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Projetos em Turismo

Projetos: Motor de transformação do turismo

Entenda como a gestão eficiente de projetos impulsiona o setor do turismo.

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Foto: marymarkevich/ Freepik

O gerenciamento de projetos no turismo é fundamental para alavancar o crescimento, promover o desenvolvimento sustentável bem como garantir a competitividade de destinos e empresas. Tornando-se assim, um componente vital para a transformação do setor.

Para isso, é importante entender o conceito de projetos. Na definição do Guia Project Management Body of Knowledge (PMBOK) ou Corpo de Conhecimento em Gestão de Projetos, uma publicação do Project Management Institute (PMI) que consolida as melhores práticas mundialmente aceitas sobre Gestão de Projetos diz: “Projeto é um esforço temporário, empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único”.

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Um projeto tem início e fim determinados (temporário), possui um objetivo específico e único. Além disso, os recursos de um projeto são limitados (pessoas, investimentos, equipamentos, etc) e a gestão deles deve ser planejada previamente.

Projetos e turismo

Imagine o setor do turismo composto por várias engrenagens interligadas. Cada item fazendo parte de um todo, como por exemplo, hospedagem, alimentação e bebidas, transporte, atrações turísticas, logística, artesanato, segurança, eventos (grandes ou pequenos). Cada uma destas engrenagens é essencial para o funcionamento do turismo como um todo. E, para que essas engrenagens trabalharem em harmonia, a gestão de projetos tem um papel fundamental.

Dessa maneira, a gestão de projetos com foco na transformação do turismo está relacionada a iniciativas que buscam desenvolver, aprimorar ou promover atividades turísticas através da utilização eficaz de técnicas e ferramentas de gerenciamento de projetos.

Por outro lado, projetos de captação de recursos financeiros, tem o propósito específico de buscar financiamento para viabilizar a execução de projetos de turismo. Estes projetos de captação devem seguir um edital, que estabelece os critérios, as regras e as condições para a concessão do recurso.

Gestão de projetos no turismo

Ambos os tipos de projetos, tanto os projetos de turismo quanto o projeto de captação de recursos financeiros, requerem uma gestão de projetos apropriada. Sem uma gestão adequada, a engrenagem pode falhar, causar atrasos, custos excessivos, experiências ruins e assim não atingir o objetivo de cada projeto.

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Nesse sentido, vamos imaginar a criação de um complexo turístico em uma região pouco explorada, com o objetivo de promover o turismo sustentável e responsável. Podemos pensar na estruturação dos projetos da seguinte maneira:

Planejamento e Pesquisa

Nesta fase inicial, é essencial conduzir estudos de viabilidade ambiental, social e econômica da região em questão. Envolve-se especialistas em meio ambiente, urbanismo, economia e antropologia para analisar o impacto potencial do projeto no ecossistema local, nas comunidades e na economia regional.

Captação de recursos financeiros

Inclui a elaboração da proposta de financiamento, a adequação às exigências do edital e a prestação de contas ao financiador, caso haja a concessão de recursos.

Infraestrutura e Construção

A próxima etapa envolve a construção do complexo turístico, incluindo a infraestrutura de hotéis, restaurantes, estradas, trilhas, centros de visitantes e outras comodidades. Neste estágio, empresas de construção e engenharia bem como especialistas em arquitetura sustentável, podem ser contratados para garantir a construção de forma ecológica e eficiente em termos de energia.

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Preservação e Conservação

É fundamental integrar medidas de preservação e conservação ambiental ao projeto. Isso pode incluir a criação de áreas de preservação, programas de reciclagem, uso consciente da água e da energia bem como a promoção da biodiversidade local. Organizações de conservação e especialistas em sustentabilidade podem ser consultados nesta fase.

Capacitação e Envolvimento das Comunidades Locais

O projeto deve buscar uma integração positiva com as comunidades locais, respeitando suas culturas e tradições. Programas de capacitação podem ser implementados para envolver os moradores da região nas atividades turísticas e beneficiá-los com oportunidades de emprego e crescimento econômico.

Marketing e Promoção Sustentável

A divulgação do complexo turístico deve ser feita de forma responsável de maneira que destaque os aspectos sustentáveis do empreendimento. Dessa forma, iniciativas de marketing consciente podem atrair turistas que buscam experiências autênticas e comprometidas com a preservação ambiental.

Monitoramento e Avaliação Contínua

Após a inauguração, é vital acompanhar continuamente o projeto e seus impactos nos diversos setores envolvidos. Assim, realizar avaliações regulares para medir a eficácia das práticas sustentáveis, o envolvimento das comunidades e a mitigação de impactos negativos é essencial para garantir a continuidade de um turismo verdadeiramente sustentável.

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Resultado de projetos eficientes no turismo

Como resultado, a engrenagem funciona de forma eficiente e coordenada quando todos os projetos necessários para entregar o complexo turístico são planejados e executados com eficiência oferecendo serviços e produtos de qualidade para o turista.

O projeto bem executado torna-se praticamente imperceptível para o turista, pois tudo ocorre sem problemas aparentes, permitindo-lhe desfrutar da viagem, explorar novos lugares, vivenciar culturas diferentes e criar memórias únicas, tornando-se um promotor natural do destino.

Por fim, desde um grande complexo de turismo até mesmo um empreendimento menor ou o planejamento de uma viagem de férias necessita ter projetos bem estruturados e executados proporcionando a transformação do turismo.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.