Notícias
Curitiba comemora o 7º festival da carne de onça com 38 bares participantes
Petisco popular é patrimônio cultural e imaterial da cidade e será servido por R$22, em todos os bares.
A carne de onça é o petisco que leva carne de patinho moída, cebola, broa (pão integral) e temperos. Há várias histórias por trás do nome do prato mais famoso de Curitiba. Antes de mais nada, é preciso enfatizar que não é carne da onça selvagem e sim uma homenagem ao animal. Ufa!
Patrimônio Cultural Imaterial de Curitiba, o petisco caminha para se tornar um produto com Indicação Geográfica (IG), assim como o queijo da Serra da Canastra, o cacau do Sul da Bahia, entre outros. Um dos casos mais famosos de Indicação Geográfica é do Champagne, na França.
LEIA TAMBÉM: Raízes de Curitiba: um passeio com gostinho da Curitiba raiz
Popular dos bares da capital paranaense, a Carne de Onça tem seu próprio festival, que chega agora à sétima edição, onde será servida pelo mesmo preço em 38 bares e restaurantes da cidade.
Quando e como funciona o festival
Organizado pela plataforma de gastronomia “Curitiba Honesta”, o 7º Festival de Carne de Onça acontece de 13 de setembro a 4 de outubro. Todos irão vender o prato pelo mesmo preço, mas as receitas podem ser diferentes! Por isso vale um tour pelo petisco na cidade.
A receita tradicional deverá ser depositada nas próximas semanas no INPI para solicitar a Indicação Geográfica, é feita da seguinte forma: carne bovina moída temperada com sal e pimenta, servida sobre broa de centeio e coberta com cebola branca picadinha, cebolinha verde e azeite de oliva. Essa é a chamada Carne de Onça de Curitiba.
Sérgio Medeiros, organizador do Festival, comemora o sucesso do evento. “A Carne de Onça é a única comida típica de Curitiba, patrimônio cultural da cidade. Temos muito orgulho de saber que a Curitiba Honesta contribuiu para a notoriedade do prato”, diz ele, que é presidente da Associação dos Amigos da Onça, entidade criada para solicitar a Indicação Geográfica para a carne de onça.
O 7º Festival de Carne de Onça tem apoio do Instituto de Turismo de Curitiba e Curta Curitiba.
O que é Indicação Geográfica
O registro de Indicação Geográfica (IG) é conferido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de os distinguir em relação aos seus similares disponíveis no mercado. São produtos que apresentam uma qualidade única em função de recursos naturais como solo, vegetação, clima e saber fazer.
Para conhecer os participantes bem como suas receitas e outras informações a respeito do festival, acesse aqui.
LEIA TAMBÉM: Curitiba: destaque no cenário gastronômico e turístico mundial
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.