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Latam, Gol e Azul apresentam queda em avaliação no AirHelp Score 2024

Ranking internacional mostra companhias aéreas brasileiras de fora das 20 primeiras posições

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Publicada desde 2015, AirHelp Score é a avaliação mais abrangente e precisa de companhias aéreas e aeroportos com intuito de ajudar os passageiros a planejarem melhor seus voos. (Foto: jfazer/Getty Images)

As companhias aéreas brasileiras Latam, Gol e Azul viram a pontuação de seus serviços piorar. É o que aponta o ranking internacional AirHelp Score 2024, divulgado hoje. De acordo com o levantamento elaborado a partir da avaliação de passageiros, a Latam Airlines saiu do quinto lugar em 2022 (não apareceu na relação do ano passado) para o 23º lugar neste ano. Pelo segundo ano consecutivo, Gol e Azul perderam posições no ranking. A Gol caiu dez posições, saindo do 68º lugar para 78º em 2024. Já a Azul apresentou a maior queda na comparação com 2023, passando do 47º lugar para 83º neste ano.

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A companhia aérea belga Brussels Airlines foi eleita a melhor do mundo na avaliação dos passageiros, desbancando a Qatar Airways, que figurou em primeiro lugar no ranking por dois anos consecutivos. A empresa alcançou 8,12 como nota final, destacando-se pelo processamento de reclamações (8,7), opinião do cliente (7,9) e pontualidade (7,8).

Nesta edição da AirHelp Score foram listadas 109 companhias aéreas, avaliadas por 19,8 mil usuários de 54 países. A pesquisa, realizada de 1º de janeiro a 31 de outubro de 2024, foi estruturada em três temas centrais: pontualidade dos voosqualidade do serviço das companhias aéreas; e o processamento de reclamações com base na eficiência do atendimento de pedidos de indenização de clientes.

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Entre as empresas aéreas nacionais, a Latam Airlines (23ª posição) foi bem avaliada no desempenho pontual (8,3) e na qualidade dos serviços (8,1), mas obteve 5,0 para processamento de reclamações, atingindo 7,16 como nota final. A Gol (78ª posição) recebeu 8,4 para pontualidade; 7,8 para serviço e apenas 0,1 em relação ao atendimento de reclamações de usuários, alcançando pontuação final de 5,44. A Azul (83ª posição) obteve 8,2 para serviço; 7,7 para pontualidade e somente 0,1 para processamento de reivindicações, chegando a 5,32 como pontuação final.

“Os resultados do ranking reforçam a insatisfação dos usuários de companhias aéreas nacionais, especialmente no que diz respeito à resolução de reclamações sobre problemas nos serviços prestados pelas empresas. É um alerta para que as companhias se atentem e busquem soluções para oferecer melhores serviços”, avalia Luciano Barreto, diretor-geral da AirHelp no Brasil.

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Publicada desde 2015, AirHelp Score é a avaliação mais abrangente e precisa de companhias aéreas e aeroportos com intuito de ajudar os passageiros a planejarem melhor seus voos. O ranking é produzido pela AirHelp, empresa de tecnologia de viagens que auxilia passageiros em interrupções de voos e que já atendeu cerca de 20 milhões de pessoas.

Melhores companhias aéreas do mundo

PosiçãoCompanhia aéreaPaísPontuação FinalPontualidadeOpinião do ClienteProcessamento de reclamações
Brussels AirlinesBélgica8,127,87,98,7
Qatar AirwaysCatar8,118,28,97,3
United AirlinesEstados Unidos8,047,87,88,5
American AirlinesEstados Unidos8,047,58,18,5
PlayIslândia7,899,07,57,3
Austrian AirlinesÁustria7,897,68,27,9
LOT Polish AirlinesPolônia7,847,68,47,5
Air ArabiaEmirados Árabes Unidos7,586,37,68,8
WiderøeNoruega7,558,67,36,7
10°Air SerbiaSérvia7,535,97,79,0
23ºLATAM AirlinesChile7,168,38,15,0
78ºGolBrasil5,448,47,80,1
83ºAzul AirlinesBrasil5,327,78,20,1

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