Marketing e Turismo
Feriados locais e regionais: Uma estratégia vantajosa para turistas e para o turismo
Entenda como aproveitar os feriados para atrair turista em baixas temporadas.
O turismo, em sua essência, é constituído por uma busca constante por experiências. E enquanto destinos populares e épocas de pico têm seu fluxo natural, há um universo não tão explorado de oportunidades que se desdobra durante os feriados locais e regionais. Para o turista, esses feriados podem oferecer uma experiência mais exclusiva e menos tumultuada. Para os profissionais do turismo, eles representam uma chance de atrair e enviar visitantes na baixa temporada e diversificar a oferta turística.
Imagine, por exemplo, um turista de São Paulo decidindo viajar durante o feriado de 9 de julho, que celebra a Revolução Constitucionalista. Enquanto muitos paulistanos podem optar por destinos na sua região, que estará com preços e fluxo de alta temporada, aqueles que escolhem visitar uma cidade que não compartilha do mesmo feriado, que no caso estariam na sua baixa temporada, têm a vantagem de encontrar atrações menos lotadas, preços possivelmente mais baixos e uma experiência mais tranquila.
Estratégia para feriados
Do ponto de vista do marketing, promover destinos durante feriados específicos de uma região pode ser uma estratégia inteligente. Isso pode envolver a criação de pacotes especiais, descontos e promoções direcionadas especificamente para os habitantes da região que está celebrando o feriado. Além disso, ao focar em feriados locais e regionais, os profissionais de marketing podem efetivamente estender a temporada turística, garantindo uma receita mais estável ao longo do ano.
LEIA TAMBÉM: Tendências para o turismo: uma imersão na nova era das viagens
Além disso, viajar durante feriados locais pode ser logisticamente mais simples. Menos turistas significa menos filas em atrações populares, mais opções de acomodação disponíveis e, na maioria das vezes, preços mais acessíveis em voos e hotéis.
Para destinos turísticos, isso também pode significar uma distribuição mais uniforme de visitantes ao longo do ano. O que pode ajudar a aliviar os problemas associados ao overturismo. Isso não apenas beneficia a infraestrutura local e o meio ambiente, mas também garante que os visitantes tenham uma experiência mais agradável.
LEIA TAMBÉM: Qual a importância do selo verificado no Instagram para o turismo?
Pra fechar, enquanto os feriados nacionais e as épocas de pico continuarem a atrair grande volume de turistas, há um argumento convincente para explorar as oportunidades menos óbvias que os feriados locais e regionais oferecem. Para os turistas, é uma chance de viajar de uma maneira mais exclusiva e econômica. Para os profissionais de marketing, é uma oportunidade de diversificar e expandir sua base de clientes, promovendo o turismo sustentável e responsável. E, no final das contas, ambos os lados saem ganhando. E o que você acha de adotar essa estratégia na sua próxima viagem?
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.