Carreira em gestão de projetos: como atuar no turismo - Uai Turismo
Conecte-se conosco

Projetos em Turismo

Carreira em gestão de projetos: como atuar no turismo

Antes de falarmos sobre a carreira em gestão de projetos, vamos explicar o que é um projeto, uma gestão de projetos e como esses termos se conectam com o turismo.

Publicado

em

O que é um projeto?

Um projeto é como uma receita de bolo. É um plano cuidadosamente elaborado para criar algo específico, como construir uma casa, organizar um evento ou melhorar um parque. Cada projeto tem um objetivo, prazo e orçamento definidos, com o propósito de atingir um resultado único e específico.

LEIA TAMBÉM: Projetos: Motor de transformação do turismo

Afinal, o que é gestão de projetos?

A gestão de projetos é como ser o chef de cozinha. Envolve a organização, planejamento e supervisão de todas as etapas para garantir que o projeto seja concluído com sucesso. Os gerentes de projetos são como os “chefs de cozinha”, que garantem que todos sigam o plano, que tudo seja feito a tempo e com qualidade. Para isso, utilizam ferramentas, estratégias e técnicas que foram aprendidas e aprimoradas durante a sua jornada de conhecimentos. 

O que faz um profissional de gestão de projetos?

Um profissional de gestão de projetos é alguém que faz o projeto acontecer. Ele planeja, coordena equipes, controla o orçamento, garante que metas sejam alcançadas e que tudo esteja em ordem. É um pouco como ser o maestro de uma orquestra, mantendo tudo em harmonia.

Ao mesmo tempo, o profissional de gestão de projetos precisa estar alerta o tempo todo, para eventuais falhas ou alterações de processo que demandem adaptações, identificando ações de contorno.

Adquirindo conhecimentos em gestão de projetos

O mercado de trabalho, cada vez mais competitivo, busca por profissionais que tenham conhecimento especializado em gestão de projetos, em qualquer área de atuação, como no Turismo. Se você pretende seguir essa carreira, busque aprimorar continuamente suas competências e habilidades, obtendo certificações em Gestão de Projetos.

Saiba como:

PMP (Project Management Professional): Oferecida pelo PMI (Project Management Institute), é uma das certificações mais reconhecidas internacionalmente. Ela se concentra em habilidades gerais de gerenciamento de projetos.

CAPM (Certified Associate in Project Management): Outra certificação do PMI, é adequada para profissionais iniciantes em gerenciamento de projetos.

PRINCE2 (Projects IN Controlled Environments): Uma metodologia e certificação amplamente adotada, especialmente no Reino Unido. Ela se concentra em processos e é aplicável a uma variedade de setores.

Certificação Agile: Existem várias certificações relacionadas a abordagens ágeis, como Scrum Master, PMI-ACP, Kanban, que se concentram em métodos de gerenciamento de projetos ágeis.

Qual é a importância da gestão de projetos para o turismo?

A gestão de projetos é de extrema importância para o setor do Turismo porque viabiliza a transformação de ideias em processos concretos, por meio da execução de estratégias e ações, garantindo que recursos sejam utilizados de forma eficaz e eficiente.

A execução de projetos bem elaborados proporciona que o turismo seja impulsionado de forma estruturada nos seus vários segmentos.

Aqui estão alguns exemplos de projetos em Turismo: projetos de captação de recursos, com o intuito de obter financiamento de várias fontes, incluindo governos e investidores privados, projetos para a melhoria da experiência do turista, projetos para a preservação do meio ambiente e da cultura local, projetos que viabilizam o crescimento econômico, criando oportunidade de empregos, geração de receita para a comunidade local, dentre vários outros tipos  que contribuem para alavancar a indústria do turismo.

LEIA TAMBÉM: Mundo VUCA e a Gestão Ágil no turismo

Então, é isso! Gestão de projetos é a chave para o sucesso no setor do Turismo. Para prosperar nesse campo, o profissional precisa ser ágil na adaptação às mudanças do mercado, ter uma compreensão das expectativas dos diversos públicos, e manter um foco constante na qualidade do serviço, promovendo experiências que impulsionem o crescimento e o desenvolvimento sustentável do turismo.

Siga o Uai Turismo também no Instagram @portaluaiturismo.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.