Viagem com segurança - Uai Turismo
Conecte-se conosco

Segurança e Turismo

Viagem com segurança

Saiba o que você pode fazer para se resguardar e evitar furtos ou roubos durante sua viagem.

Publicado

em

Foto: Freepik

O esperado, na grande maioria das vezes, é que sua viagem seja algo sensacional. Curtindo férias, passeios e mesmo durante as atividades de negócios. Independentemente de qual seja o motivo da sua viagem, sempre esteja atento aos “perrengues” que podem acontecer.

Recentemente, houve um vídeo de muita repercussão na Itália, uma senhora gritava aos prantos: –Attenzione pickpocket! e Attenzione borseggiatrici!. Ao pé da letra: – Atenção batedores de carteira! e cuidado com os batedores de carteira!

Nossa abordagem da semana está focada na proteção dos furtos e roubos que podem ocorrer nas viagens. Inicialmente, vamos diferenciar essas modalidades criminosas.  O furto é a subtração de um bem, sem violência ou grave ameaça. O roubo é a subtração de um bem, com violência e/ou grave ameaça.

Ninguém está livre de ser vítima dessas ações criminosas. No entanto, nas  nossas conversas, sempre ressaltamos que um planejamento adequado e eficiente é o fator propulsor para a garantia de uma viagem mais segura e tranquila.

LEIA TAMBÉM: Segurança no turismo de aventura

Também, devemos reforçar que algumas questões comportamentais podem contribuir para o aumento da nossa sensação de segurança. E, por conseguinte, fazer com que estejamos menos disponíveis para determinadas ações e modalidades criminosas.

O comportamento do turista

Para que as possibilidades de que você, como turista, não esteja tão vulnerável aos perrengues evitáveis ou não, tais como furtos e roubos, recordaremos um passo primordial. O comportamento preventivo de segurança deve se iniciar quando ocorre o start para uma viagem. Sempre pesquise a respeito do seu destino turístico ou de trabalho.

Adotando esse comportamento, você sempre obterá informações e dicas valiosas de fontes oficiais, de outros viajantes e das demais fontes. O objetivo desses alertas não é causar medo ou restrições, apenas que você possa viajar e curtir com mais segurança.

É muito comum, e até normalíssimo, que você na sua vivência diária esteja atento ao que acontece ao seu redor. Da mesma maneira, é natural que relaxe essas percepções quando ativa o modo “turista”. Pois, nas viagens, principalmente as de lazer, as pessoas se sentam relaxadas, na busca do prazer e à vontade, ocorrendo uma queda na sua proteção natural.

Torna-se importante e salutar uma avaliação protetiva de como você se comporta enquanto em viagens, pois alguns comportamentos são muito característicos. É comum a exibição daquela máquina fotográfica bastante diferenciada, ou mesmo o grande número de fotos e selfies pelo celular.

LEIA TAMBÉM: O turismo e a proteção de dados

Inúmeras são as situações potenciais que possibilitam ser o alvo dessas ações delituosas. Da mesma maneira, não podemos deixar de citar quem carrega grandes quantias em dinheiro na carteira, e, exibe esse numerário ao realizar os pagamentos diversos.

São muitas condutas, em sua maioria, conhecidas pelos viajantes. No entanto, por algumas vezes negligenciadas.

Cuidados na viagem

Caso você necessite de ajuda no aeroporto, na rodoviária, na estação de trem, ou quaisquer lugares públicos, sempre busque esse auxílio de profissionais uniformizados ou em balcões das empresas.

Fique sempre ligado na movimentação das pessoas desconhecidas próximas a você, especialmente em lugares de grande aglomeração.

Busque informações sobre os lugares de deslocamento, os ambientes que deseja visitar, os locais considerados mais seguros e aqueles que você deve evitar. Evite carregar objetos de valor ou leve o mínimo de pertences necessários para aquele momento.

A hospedagem

Nas pesquisas inicias da viagem, é importante buscar informações do local de hospedagem e da região no entorno.

Por questão de preservação, verifique as informações disponíveis no tocante à segurança da região de hospedagem. E, também, sua referência em relação aos pontos turísticos a serem visitados.

Alguns critérios devem ser observados, tais como a proximidade e acessos à área comercial. Sempre, dando preferência os locais que tenham a segurança necessária para realizar suas compras, ou mesmo, possibilidade de chegar a outros destinos.

LEIA TAMBÉM: Da segurança econômica às expectativas dos clientes

Da mesma maneira, não podemos nos descuidar dos nossos pertences deixados nos locais de hospedagem. Evite deixá-los à mostra, guardando  eletrônicos, dinheiro e demais objetos de maior valor. Naqueles casos em que houver cofre, utilize com os devidos registros. Ainda, mantenha suas malas e bolsas fechadas e trancadas quando for o caso.

Atualmente é muito comum a utilização de hospedagens em ambientes coletivos, hostels ou albergues. Mesmo,  com a facilidade do custo mais acessível, tenha cuidado, pois a rotatividade de pessoas aumenta o potencial de haver uma situação menos apropriada.

Cuidados necessários e providências

Sempre tenha muito cuidado e atenção em seus locais de hospedagem ou deslocamentos, é preciso cautela em todos os lugares. Especialmente, em locais como aeroportos, estações de metrô e demais ambientes nos quais os oportunistas ou descuidistas costumam agir, individualmente ou em grupos.

Na sua distração, em instantes, sua bolsa pode ser levada, seus documentos subtraídos e você não viu isso acontecer. Esteja atento aos sinais e comportamentos das pessoas. Observe as comunicações nos locais que se desloca, pois é comum alertas de toda natureza a respeito desses fatos.

Não deixe de carregar seus pertences próximos ao corpo, utilize os bolsos da frente, e evite bolsas e mochilas que não estejam sob seu domínio visual.

LEIA TAMBÉM: Centenário do Hotel Copacabana Palace

Caso aconteça um fato ligado a furto, roubo ou extravio de qualquer natureza, procure as autoridades para registro imediato, relacionando todos os itens que foram subtraídos ou extraviados. Não se esqueça de contatar todos os órgãos envolvidos na questão, bancos, sistema de proteção de crédito e outros.

Caso esteja no exterior, além dessas providências já citadas, procure uma unidade representativa do país. Principalmente, nos casos em que houver extravio dos seus documentos, dentre eles o passaporte. Pois, este é seu documento estando no exterior.

VEJA TAMBÉM: Gustavo Tutuca: “O problema da segurança do Rio de Janeiro não está nas áreas turísticas!”

Semanalmente continuaremos trazendo novas situações. No mais, se planeje devidamente para fazer suas viagens com mais segurança, desfrutando de grandes experiências. Caso queira compartilhar suas experiências, de forma que a coluna possa contribuir para a segurança dos demais turistas, envie sua sugestão no @portaluaiturismo.        

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.