Cultura
Produção artística em pauta
Inspire-se na turnê musical “Mulher em Pauta” com os mineiros que interpretarão joias em forma de canções de grandes compositores brasileiros.
Não sei, que intensa magia teu corpo irradia, que me deixa louco assim Mulher!
Não sei, teus olhos castanhos, profundos, estranhos, que mistério ocultarão mulher, não sei dizer! Mulher, só sei que sem alma, roubaste-me a calma e a teus pés eu fico a implorar! O teu amor tem um gosto amargo, e eu fico sempre a chorar nesta dor, por teu amor, por teu amor, mulher!
(Mulher, Custódio Mesquita 1940)
Concebendo um espetáculo
Podemos dizer que é um consenso que um dos prazeres sensoriais mais evidentes em todos os tempos é o de ouvir uma bela canção, se identificar emocionalmente por uma pérola de letra e desfrutar dos acordes inteligentes que embalam as palavras em linhas melódicas das mais virtuosas.
A inspiração para construção de espetáculos musicais se busca em várias fontes, mas no caso do show, que estamos produzindo atualmente, o “Mulher em Pauta”, vamos fazer o recorte na figura da mulher como fonte inspiradora para tantos sucessos apresentados nas composições de autores brasileiros.
Destacamos na abertura deste texto, Custódio Mesquita, um boêmio brasileiro, que mesmo nascido em berço privilegiado, optou por seguir uma carreira na música e ao lado de outros gênios foi o autor de inúmeras peças que deram à sua carreira, a visibilidade merecida comum a todos os mestres da composição.
Em 1940 Custódio compôs “Mulher”, citada acima como motivação para que construíssemos este espetáculo motivados pela riqueza harmônica, sensível e bela de composições que tiveram as mulheres como inspiração as quais foram homenageadas em páginas significativas por diversos compositores ao longo dos anos e que nos presentearam com clássicos, como Rosa, Lígia, Marina, Luísa, Carolina, Laura, Teresa da Praia, Elvira Pagã e tantas outras composições em torno da figura feminina, que nos incentivaram a pensar no espetáculo, “Mulher em Pauta”.
LEIA TAMBÉM: Viva a cultura, viva o turismo e viva o Brasil!
Cantando Pixinguinha, Dorival Caymmi, Chico Buarque, Tom Jobim, Milton Nascimento e outros tantos talentos do Brasil, apresentaremos em uma turnê, um show musical de aproximadamente 90 min, em seis municípios do estado de Minas Gerais (Belo Horizonte, Nova Lima, Itabirito, Ouro Preto, Santa Bárbara e Barão de Cocais) interpretando as joias em forma de canções, que consagram artistas e intérpretes nas décadas passadas.
Resgatando memórias
Nosso maior interesse é fortalecer a visibilidade dos grandes compositores e intérpretes brasileiros, circulando com um espetáculo cênico musical, que mostrará o resultado de uma cuidadosa pesquisa e garimpagem no cancioneiro brasileiro, das melhores canções que tenham em seu título a homenagem à mulher, seja com um nome próprio, seja com um elogio simplesmente, seja como menção à uma mulher específica ou às mulheres de modo geral.
A ideia principal é interpretar com músicos mineiros estas páginas musicais como atrativo cultural em Belo Horizonte e em alguns municípios do entorno da capital enfatizando o talento dos artistas contemporâneos que reconhecem no repertório nacional o conteúdo suficiente para enfatizar o papel feminino no desenvolvimento intelectual, familiar, cultural, econômico e até turístico de nosso país.
Pretendemos também, contar por meio de intervenções poéticas e cênicas, as principais características dos compositores selecionados para o espetáculo e como as composições foram apresentadas ao mercado da música.
Cultura movimentando a economia
Na produção cultural e na construção de um espetáculo de música, é importante pensarmos em desenvolver o interesse da sociedade em geral para a importância da preservação da cultura popular agregada às manifestações culturais produzidas na música popular brasileira e neste recorte de forma especial, pelo viés da valorização da figura da mulher.
Importante também promovermos ações de mobilização do público para adesão ao espetáculo visando a perenização dos hábitos da difusão da qualidade da música brasileira, além de gerar mais uma oportunidade de discutirmos no ambiente atual, o real significado da mulher em postos importantes no mercado de trabalho, no cenário político e institucional em nosso país. Naturalmente que para isso contaremos com o suporte de uma divulgação bem-feita, que nos permita alcançar o maior público possível.
LEIA TAMBÉM: Uma turma, eu e o “encontro” dos Titãs em dezembro
Quando se planeja atividades de cultura, é primordial pensar em quem queremos atingir com o nosso produto, por isso e neste caso, pretendemos divulgar e fomentar nos municípios que visitaremos, Belo Horizonte, Nova Lima, Itabirito, Ouro Preto, Santa Bárbara e Barão de Cocais, a proposta de ações culturais capazes de abastecer com cultura de qualidade, destinos turísticos significativos, já que falamos de uma das regiões turísticas mais visitadas no estado, o Circuito do Ouro.
Além de contarmos com uma equipe de produção e de músicos de primeira linha, nada nos impede de sermos estratégicos e na concepção do “Mulher em Pauta”, pensamos em aproximarmos ainda mais das comunidades visitadas, convidando em cada cidade da turnê, uma cantora local para se juntar ao nosso elenco de artistas, interpretando algumas das canções do repertório escolhido.
E vamos cantar
Como perceberam, estou mostrando hoje o meu lado de agente cultural e o meu lado artístico, já que atuarei no espetáculo como cantor, amparado pelo talento de Letícia Garcia, Graça Bastos, Daniel Rodrigues, Júlia Carvalho, George Succar e contaremos com a produção executiva de José Carlos Oliveira, auxiliado pela competente Luíza Lima! Um timaço!
Sempre bom passear pelo exercício de estar em cena, voltar aos palcos e usar o dom que carrego com meu instrumento, que é a minha voz. Um prazer poder compartilhar o bom gosto desta equipe especial que foi convidada para resgatarmos no “Mulher em Pauta”, compositores e autores brasileiros que deixaram um legado literário e musical para o Brasil e que caem no esquecimento pela falta de iniciativas de pesquisa e valorização destas riquezas.
Boa também é a motivação da temática feminina tão amplamente presente no dia a dia brasileiro através da imprensa, nas telenovelas, no cenário político que nos mostram as realidades positivas e negativas da movimentação das mulheres, que correm atrás de seu espaço e na expectativa de marcarem presença nos mais diversos espaços do mercado de trabalho e na sociedade de modo geral.
Os municípios contemplados em nossa turnê, em sua maioria tricentenários, estão situados geograficamente no quadrilátero ferrífero de Minas Gerais, cultural e turisticamente contextualizados para o desenvolvimento econômico regional pelo viés da cultura e do turismo.
LEIA TAMBÉM: Produção cultural: fomento x inércia
Com o show “Mulher em Pauta” pretendemos promover uma reflexão sobre a importância da valorização da música de qualidade no Brasil, que anda bem capenga, além de propor uma reflexão sobre a necessidade de posicionamento da mulher em todas as instâncias sociais, ocupando espaços e manifestando seja de que forma for, as suas capacidades e competências.
Realizaremos os espetáculos nas cidades selecionadas gerando trabalho e ocupação para profissionais da música, cenografia, figurino, sonorização, iluminação, técnica, artistas locais e afins.
Entendemos que todo o legado da cultura popular local, todo o desenvolvimento intelectual que se deu através da música, que é riquíssima nos municípios que visitaremos, podem e devem ser reconhecidos como um legado que, sim, contribuiu enormemente para o enriquecimento e reconhecimento da imagem turística de Minas Gerais e que comprovadamente também se ornou com um sem fim de influências culturais que foram preponderantes para a tomada de decisões e novos rumos em nossas cidades e nos nossos processos de desenvolvimento social, cultural e econômico até os dias atuais, sempre com a marcante presença feminina.
O financiamento para o “Mulher em Pauta”
Para realizarmos este espetáculo “Mulher em Pauta”, lançamos mão de alguns recursos naturais dos artistas e claro, as linhas de fomento disponíveis na atualidade! Contamos com o suporte da Lei Federal de Incentivo à Cultura e naturalmente de apoiadores, que estão ajudando na consolidação de um grande projeto, mas sobre isso falaremos na hora certa!
Bom, hoje foi apenas um aperitivo!
Já já vocês terão acesso à nossa agenda de shows e poderão escolher em qual das cidades por onde passará nossa turnê, vocês visitarão para nos prestigiar!
Fiquem atentos, porque nós, esperamos por vocês!
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.