Notícias
Parque aquático valoriza a cultura maranhense com atrações inspiradas em gírias e expressões regionais
Vumbora, Zilado, Dále, Rio Preguiças, Toboéeeguas e Rambora são as atrações do parque que remetem os costumes do estado
O Valparaíso Adventure Park não tem como foco apenas entreter e oferecer diversão, mas também preservar e divulgar a rica cultura maranhense. Com um conceito inovador, o parque aposta na valorização da identidade local ao nomear suas atrações com gírias e expressões típicas do estado, criando uma conexão única com seus visitantes.
LEIA TAMBÉM: 5 experiências para desfrutar em Curaçao
A nova atração do parque, “Vumbora”, exemplifica essa proposta. O nome, que é uma expressão popular do Maranhão e significa algo como “vamos lá” ou “partiu”, traduz a energia e a receptividade do povo maranhense. “Os nomes das nossas atrações são totalmente inspirados em nosso estado. Fugimos do tradicional, que é comum na maioria dos parques, e escolhemos nossas gírias regionais. Isso cria uma identidade única, algo que chama atenção pelo nome diferente”.
Além do “Vumbora”, o parque traz outras atrações com nomes igualmente autênticos, como Invocado, Zilado, Dále, Rio Preguiças, Toboéeeguas e Rambora. Cada um desses nomes é uma homenagem à cultura local, a formas divertidas e descontraídas de expressar o modo de viver e falar dos maranhenses. Em vez de nomes genéricos, que poderiam ser encontrados em qualquer parque do mundo, Valparaíso Adventure Park utiliza suas gírias para garantir personalidade a cada espaço.
O impacto dessas escolhas vai além do mero apelo visual ou sonoro. “O nome “Vumbora”, por exemplo, torna-se parte da experiência do visitante, que pode usá-lo em outros momentos, criando uma relação mais divertida com a atração, como vumbora naquela atração”, completa Pablo, destacando como essas expressões tornam o momento ainda mais especial e imersivo.
LEIA TAMBEḾ: 4 destinos imperdíveis na Costa da Baleia para conhecer e se encantar
A proposta do parque reforça não só o orgulho do complexo sobre o estado, mas também ajuda a disseminar as gírias e expressões maranhenses para aqueles que, talvez pela primeira vez, estão em contato com o estado e sua cultura.
Siga o @portaluaiturismo no Instagram e no TikTok @uai.turismo
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.