Hotelaria
A hora e a vez das feiras e festivais de turismo/hotelaria
Conheça as principais feiras de turismo e saiba como otimizar sua participação para obter retornos realmente efetivos para seu negócio.
A despeito do período no qual as interações presenciais foram abruptamente interrompidas devido a pandemia, dados apurados ao longo de 2023 revelam que o “boom” da retomada das grandes feiras e festivais de turismo e hotelaria estão a todo vapor.
A ânsia represada por reencontros entre fornecedores e clientes da cadeia produtiva, a necessidade dos “sellers” (vendedores de equipamentos e serviços) de apresentar suas novas soluções tecnológicas diretamente aos “buyers” (compradores) e realizar-se bons negócios ante o crescimento exponencial da atividade turística de lazer e negócios no mundo revela números animadores e que não deixam margem a qualquer dúvida. Os grandes e médios eventos que congregam “players” do setor estão em altíssima conjuntura.
Principais feiras internacionais
Dados da última FITUR Madri (janeiro 2023), uma das maiores feiras do calendário anual no mundo, apontam um crescimento de 80% ante o ano anterior em visitantes e negócios fechados. Contabilizou-se 136 mil profissionais do setor e 88 mil visitantes de 131 países além de 755 expositores.
LEIA TAMBÉM: O fantasma da inadimplência na hotelaria
Para a edição de janeiro 2024 novo crescimento é projetado ampliando a área de exposição da feira no entorno do aeroporto madrilenho. Uma das grandes atrações da FITUR este ano foi sua plataforma digital LiveConnect através da qual o “match makings”, ou seja, os agendamentos prévios entre compradores e fornecedores e as pré-visitações aos stands através de realidade aumentada realizadas com enorme receptividade.
Compondo o cenário das principais feiras de turismo internacionais teremos ainda este ano entre 6 e 8 de novembro a movimentadíssima WTM em Londres e a igualmente prestigiada ITB em Berlim entre 5 e 7 de março de 2024.
A realização destes megaeventos do setor de turismo geram expressivos volumes de negócios, lotam os hotéis das respectivas cidades, promovem as gastronomias locais e os reencontros de grandes empresas e seus executivos. Aviação comercial, cruzeiros marítimos, agências de viagens, hoteleiros, guias de turismo, empresas de alimentação, fornecedores de soluções tecnológicas, jornalistas, turismólogos e consumidores finais se encontram trocando experiências e fomentando o círculo virtuoso da atividade que mais cresce no mundo: O Turismo.
Principais feiras no Brasil
No Brasil as feiras e eventos do setor não ficam para trás. No próximo mês realizaremos a Equipotel em São Paulo, feira de negócios que a 60 anos enriquece com conhecimento hoteleiros novatos e mais experientes através de palestras temáticas e rodas de negócios com expositores de equipamentos e serviços cada vez mais assertivos no desenvolvimento de suas soluções inovadoras para hotéis, restaurantes e afins.
Em seguida, no Rio de Janeiro a celebração do jubileu de 50 anos da ABAV Expo, mais tradicional feira de turismo para o segmento agências de viagens, hotelaria, aviação que promove destinos nacionais e internacionais para os profissionais do setor e ao grande público.
LEIA TAMBÉM: O que mudou na hotelaria depois da pandemia
Entre outras feiras imperdíveis citamos a WTM América Latina, ISC Brazil, Realtech e a AVIESP em SP, AVIRRP em Ribeirão Preto, BTM em Fortaleza e o Festuris em Gramado em novembro próximo.
Hoteleiro, otimize sua participação!
Para que você gestor hoteleiro tenha efetividade em sua agenda de participações e seu investimento, seja como expositor ou visitante, gere bons negócios seguem-se algumas dicas importantes: Antecipe a avaliação de prioridades para suas compras e investimentos a serem realizados avaliando seu fluxo de caixa e eventuais linhas de crédito disponíveis. Pesquise previamente através dos portais das feiras a lista dos fornecedores registrados e visite suas plataformas já analisando preços. Via de regra são divulgadas condições especiais de negociações presenciais nos stands, certifique-se antes que isto procede já com os orçamentos feitos previamente. Isso aumentará seu poder de barganha. Personalize sua jornada buscando participar das palestras agendadas e visitações aos expositores de forma a otimizar o tempo de sua presença.
Normalmente as feiras duram 3 ou 4 dias porém uma visitação assertiva de 1 ou no máximo 2 dias costumam ser suficientes para você extrair tudo que mapeou antecipadamente. Através de um bom planejamento prévio seu investimento (deslocamento, hospedagem, alimentação etc.) será otimizado e a interação com parceiros comerciais, colegas de setor etc., igualmente proveitosas.
É tempo de reencontros e bons negócios!!!!
Maarten Van Sluys (Consultor Estratégico em Hotelaria – MVS Consultoria)
(31) 98756-3754
e-mail: mvsluys@gmail.com
Instagram: @mvsluys
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.