Conecte-se conosco

Colunistas

Ano novo, viagem nova! Mas com segurança

Faça um check list de segurança para que sua viagem aconteça com tranquilidade.

Publicado

em

Foto: Freepik

Para muitos a chegada do Ano Novo traz renascimento, novas expectativas e a eterna busca da realização dos desejos.  Esses, também, são os votos deste colunista, que vocês realizem todos seus sonhos, nos diversos campos de suas vidas. Afinal ano novo, viagem nova! Mas com segurança sempre!

Nossa missão, nesse espaço de multiplicação de conhecimentos, é agregar valor às informações de parte desses sonhos, aquela porção destinada a desbravar novas experiências ou revisitar ambientes agradáveis nas viagens de turismo.  Ah! Não podemos deixar de enfatizar que tudo isso na maior segurança possível.

Por que viajar

Certamente, viajar é uma experiência que tende a agregar novos valores à sua vida. Pois, é uma oportunidade de mudar suas perspectivas em relação ao mundo. Pode propiciar a expansão de seus conhecimentos, oportunizando conhecer novos ambientes, culturas, pessoas e costumes.

Albert Einstein disse: “a mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”. Assim, também, deve ser a relação do turista com suas interações em viagens.

LEIA TAMBÉM: Top 7 destinos de ecoturismo no Brasil para se aventurar em 2024

Levando em consideração as assertivas, ao viajar é comum e natural voltar para casa com novos valores e interpretações de vida. Novas visões de mundo, histórias para contar e, sem dúvida, uma vontade de escolher o próximo destino e roteiro.

A importância de planejar uma viagem com segurança

Para viagens rápidas e próximas à sua residência, ou mesmo as de maior distância, independente do meio de locomoção escolhido, é imprescindível adotar procedimentos que tornem sua viagem segura e prazerosa. Afinal, o lema é que você aproveite ao máximo sua experiência, dentro dos critérios de conforto e segurança.

Uma viagem segura permite que o turista tenha como foco o mais importante, desfrutar ao máximo tudo que o destino escolhido possa te oferecer.

A missão de nossa coluna é trazer informações úteis que possam contribuir no planejamento e implementação da sua viagem com conforto, confiança e segurança.

É fundamental que durante o planejamento de suas experiências turísticas sejam considerados pontos da sua integridade física, moral e emocional. Pensando nessas condições, deve ser levado em consideração que esses pontos começam a ser traçados no planejamento propriamente dito.

A garantia dessa condição de segurança deve ser traçada e observada em todos os passos do itinerário. Tenha em mente que os resultados começam muito antes dos deslocamentos para os destinos.

LEIA TAMBÉM: Segurança na viagem com pets

Durante esse passo primordial, o planejamento, o turista deve ter como ponto focal a avaliação dos riscos verificados. Tenha sempre em mente a ponderação para possíveis reveses, busque as respostas adequadas para cada situação. Tenha respostas para os famosos, “e se acontecer isso?”.

Antecipe-se

Mesmo contratando empresas renomadas e devidamente certificadas para as viagens, é praticamente impossível se antecipar a todas as situações de intemperes. No entanto, esteja apto a ponderar possíveis riscos que a viagem traz e encontrar soluções aceitáveis.

As medidas preventivas são essenciais.  Pois, lembre-se que você poderá estar em algum lugar desconhecido e imprevistos podem acontecer.

Programe suas viagens levando em consideração as barreiras linguísticas, as culturas e os costumes diferentes do seu, as condições climáticas dos locais pretendidos durante as datas escolhidas, dentre outros.

Tenha sempre um roteiro e um checklist dos passos a serem desenvolvidos em suas viagens.

Atenção aos seus pertences e documentos

Além dos “imprevistos”, durante qualquer viagem é fundamental estar atento aos seus pertences. Os relatos de problemas com bagagens e documentação são comuns e frequentes.

Muita atenção às suas malas durante todo o trânsito, pois muitos turistas têm problemas com extravios, furtos e roubos. Mantenha seus pertences próximos a você. Quando for despachar malas faça registros dos pertences, bem como registro das condições de integridade das malas. Certifique-se de adotar procedimentos que impeçam que suas malas sejam violadas.

No que diz respeito a sua documentação, ainda na fase de planejamento, verifique toda a documentação exigida para sua viagem. Durante os deslocamentos tenha seus documentos guardados em local seguro.

A saúde em primeiro lugar para uma viagem com segurança

Já que estamos falando em antecipação, tenha em mente que em diversas situações, um bom seguro de saúde é primordial para o sucesso de sua viagem.

Para aquelas pessoas que têm problemas crônicos ou pretendem viajar para locais distantes, na fase de preparação de sua viagem, sugere-se uma consulta médica. Assim, poderão estar cientes de suas condições físicas para aquela atividade. Além de saberem quais são as exigências sanitárias para os locais pretendidos.

Com a devida orientação de um profissional de saúde faça a montagem da famosa mini farmácia, com analgésicos e remédios básicos para dor de cabeça, febre, alergias, enjoos e sintomas comuns que podem aparecer pela mudança de clima e hábitos em um destino novo.

Caso você precise comprar alguns medicamentos no seu destino de viagem, leve as devidas prescrições médicas.

É fundamental saber quais medicamentos são permitidos em seu local de destino. Evite complicações com as questões legais na posse de medicamentos.

Cuidado com a sua alimentação

Por último, e não menos importante, procure manter sua alimentação saudável durante sua viagem, evitando excessos de qualquer natureza.

LEIA TAMBÉM: Carnaval, tradição, valor e folia

Essa dica é interessante haja vista os alimentos, condimentos e preparos que podem ser encontrados em outros países ou localidades visitadas. Uma culinária diferenciada pode trazer surpresas inesperadas.

Descubra novos sabores, mantendo toda a segurança alimentar necessária para uma boa viagem.

No mais adote procedimentos que possam contribuir com sua tranquilidade.  Sua segurança, sempre em primeiro lugar. Divirta-se em suas viagens. Caso queira compartilhar suas experiências, de forma que a coluna possa contribuir para a segurança dos demais turistas, envie sua sugestão no nosso Instagram @portaluaiturismo.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.