O turismo rural como alternativa de desenvolvimento para o destino - Uai Turismo
Conecte-se conosco

Cultura

O turismo rural como alternativa de desenvolvimento para o destino

Entenda a importância do turismo rural e quais aspectos relevantes para o desenvolvimento da atividade no destino.

Publicado

em

Casa da Ovelha em Bento Gonçalves/ RS (Foto: Acervo Uai Turismo)

As soluções para os eventuais problemas do meio rural já não recaem somente sobre políticas públicas dirigidas às atividades agrícolas, mas também se faz necessário uma política que apoie todas as atividades produtivas, agrícolas e não-agrícolas, que de alguma forma contribuam para aumentar a renda e melhorar as condições de vida da população rural.

Aqui é importante inserirmos as atividades da produção cultural no ambiente rural, também conhecidas como “produção associada” e, normalmente associada à atividade turística, como grande propulsora do fluxo de visitantes, que fomentam grande parte da movimentação comercial, afetas as atividades do turismo.

O Brasil é um país rico em experiências e casos de sucesso do turismo no ambiente rural, como os vistos na Serra Gaúcha no RS, Venda Nova do Imigrante no ES, Cabaceiras na PB e tantos outros exemplos onde a efervescência das ações no meio rural proporciona um maior cuidado com a manutenção das tradições, costumes, modos de vida, sabores, aromas e até sotaques, que sabiamente, consolidam produtos atraentes para consumidores que, curiosos, ajudam a movimentar a economia nestes lugares.

O papel do turismo rural

O turismo no meio rural não é colocado aqui, como solução para os problemas econômicos do campo, mas como uma alternativa de renda e emprego para as famílias, principalmente nas regiões menos favorecidas em termos geográficos e climáticos, onde as opções de produção agrícola, eventualmente tornam-se reduzidas.   

LEIA TAMBÉM: Turismo Rural: cultura, diversão e sustentabilidade

É fato, que a junção da cultura popular, as tradições culturais do meio rural, ofícios e saberes do campo associados à oferta turística, agrega valor a produtos e serviços e fazem disso, um bom cardápio para as prateleiras do mercado cultural e turístico.

Ações de cultura e turismo, quando aliados com sabedoria, tornam-se agentes de promoção das diversidades regionais, que reforçam o apelo forte da brasilidade, põem foco nos elementos que aguçam a curiosidade dos turistas pelos hábitos diferentes do seu dia a dia, tornam tangíveis os sentidos pelos sabores da gastronomia exótica, pelos traços da arquitetura regional, pela beleza das paisagens e a própria natureza e pelo perfume climático que também embala tantas vivências que nos são oferecidas.

Não me atrevo a fazer nenhuma análise socioeconômica dos territórios passíveis da ocorrência das práticas do turismo rural por aqui, mas é inegável, que toda geração de emprego, ocupação e renda e a possibilidade de um caminho que ajude na redução das desigualdades sociais nos territórios rurais e em qualquer parte do Brasil, sinalizam o horizonte a ser alcançado pelas ações estratégicas abordadas neste conteúdo.

Cuidadoso também é verificar, que o turismo no ambiente rural não fica limitado à localização dos empreendimentos, mas aos ofícios do campo, sua relação com a terra, com a produção, com as plantas e animais, o modo especial de levar a vida, a lida na roça e à construção das trajetórias de cada um destes atores locais, pois são estas histórias de vida, que dão cor, sabor e sensações às práticas, valorizam o meio ambiente e consolidam o cotidiano rural.

É necessário planejamento

É ingenuidade pensarmos que basta aprimorar ações comerciais turísticas no campo, que tudo vai dar certo. Antes disso, há que se identificar quais as áreas mais estratégicas, onde e com o que é possível atuar, analisar cenários e projetar resultados a serem alcançados e aí sim, começa a ser possível pensarmos na possibilidade efetiva de diversificação das fontes de renda e de recursos dos até então, produtores rurais.

LEIA TAMBÉM: Turismo Rural: cultura, diversão e sustentabilidade

Fato é, que temos nos espaços urbanos e nas grandes cidades, uma clientela ávida por conhecer de perto o que a vida no campo, a natureza e seus “stakeholders” nos proporcionam, temos prontinha uma ótima oportunidade para, no bom sentido, comercializarmos a autenticidade e as tradições da vida rural, com um produto cultural de excelência, seguro, saboroso, acessível e que consolide o fomento à diversificação da economia e garanta qualidade e eficiência ao consumo turístico.

 E você, tem aproveitado o seu tempo livre para reencontrar suas raízes, se aproximar da natureza, curtir a tranquilidade do interior e todas as tradições que ainda rondam por ali?

LEIA TAMBÉM: Litoral norte de São Paulo: 15 lugares instagramáveis incríveis

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.