significado especial, o aniversário de Porto Alegre. E o piloto Henrique Schneider, 25 anos, também teve um dia marcante. Ele teve seu pedido atendido pela Azul para ser o responsável pelo voo, pois é natural de Ivoti e além de ser no dia do seu aniversário, esta foi a primeira vez que conduziu um voo para a capital do seu estado. E assim que o avião iniciou o taxiamento após o pouso, ele fez questão de mostrar pela janela da cabine uma bandeira do Rio Grande do Sul.
Logo em seguida, pousou o segundo avião, da Gol Linhas Aéreas, que partiu de Congonhas. Segundo a concessionária Fraport, serão realizados 71 pousos e decolagens envolvendo as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília neste primeiro dia de operação, atendendo cerca de 9 mil pessoas.
A partir de 28 de outubro, deverão ser 98 voos entre partidas e chegadas, atendendo cerca de 15 mil passageiros. Em 4 de novembro, o número deverá passar para 122 pousos e decolagens, com 16 mil passageiros.
A pista vai funcionar das 8h às 22h com capacidade para 181 voos entre pousos e decolagens, isso significa 70% da capacidade total do aeroporto. Já o restabelecimento total da capacidade do Salgado Filho ocorrerá em 16 de dezembro, quando os voos internacionais também retornarão ao terminal.
“A reabertura desse aeroporto é um símbolo de resiliência. Estamos falando de uma região que, historicamente, é uma das principais portas de entrada de visitantes estrangeiros no Brasil, atraídos pelas inúmeras belezas naturais e culturais do estado. Então, a reabertura do terminal vai acrescentar, e muito, na plena recuperação desse belo estado”, destacou Ana Carla Lopes, ministra do Turismo substituta.
Live Movimento Supera Turismo
Para comemorar a abertura do Aeroporto Salgado Filho e incentivar o turismo no Rio Grande do Sul, acontecerá hoje (21/10), uma Super Live, que contará com a participação de criadores de conteúdo, influencers, empresários, lideranças do setor de turismo e autoridades públicas, todos unidos em torno do objetivo de promover a demanda turística no estado e gerar emprego e renda.
Moderada por Thiago Paes (@paespelomundo) e Ana Laura Ravagnani (Movimento Supera Turismo), a Super Live abordará diversos destinos turísticos do Rio Grande do Sul, destacando suas belezas naturais e culturais. O evento será uma oportunidade para divulgar as experiências de viagem que o estado oferece e estimular a retomada do turismo.
LEIA TAMBÉM: Ações de fortalecimento ao mercado do turismo foram apresentadas durante o CIMI 360
Festuris
A abertura do Aeroporto Salgado Filho aconteceu a 17 dias da abertura da Feira Internacional de Turismo de Gramado – Festuris. O evento acontece desde 1989, sendo palco de debates e temas relevantes da atualidade e contando uma feira de negócios, considerada a mais efetiva em resultados para os expositores. O CEO do Festuris, Eduardo Zorzanello, esteve presente para presenciar a retomada dos voos. “É um momento marcante para todos nós. O Rio Grande do Sul sabe o quanto nos fez falta o aeroporto”, destacou.
Siga o @portaluaiturismo no Instagram e no TikTok @uai.turismo
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.