O impacto do terrorismo no turismo - Uai Turismo
Conecte-se conosco

Segurança e Turismo

O impacto do terrorismo no turismo

Entenda os impactos de ataques extremistas em destinos reconhecidamente turísticos, em uma atividade que depende de ambientes seguros para seu desenvolvimento.

Publicado

em

Uma casa de shows na Rússia foi alvo de ataque terrorista este mês. Isto gera insegurança para a prática do turismo (Foto: Pixabay)

Terrorismo no turismo: Notadamente, o turismo é um dos elementos componentes nas questões culturais e econômicas. É considerado uma força que possibilita e impulsiona mudanças em todos os setores da sociedade. Muitas vezes, por intermédio do descobrimento de novos circuitos, a atividade turística viabiliza a abertura ao mundo de novas visões de povos, culturas e regiões.

Atualmente, no mundo extremamente conectado e globalizado, há uma correlação fática entre a atividade turística e o as ações criminosas e terroristas. Como citado anteriormente, em vários de nossos ensaios e confirmado com dados oficiais da economia mundial, o turismo representa uma importante atividade socioeconômica.

LEIA TAMBÉM: Terror: brasileira vítima de violência sexual durante turismo pela Índia

Os ataques terroristas, em todo o mundo integrado, provocam um substancial declínio das receitas nas áreas atingidas, por muitas vezes gerando um desequilíbrio importante nas questões políticas e econômicas. Também, com a repercussão mundial, as ações de grupos terroristas ganham notoriedade e visibilidade.

Ações terroristas na Rússia

No dia 22 de março de 2024, a Rússia foi o cenário de uma dessa ações terroristas. Cerca de 137 mortos e aproximadamente duas centenas de pessoas feridas, este foi o resultado de um ataque terrorista na Cocus City Hall, um espaço de shows no subúrbio de Krasnogorsk, arredores de Moscou. O ato terrorista foi reivindicado pelo grupo Jihadista Estado Islâmico.

Mesmo, considerando as questões políticas e afins, especialistas acreditam que além de buscarem pontos turísticos, os locais de ataque são escolhidos por questões ligadas à nacionalidade das vítimas. Nessa visão, grupos fundamentalistas, como o Estado Islâmico, escolhem tais destinos porque são frequentados por indivíduos cuja política e religião são diferentes de suas crenças.

Essa ação repugnante e desprezível demonstra o horror dos atos. Ainda, traz à tona a possibilidade de ataques a turistas e moradores locais durante grandes eventos.

A vulnerabilidade ambiental

No nosso último encontro tivemos a oportunidade de falar sobre um evento mundial que se aproxima, os jogos olímpicos de 2024, com abertura em Paris no mês Julho.

Um dos temas propostos foi a segurança dos turistas que se deslocarão para aquele momento festivo de esporte e congraçamento. Um dos perigos apresentados foi a questão relativa ao terrorismo.

Trazendo a França para esse ambiente de risco, podemos citar dois momentos protagonizados pelo Estado Islâmico no país.

Em 7 de janeiro de 2015, na cidade de Paris, dois homens vestidos de preto e fortemente armados invadiram a redação do jornal Charlie Hebdo. Numa ação que durou alguns minutos, provocaram a morte de 12 pessoas entre jornalistas e policiais. A ação teria sua motivação pela publicação de charges relativas sobre o profeta Maomé.

Nessa mesma vertente, em 13 de novembro de 2015, por volta das 21h16min, em Paris, outros ataques terroristas foram desencadeados, inicialmente com a explosão de uma bomba nas proximidades do Stade de France, quando ocorria uma partida de futebol entre as seleções da França e Alemanha.

LEIA TAMBÉM: 5 pontos de atenção ao viajar de carro elétrico no Brasil

Na sequência outros atos foram perpetrados contra cidadãos indefesos e sem a possibilidade de qualquer resposta. Por vota das 21h20min, ocorreram os primeiros disparos e fuzilamento de transeuntes e clientes de famosos cafés nas ruas Bichat e Alibert. Dezenas de pessoas foram mortas e outras feridas nesse evento.

Por volta das 21h30min, outra explosão foi realizada nas imediações do Stade de France.  Como ato sequencial, às 21h45min, houve um ataque à casa de shows Bataclan, no qual as pessoas foram brutalmente vitimadas por disparos e explosões de artefatos. O ato derradeiro foi executado com a explosão de um outro artefato nas imediações do Stade de France. As ações resultaram nas mortes de 129 pessoas e inúmeros feridos.

Infelizmente, esse relato histórico mostrou a fragilidade das pessoas durante os horrores de atos terroristas. As ações foram reivindicadas pelo Estado Islâmico.

No caso específico dos turistas, tais ataques podem alcançar uma grande repercussão e notoriedade desejadas pelos perpetradores. De igual estratégia, turistas podem ser usados como alvos para uma maior repercussão de atos. Nas questões sociais e políticas, as ações terroristas podem causar medo e desestabilização social e econômica.

A segurança nos jogos olímpicos de 2024

Para os eventos dos jogos olímpicos uma das grandes preocupações é a segurança das pessoas. Um forte aparato está sendo trabalhado nesse contexto, ampliando os efetivos e logística para todos os momentos programados.

 A utilização de dispositivos de Inteligência Artificial (IA) é um diferencial para esse momento. Entre outras medidas apresentadas, haverá a apresentação de inúmeros aparatos de vigilância eletrônica, câmeras e drones em todos os ambientes dos eventos.

LEIA TAMBÉM: Nas Olimpíadas de 2024 faça turismo com segurança

Segundo os dados apresentados, serão aplicadas técnicas de IA e vigilância algorítmica nunca utilizados anteriormente. Nos resta a expectativa que o espírito olímpico, da união dos povos pelo esporte, seja a mais importante notícia ao final dos eventos. Não há dúvida que um turismo seguro atrai e garante a manutenção da atividade laboral e econômica.

Não podemos deixar de trazer aquelas tradicionais dicas. Assim, tenha a condição de segurança como fator preponderante para a escolha dos ambientes de suas aventuras.  Sua segurança, sempre em primeiro lugar. Não caia em furadas e divirta-se em suas viagens. No mais busque atividades que transmitam um sentimento de segurança, mesmo nas aventuras mais radicais. Caso queira compartilhar suas experiências, de forma que a coluna possa contribuir para a segurança dos demais turistas, envie sua sugestão no nosso Instagram @portaluaiturismo

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.