Hotelaria
Semana da Criança (e dos seus pets): hotelaria investe cada vez mais nesta realidade
Se tornar um meio de hospedagem “pet friendly” ou “pet lover” requer muitos cuidados, mas traz consigo vantagens. Saiba por onde começar!
Ao longo dos últimos anos presenciamos um crescimento vertiginoso do mercado focado nos pets, antes denominados de forma simplista apenas como “animais de estimação”. Após longo e transformador período da recente pandemia tanto adultos como crianças ressignificaram completamente o termo “pet”, termo originário do francês “petit” para a palavra: pequeno.
A convivência crescente e o apego com nossos mascotes, sejam eles cães, gatos entre tantas outras espécies nos transformaram de anteriormente apenas donos para atualmente tutores. Termo que traz um sentido muito mais amplo no contexto do cuidado e da inserção deles em nossas rotinas.
Levando os pets para viajar
Nesta Semana da Criança o que assistimos foi uma massiva presença dos pets nos, cada vez mais procurados, resorts urbanos e hotéis e pousadas de lazer, dividindo a atenção e os espaços com os seus tutores infantis ou adultos nas suas instalações.
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Como não poderia deixar de ser esta inclusão passa diretamente pelas viagens. Nossos pets cada vez mais vão onde nós vamos, como membros de nossas famílias, suas presenças simplesmente passam a fazer parte da paisagem de condomínios, aeroportos, shoppings e hotéis. Lentamente assistimos a transformação de espaços “Pet Friendly” para ambientes “Pet Lovers”. Uma clara tendência de mudança de comportamento para a qual todos os “atores” envolvidos no tema precisam estar atentos e dispostos a se adaptar para conquistar seu espaço neste mercado de exponencial crescimento.
Hospedagem pet “friendly” ou “pet lover”
A decisão do meio de hospedagem em se tornar “pet friendly” ou “pet lover” traz consigo uma série de vantagens competitivas que podemos facilmente elencar. A mais evidente delas é a possibilidade de incrementar a taxa de ocupação e até mesmo da diária-média visto que é usual a cobrança de taxa adicional por dia e por cada pet hospedado que visa cobrir gastos adicionais de limpeza e de utilização.
Adaptação dos espaços internos, sinalização indicativa amigável de áreas específicas onde eles podem circular, oferta de produtos pet para venda e locação, treinamento da equipe e o conhecimento da legislação local sobre o assunto são elementos fundamentais para que o hotel, resort ou pousada estejam certificados para o segmento. Não basta apenas divulgar que o hotel “aceita pets” para que você esteja preparado de fato para aumentar o grau de satisfação de seus clientes, objetivo preponderante para quem oferece serviços de hospedagem.
Lembrando que este nível de satisfação deve atingir também os demais hóspedes que não viajam com seus pets. Trata-se portanto de um conjunto de ações e regramentos que devem estar muito bem concebidos e estabelecidos nas tratativas prévias desde as reservas das acomodações específicas passando pelo momento da chegada e registro nos estabelecimentos. Como todos os menores de idade em companhia de adultos, os pets precisam estar munidos de sua documentação sanitária que promova a segurança das pessoas e demais pets presentes no local.
Vantagens
Através de normas de conduta bem elaboradas e de comunicação eficiente e clara o nível de fidelização e de obtenção de vantagens competitivas em especial no segmento lazer serão perceptíveis rapidamente. Análises de performance de empreendimentos nas redes sociais indicam claramente que adotar uma política assertiva para receber adequadamente pets aumentam positivamente a exposição e o reconhecimento nas redes e turbinam o número de seguidores.
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Esta realidade tangível potencializa a promoção espontânea do hotel de maneira orgânica e incrementa a presença digital do mesmo possibilitando novas buscas online e o consequente aumento de resultados futuros.
Cuidar das pessoas é zelar por tudo que é importante para elas!
Maarten Van Sluys (Consultor Estratégico em Hotelaria – MVS Consultoria)
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