Viagem
O Rio de Janeiro que você já conhece, mas vale a pena revisitar!
Encante-se com o Rio de Janeiro em destinos que vão muito além da cidade maravilhosa.
Os versos da música, eternizados por Gilberto Gil, passam pela mente de qualquer brasileiro que pense no Rio de Janeiro. “O Rio de Janeiro continua lindo!” E é a mais pura verdade. Agora, o embaixador do turismo no Rio, o cantor Mumuzinho, reproduz esses mesmos versos por todo o Brasil.
A cidade maravilhosa vale a pena ser revisitada por aqueles que já a conhecem e merece estar nos planos de quem nunca foi. Inclusive, nosso Turista Secreto esteve por lá e conta tudo sobre sua experiência.
Entre pontos turísticos famosos internacionalmente, belas praias, natureza preservada no Parque Nacional da Tijuca e riqueza histórica, o Rio de Janeiro oferece turismo para todos os gostos.
Mas o Rio de Janeiro vai muito além da capital e possui destinos tão atraentes quanto a cidade maravilhosa. Conheça alguns deles aqui.
Petrópolis
Petrópolis está localizada a apenas 65km da cidade do Rio de Janeiro. A cidade atraiu a atenção de Dom Pedro I devido ao clima ameno. O sonho do imperador era construir seu palácio de veraneio e, para isso, comprou uma fazenda. Contudo, devido aos acontecimentos históricos já conhecidos, seus planos não foram concretizados. A fazenda ficou para seu herdeiro, Dom Pedro II, que não só construiu o palácio, como toda uma cidade de maneira bem planejada. Dessa forma, Petrópolis é conhecida também como Cidade Imperial.
A cidade é realmente linda, possui um centro histórico com rico conjunto arquitetônico preservado em estilo eclético do século XIX. Suas ruas são arborizadas e floridas, entrecortadas por rios. Não à toa é considerada um destino romântico para muitos casais.
Os principais atrativos turísticos para reviver momentos históricos em Petrópolis são o Museu Imperial, o Museu Casa Santos Dumont, Catedral São Pedro de Alcântara, Museu Casa do Colono, Palácio de Cristal e o Palácio Quitandinha.
LEIA TAMBÉM: Campos do Jordão: Dia dos Pais no Parque da Cerveja
Para os cervejeiros, o tour pela Cervejaria Bohemia não pode ficar fora da lista. A visita oferece a experiência cervejeira mais completa da América Latina, dessa forma, garante experiências sensoriais únicas e degustações exclusivas.
Além disso, para os que não querem deixar de se conectar com a natureza, o PARNASO, Parque Nacional da Serra dos Órgãos oferece diversas opções. Para levar crianças a trilha que leva ao Poço Paraíso no Circuito das Bromélias é uma boa escolha. São apenas 20 minutos de caminhada. Um pouco mais longa, A trilha para a Cachoeira do Véu da Noiva já é considerada moderada, com duração de 1h30. Para aqueles que gostam de se desafiar, o Morro Açu possui uma subida de 5h, com um nível mais pesado, entretanto com uma vista que compensa o esforço. Todas as trilhas são muito bem sinalizadas.
Mas o turismo de aventura não se resume apenas às trilhas mais difíceis. Ainda é possível praticar arvorismo, rapel, escalada, saltar de asa delta, tudo isso em um visual de tirar o fôlego.
Enfim, Petrópolis é um destino que reúne tudo em um lugar só. Além do clima agradável, possui muita história, cultura, excelente gastronomia e ecoturismo. Por isso atrai turistas de todos os gostos. Impossível não se encantar pela Cidade Imperial.
Angra dos Reis
A 150km da capital Rio de Janeiro, Angra dos Reis é um destino com uma beleza natural paradisíaca. O destino possui 365 ilhas, uma para cada dia do ano, areias brancas e águas cristalinas. Nem precisa dizer o quanto é mágico mergulhar nos mares de Angra e quão rica é a vida marinha.
LEIA TAMBÉM: Floripa Conecta recebe 1º Encontro Brasileiro Cidades Criativas Unesco
Mesmo para aqueles que já foram para a cidade, certamente não viram tudo que Angra tem a oferecer. Cada praia possui sua particularidade e impacta de uma forma diferente. Inclusive, é em Angra que está localizada Lopes Mendes, praia considerada uma das 5 mais lindas do mundo. Possui uma areia muito fina e um mar raso e sempre agitado. Não à toa, é a praia onde os amantes do surf mais praticam o esporte na região. Ao longo de sua orla possui amendoeiras que proporcionam muita sombra e um visual magnífico.
Ao contrário de Lopes Mendes, temos as Ilhas Botinas. Com mar calmo e transparente, fundo de areia muito branca parece mais raso do que é, mas pode atingir 10m de profundidade em alguns pontos. Com uma vida marinha bem colorida, o local é ideal para mergulhar com snorkel.
Outro local singular é a Lagoa Azul, apelido dado ao local, carinhosamente inspirado no clássico filme dos anos 80. Localizada entre duas ilhotas na região histórica de Freguesia de Santana, a Lagoa Azul é uma piscina natural com fundo arenoso. Porém, o acesso é através de barcos e lanchas e os visitantes descem para mergulhar e alimentar os peixes que, já acostumados, chegam bem perto.
Mas apesar de muitas ilhas e praias, o destino não se resume a isso. É possível fazer trilhas e encontrar belas cachoeiras como a Cachoeira da Feiticeira, que forma uma deliciosa piscina de água doce. Ou ainda ir até o Pico do Papagaio em uma caminhada de 2 horas por mata fechada. De cima é possível avistar toda a Ilha Grande, sendo garantia de um visual incrível. Mas esses são somente aperitivos. O que não falta em Angra dos Reis é aventura.
Ainda em Angra dos Reis, é possível visitar gratuitamente o Observatório Nuclear onde se encontram as Usinas Nucleares Angra 1 e Angra 2. Os visitantes desfrutam de um espaço moderno e interativo que apresenta informações a respeito da geração de energia elétrica a partir de reatores nucleares.
O centro histórico de Angra também não poderia ficar de fora. É possível fazer todo o passeio contratando um tour a pé e conhecer a Igreja e Convento do Carmo, os edifícios antigos da Rua do Comércio, a Igreja de Santa Luzia e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
Dessa forma, Angra oferece muitas opções e para descrever tudo que existe por lá, precisaríamos de muito mais que 365 páginas. Então, já coloque o destino nos planos porque há muito o que ver.
Paraty
A charmosa Paraty está a 95km de Angra. Também possui suas praias e as mais centrais e visitadas são a Praia do Pontal e a Praia de Jabaquara, com águas calmas, quiosques pé na área e agências de aluguel de caiaque e stand up paddle.
LEIA TAMBÉM: O Borogodó da Nova Cozinha Alagoana
Porém, um dos locais de beleza natural mais bonito da cidade é a Vila de Paraty Mirim, com uma praia de beleza singular, lugar ideal para relaxar e desconectar.
Mas a grande estrela da cidade é seu lindo Centro Histórico colorido, da década de 1820, com casarões coloniais tombados pela UNESCO e IPHAN como Patrimônio Nacional.
Não é permitida a entrada de carros no Centro Histórico. Portanto a visitação se torna muito mais tranquila. Durante o tour a pé é possível conhecer a Casa de Cultura, as igrejas Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora do Rosário, São Benedito bem como o Museu de Arte Sacra que fica dentro da Igreja de Santa Rita. Continue a pé até o Largo de Santa Rita e o cais. Esses lugares irão garantir belas fotografias de recordação.
Búzios
Búzios está a aproximadamente 170km da capital Rio de Janeiro. Certamente, mesmo quem nunca foi a Búzios, já ouviu falar da cidade. O destino é famoso pelas suas praias, mas ficou mundialmente conhecido por ser o paraíso secreto da famosa atriz francesa Brigitte Bardot. Em sua homenagem, foi dado o nome de um dos principais e mais interessantes pontos turísticos em Búzios: A Orla Bardot.
Assim, por se tornar tão conhecida, acabou se transformando em uma cidade bastante cosmopolita, que abriga gastronomia do mundo todo. Atualmente, Búzios possui o maior polo hoteleiro do estado do Rio de Janeiro, perdendo apenas para a capital.
Apesar de já consolidado destino praiano, após a pandemia e uma reflexão a respeito do que pode oferecer, Búzios passou a investir em outras vertentes do turismo e, atualmente, demonstra que vai muito além.
Houve um investimento no mapeamento de trilhas que proporcionam verdadeira conexão com a natureza. Além disso, hoje é possível aprofundar na história com a valorização das comunidades quilombolas e a importância dos nativos na construção da cidade, incluindo a população indígena Caiçara.
Enfim, esse é só um pedacinho do que o Rio de Janeiro pode oferecer. Mas sem dúvida uma parcela que demonstra como, não somente a cidade, mas todo o estado continua lindo!
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.