Dicas para viagens seguras - Uai Turismo
Conecte-se conosco

Segurança e Turismo

Dicas para viagens seguras

Saiba o que não deve ficar de fora da sua viagem antes de fazer as malas.

Publicado

em

Foto: lookstudio/ Freepik

Dar dicas de uma viagem segura é uma maneira de alertar e auxiliar os turistas, desbravadores de todo tipo, nas suas jornadas. O intuito é contribuir com as pessoas que viajam, trazendo à discussão assuntos pertinentes ao propósito de um momento mais confortável no quesito segurança.

Você já fez uma viagem e ao chegar ao seu destino, ou mesmo durante o deslocamento, detectou que faltava algo ou teve um contratempo?

Pois bem, mesmo seguindo à risca os planos de viagem, algo pode faltar ou não sair como planejado.

Sempre tenha em mãos um check-list de cada momento da viagem. Partindo do seu planejamento, à compra das passagens, da hospedagem, dos passeios e do seu retorno. Todos os passos são importantes para trazer menos risco ao seu percurso.

Peculiaridades nas viagens

Cada viagem terá uma peculiaridade, mesmo que o local de destino seja um ambiente conhecido. Desta forma, tenha em mente que você não deve desconsiderar os detalhes, pois essa situação pode comprometer todo o desenvolvimento do seu roteiro.

Vamos pensar numa questão básica e que por vezes deixamos de observar, a condição climática. Para evitar problemas quanto a isso, informe-se sobre as questões meteorológicas do local de destino durante suas atividades programadas. Não seja surpreendido caso as condições do tempo não sejam favoráveis. Essa é uma questão simples, mas que pode ser contornada adequando-se a programação às condições temporais.

LEIA TAMBÉM: Qual a importância da segurança na escolha da hospedagem?

No entanto, algumas outras questões devem ser bastante pensadas, pois podem comprometer a sua integridade física ou moral.

Além das atividades elementares, deve o turista informar-se das questões legais, culturais e dos riscos envolvidos em cada local programado para sua viagem.

Barreiras e desafios nas viagens

Inúmeras são as barreiras e desafios que podem ser encontrados em viagens. Todas elas devem ser trazidas à tona durante as pesquisas para a realização da jornada. Algumas questões que devem ser observadas, tais como a questão da língua. Enfatizamos as questões legais e culturais, principalmente refletidas nos hábitos locais.

Cito como exemplo alguns países muçulmanos, nos quais há determinados ambientes que uma mulher não poderá frequentar se estiver desacompanhada, se estiver usando uma roupa considerada inadequada para os padrões locais, ou mesmo, não utilizar o lenço na cabeça, conforme costumes.

Outro assunto que merece nossa atenção é a segurança feminina durante viagens. Mulheres que viajam sozinhas devem ter uma atenção redobrada aos riscos de assédio ou abusos.

LEIA TAMBÉM: Viagem da empregada com a família: siga a lei

Vejamos como as questões legais e culturais refletem diretamente no comportamento do turista. Vamos pensar num local em específico, a Argélia. Neste país é proibido fotografar edifícios oficiais, embaixadas e consulados pois, são consideradas informações relevantes de segurança local.

Ainda, as leis argelinas proíbem atos sexuais entre pessoas do mesmo gênero. O Código Penal argelino tipifica como crime as demonstrações públicas de afeto com pessoas do mesmo gênero. São informações relevantes e pertinentes.

A desinformação ou desconhecimento pode causar barreiras e problemas gravíssimos. Conhecer detalhes dos locais aos quais se pretende desvendar durante viagens é fundamental.

Vamos pensar em questões práticas ligadas às condições de viagens, bem como seus reflexos.

Adquira um seguro de viagem

Pode parecer comum, mas muitos viajantes desprezam a aquisição de um bom seguro de viagem.  Esse pode ser um dos itens mais relevantes de sua jornada.  

Deve-se considerar que um seguro, mesmo em viagens nacionais, pode evitar qualquer gasto com acontecimentos não previstos em sua viagem. Caso seja acometido de uma doença ou ser vitimado por um acidente, suas preocupações serão minimizadas pelo seguro.

Em determinados casos, em viagens internacionais, especificamente, torna-se importante verificar a obrigatoriedade do seguro para atendimento das questões legais a serem apresentadas na imigração.

Prepare sua documentação sanitária e cartões para a viagem

Para as viagens nacionais estaremos cobertos quanto à utilização de documentação e transações financeiras.

LEIA TAMBÉM: Viagem com crianças: Quais cuidados de segurança devem ser observados?

Não deixe de verificar as questões vacinais, pois em alguns locais é necessário uma atenção específica. Mesmo em qualquer adversidade e nas questões básicas de saúde, haverá o atendimento pelo SUS.

No entanto, nas viagens internacionais certifique-se das exigências sanitárias, bem como, tenha toda a documentação necessária para deslocamentos. Da mesma maneira, esteja de posse de toda a documentação necessária para os trâmites da imigração. Sugiro que o turista tenha uma cópia de toda sua documentação, pois pode haver casos de extravio.

No que diz respeito aos cartões de crédito e demais cartões, é imprescindível a comunicação às instituições financeiras da utilização fora do país. Isso evita que haja bloqueio, caso necessite utilizá-los num país no exterior. Uma sugestão neste quesito é a utilização de cartões pré-pagos ou as contas que podem ser utilizadas sem o pagamento de IOF, o que auxilia na contenção de gastos.

Quanto ao dinheiro em espécie, observe os limites que podem ser levados por pessoa. Considere a premissa que deve haver uma comunicação oficial, dependendo do montante que o turista esteja portando. Por fim, conheça seus direitos e obrigações.

Semanalmente, continuarei trazendo novas situações. No mais, se planeje para fazer suas viagens com mais segurança, desfrutando de grandes experiências. Caso queira compartilhar suas vivências, de forma que a coluna possa contribuir para a segurança dos demais turistas, envie sua sugestão em nosso Instagram @portaluaiturismo.  

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.