A importância de uma alimentação segura durante viagens - Uai Turismo
Conecte-se conosco

Segurança e Turismo

A importância de uma alimentação segura durante viagens

Saiba os cuidados que deve tomar durante suas experiências gastronômicas.

Publicado

em

Foto: Freepik

É característica do turismo a exploração de novas percepções e acesso a diferentes conhecimentos. Um desses momentos se dá no aprendizado e crescimento cultural através da gastronomia e culinária. A comida local, as bebidas ou as especiarias apresentadas são fontes inesgotáveis de prazer e descobertas.

Partindo de um conceito amplo, a disponibilidade dos alimentos, o acesso das pessoas a insumos e um consumo racional, do ponto de vista nutricional, são os pilares sobre os quais se assenta o conceito de segurança alimentar.

As pessoas têm buscado a exploração e apreciação da cultura gastronômica, como forma de acesso aos tesouros ligados à comida e bebida. Durante as viagens, os turistas têm experimentado maior acesso às descobertas culinárias, acessando e dando visibilidade aos tesouros da arte cozinha, seus segredos, sabores e todas as riquezas alimentares.

Certamente, quanto nos propomos a apresentar atividades seguras aos turistas, uma das questões a serem pensadas em viagens é o acesso do turista a hábitos alimentares, que não comprometam sua integridade ou o bom desenrolar da experiência.

O que temos comido e bebido?

Passamos por tempos de inúmeras variações dos hábitos alimentares, uma imensa gama de produtos alimentícios menos confiáveis,  industrializados,  processados, por vezes de baixa qualidade nutricional. Na mesma perspectiva, não podemos nos esquecer dos alimentos consumidos em condições de conservação e/ou locais inadequados.

Parece algo comum, no entanto,  a questão alimentar deve ser tratado com grande seriedade nos planejamentos das viagens. Pois, alimentos menos apropriados ou inadequados, podem comprometer a sua higidez física e o bom desenvolvimento das atividades.

LEIA TAMBÉM: Os impactos no turismo causados pelos conflitos em Israel

No polo positivo, as peculiaridades da gastronomia e culinária devem ser observadas como forma de descoberta de novas experiências, ou mesmo, reafirmar conceitos já adquiridos.

A eterna busca pelo novo, a valorização dos alimentos tradicionais e locais, as riquezas culinárias, os saberes, os processos, todos esses elementos enfatizam e reforçam as culturas locais, simbolizando a possibilidade um grande aprendizado durante as experiências turísticas.

Notadamente, torna-se necessário reconhecer que comer é um ato social e cultural, uma forte expressão turística da localidade visitada pelo explorador de novas sensações.

Em todas as buscas por descobertas, deve-se priorizar o conceito de escolhas na ingestão de produtos seguros, mesmo transitando novas experiências e quebrando padrões alimentares.

Como equilibrar a alimentação saudável e a vontade de comer de tudo?

Viajar tende a ser um grande prazer! Não apenas pela oportunidade de conhecer novos destinos, como também vivenciar experiências que não ocorrem diariamente. Assim, não é novidade os exageros ou imprudências alimentares que podem ocorrer durante as viagens.  

 É extremamente normal, e necessário para descobrir novas perspectivas, sair da rotina e experimentar novos sabores. Especialmente, se o local visitado apresentar uma gastronomia bem diversificada e excitante.

Mesmo assim, é possível aproveitar todas as descobertas e aventuras gastronômicas sem abrir mão da saúde. A moderação e a informação são peças fundamentais para desfrutar novas descobertas, com a devida cautela.

Dicas para uma alimentação saudável e segura durante viagens

A dica mais valiosa é o conhecimento. Busque informações dos locais nos quais serão realizadas as experiências gastronômicas. Não sendo possível, ou mesmo não havendo fontes confiáveis, utilize seu feeling quanto aos alimentos, bebidas, ambientes ou fornecedores de alimentos. Sua constatação visual nos quesitos limpeza, asseio, conservação e apresentação, também pode ser fator preponderante para as escolhas dos locais e da sua alimentação.

Fora isso, seguem algumas considerações importantes:

Invista em um café da manhã reforçado

Não é novidade a importância da primeira refeição. Se for possível, escolha alimentos ricos em fibras, como frutas e cereais. Também, opte por gorduras saudáveis e proteínas, que fornecem a energia necessária e propiciam uma maior saciedade. Assim, você sentirá menos vontade de experimentar besteiras na rua.

Prepare lanches rápidos

Essa é uma boa dica para evitar gastos desnecessários e comer em locais não muito apropriados. Alguns alimentos ajudam na saciedade da fome entre os intervalos das refeições.

LEIA TAMBÉM: Qual a importância da segurança na escolha da hospedagem?

Comida de rua ou ambulantes

Sempre busque informações sobre os alimentos e bebidas a serem consumidos. Caso não consiga essas informações, oriente-se pelas condições de limpeza, conservação dos alimentos, bem como da apresentação dos prestadores de serviços e daquilo que será ingerido.

Evite exageros

Durante períodos de viagens é comum o exagero das comidas e bebidas. A dica de ouro é o equilíbrio, em especial na possibilidade do turismo gastronômico. Não é necessário a privação dos sentidos, no entanto, torna-se necessário o equilíbrio da comida e bebida. Em especial, aquela atenção ao consumo de bebidas alcoólicas.

 A boa hidratação

Parece redundante, mas não deixe de se hidratar. Tal hábito saudável garante que seu corpo esteja energizado e preparado para aguentar as atividades do dia.

Não deixe de experimentar a comida local

Esteja aberto a novas sensações e sabores. Divirta-se desfrutando da cultura local através da pegada gastronômica. Permita-se descobrir novas experiências, sabores e texturas.  

No momento de descobertas, estar aberto ao novo é fundamental para uma imersão na cultura através da sua gastronomia.

Sua segurança, sempre em primeiro lugar. No mais busque atividades que transmitam um sentimento de segurança, mesmo nas aventuras mais radicais. Divirta-se em suas viagens. Caso queira compartilhar suas experiências, de forma que a coluna possa contribuir para a segurança dos demais turistas, envie sua sugestão no nosso Instagram @portaluaiturismo.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.