Marketing e Turismo
Como atrair e encantar nômades digitais no turismo?
Entenda as necessidades do nômade digital e como atraí-lo para seu destino.
Os nômades digitais representam um segmento crescente do mercado turístico. Eles buscam destinos que combinem trabalho e lazer, e suas necessidades são distintas daquelas dos turistas convencionais, pois ele acaba muitas vezes se tornando um morador temporário no destino. Para atrair e fidelizar esse público, é essencial entender suas prioridades e oferecer soluções que atendam às suas demandas específicas.
Na sua grande maioria são profissionais que trabalham remotamente e têm a liberdade de se deslocar enquanto trabalham. Os viajantes de negócios, por outro lado, viajam principalmente por compromissos profissionais. Mas ambos valorizam a eficiência, conectividade e conforto.
O que é imprescindível para o nômade digital
A primeira e mais crucial necessidade de um nômade digital em um meio de hospedagem ou destino é uma conexão de internet confiável e rápida. Investir em boa infraestrutura de Wi-Fi e espaços de trabalho tranquilos é essencial. Além disso, espaços de coworking ou áreas de trabalho compartilhadas podem ser um grande atrativo caso não consiga levar o conforto para cada cômodo. Caso consiga levar uma estação de trabalho para os quartos se preocupe em cadeiras confortáveis e mesas espaçosas com tomadas a vontade e de fácil acesso.
Proximidade a centros de negócios, hubs de transporte e áreas com boa oferta de serviços (como restaurantes, mercados, lavanderias e academias) é vital. Eles precisam maximizar seu tempo, então a localização conveniente é um grande ponto a favor. Os serviços que destaquei podem ser oferecidos pelos meios de hospedagem também, mas considere os seguintes pontos: preços acessíveis e estrutura atraente.
Vale a pena investir em academia e restaurante?
Alguns nômades que se preocupam com a saúde assinam planos de redes de academias pois não encontram boa estrutura na maioria dos hotéis ou buscam lugares próximos para caminhar ou correr com segurança e propício para a atividade. Então só invista em academia se for paramentar muito bem, caso contrário invista em outra área ou faça parcerias com academias locais.
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Já os restaurantes do próprio hotel só serão interessantes se tiverem opções econômicas ou muito interessantes, então opte por ter alguns pratos acessíveis, pratos executivos e experimente ofertar algo da gastronomia local, que carregue identidade, atraente o suficiente para cancelar o iFood do dia.
Soluções para mercado e lavanderia
Já em relação aos mercados você pode optar por ter as famosas vending machines ou mini mercados com auto atendimento, super convenientes e práticos. Caso não tenha estrutura de cozinha nos quartos você pode criar um ambiente coletivo com equipamentos como microondas, fogão, sanduicheira entre outros aparatos.
Para a lavanderia o mesmo caso, se não conseguir oferecer preços acessíveis ou depender de terceiros, existem franquias e soluções de máquinas “lava e seca” com auto serviço para colocar numa área coletiva do seu hotel. Quem sabe até se torne um bom espaço de convivência com outros hóspedes ou adicione espaços de leitura ou bar enquanto esperam as roupas ficarem prontas.
Outras facilidades
Ofereça check-ins e check-outs flexíveis, uma vez que esses viajantes podem ter horários atípicos devido a fusos horários ou compromissos de trabalho.
Pacotes que incluem descontos em estadias prolongadas, acesso a salas de reuniões ou parcerias para organizar eventos ou workshops voltados para networking pode ser um diferencial. Muitos nômades digitais buscam não apenas um lugar para trabalhar, mas também oportunidades para aprender, se conectar com outros profissionais e ampliar seus negócios.
Garantir que os espaços de trabalho e acomodações sejam seguros, com sistemas de segurança e armazenamento seguro para equipamentos, é crucial.
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Mantenha canais de comunicação abertos. Solicite feedback regularmente e esteja disposto a adaptar-se às necessidades deles. É preciso escutar muito para estar sempre entregando excelência.
Fique atento ao que o nômade digital precisa
Saindo do ambiente “casa”, precisamos manter a criatividade e inspiração desse público em alta. Se for sair do quarto ele precisa ter um bom motivo. Sugira experiências que possam distrair o nômade com entretenimento. Desde visitas a exposições, baladas, ecoturismo, atividades de bem estar ou walking tours. Por isso é importante praticar a escuta ativa e identificar quais as preferências da maioria do público que vão até o seu destino ou empreendimento.
Utilize canais de mídia social e plataformas de marketing digital para segmentar especificamente nômades digitais. Trabalhe muito depoimentos que enfatizem todas essas vantagens. Encoraje os hóspedes satisfeitos a deixar avaliações positivas em plataformas como TripAdvisor ou Google. Testemunhos genuínos são extremamente influentes. Trabalhe com influenciadores e criadores de conteúdo que tem um estilo de vida bem parecido com esse.
Ofereça descontos ou benefícios para estadias recorrentes ou por indicação. Tenha pacotes especiais para longa permanência, já que eles vão consumir ainda mais de você com
Outros serviços.
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Atrair nômades digitais é mais do que apenas oferecer um espaço para trabalhar; trata-se de entender e atender às suas necessidades únicas, proporcionando uma experiência que os faça sentir-se valorizados, compreendidos e apoiados. Ao criar um ambiente que combina eficiência com conforto e oportunidade, não só você atrairá esse segmento, mas também os incentivará a retornar e a serem embaixadores da sua marca. E, no mundo dos negócios e do trabalho remoto, as recomendações valem ouro.
Fez sentido para você? No meu caso me identifico 100% e espero que tenha despertado alguns insights poderosos em você! Até a próxima viagem!
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.