Gastronomia
2025: o ano do turismo gastronômico no Brasil
Gastronomia brasileira: será este o nosso diferencial internacional para 2025?
A gastronomia brasileira é uma das mais ricas e diversificadas do mundo, reunindo tradições regionais, influências culturais e ingredientes nativos que encantam diferentes paladares. Em um momento em que o turismo busca experiências autênticas e inesquecíveis, é possível afirmar que a gastronomia do Brasil tem o potencial de se tornar o grande diferencial internacional do país?
Influências Indígenas, africanas, europeias
O Brasil é um país cuja diversidade cultural reflete diretamente na gastronomia. Do acarajé baiano à feijoada carioca, do churrasco gaúcho à tapioca nordestina, a culinária brasileira oferece uma experiência única na diversidade original de suas receitas, na história e trajetória de cada uma delas. Quando o turista percebe e valoriza vivências que conectam comida e cultura, a gastronomia brasileira pode ser um atrativo irresistível.
Ainda que chamemos de regional, na minha opinião muito mais por uma questão pedagógica do que cultural, a comida do Brasil é alimentada por influências indígenas, africanas e europeias que resultam em pratos que são verdadeiras expressões nacionais, às quais reverberam a nossa unicidade na miscigenação. Essa mistura formou um país lindo em suas cores, jeitos e receitas, as quais precisam se encontrar para melhor se apresentar para o mundo.
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Sabores brasileiros
Nos últimos anos, os sabores brasileiros têm ganhado cada vez mais espaço no cenário internacional. Publicações como o The New York Times e a Forbes, destacaram regiões como Minas Gerais e Bahia por suas experiências culinárias únicas. A participação da Embratur em eventos internacionais com cozinhas-show também tem contribuído para essa projeção da autêntica culinária brasileira. Os produtos brasileiros na Casa Brasil durante os Jogos Olímpicos em Paris, onde o artesanato e a gastronomia local foram exaltados, é um exemplo, além das feiras de turismo internacional como a WTM Londres onde num palco a cozinha brasileira dividia espaço com expressões artísticas ao vivo e projeções em grandes telas de led.
Além disso, a crescente exportação de produtos como a cachaça, o açaí, o chocolate e o café especial têm permitido que um pedaço do Brasil seja saboreado em diferentes partes do mundo, despertando o interesse em conhecer as origens desses produtos, as regiões onde são fabricados, comumente consumidos.
Gastronomia brasileira e sustentabilidade
Outro fator que torna a gastronomia brasileira um diferencial é seu potencial para ser sustentável. O uso de ingredientes locais e nativos, como mandioca, peixes da Amazônia, do Pantanal e frutas do Cerrado, não só valoriza a biodiversidade brasileira, mas também contribui para a preservação do meio ambiente. Essa tendência está alinhada com o interesse global por práticas sustentáveis, que atraem turistas conscientes e comprometidos com o consumo responsável.
O turismo gastronômico é um segmento em ascensão no Brasil. Regiões como Belo Horizonte, reconhecida pela Unesco como Cidade Criativa da Gastronomia, têm investido em experiências que vão além do simples ato de comer. A combinação de pratos típicos com visitas a feiras, espaços culturais, mercados e roteiros temáticos, como o recém lançado “Menuuh” propõe, oferece aos visitantes a oportunidade de mergulhar na cultura local por meio dos sabores, saberes, da própria arte.
O futuro da gastronomia brasileira no turismo internacional
Em 2025, a gastronomia brasileira tem tudo para se consolidar como um dos maiores diferenciais internacionais do país. O foco em sustentabilidade, a valorização da cultura local e a crescente exposição global dos sabores brasileiros criam as bases para que o país seja visto como um destino de belas paisagens, referência em meio ambiente e suas práticas, mas também de experiências sensoriais únicas. Investir na gastronomia como eixo central do turismo não é apenas uma estratégia econômica, mas também uma forma de contar a história do Brasil ao mundo.
A minha torcida é para que o Brasil saia vitorioso em 2025, pela primeira vez, no Travel Tourism Awards na categoria “Destino Gastronômico”, onde o Peru lidera por 13 anos. Sim, eu tenho inveja da projeção que a gastronomia peruana ganhou pelo mundo. Adoro ceviche, lomitos saltados, patacones, quinoa, papas rellenas, suspiros limeños… mas vamos confessar: quem há 20 anos sabia o que era isso? O mundo agora sabe, os menus turísticos estão repletos dessas delícias andinas.
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Outro dia, em Londres, passando por uma feira livre um quiosque me chamou atenção por vender açaí. Ao me aproximar, a vendedora me ofereceu uma prova numa pequena colher. Eu agradeci e falei que estava delicioso. A simpática vendedora respondeu: – é uma fruta brasileira, exótica, da Amazônia, muito consumida em todo o país. Eu apenas correspondi o seu sorriso e saí feliz com meu copo de açaí brasileiro na mão. É isso. That’s it. Feliz 2025, o ano do Turismo Gastronômico no Brasil.
Thiago Paes é colunista de Turismo e Gastronomia, apresentador tv Travel Box Brazil e está nas redes sociais como @paespelomundo. Press contato@paespelomundo.com.br
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