A volta do Quintal do Joca em Porto de Galinhas - Uai Turismo
Conecte-se conosco

Turismo e Gastronomia

A volta do Quintal do Joca em Porto de Galinhas

Restaurante retorna com o slow food de comida mineira com referências italianas em Pernambuco

Publicado

em

Foto: @paespelomundo

As belezas de Porto de Galinhas retratam o nordeste de águas cristalinas, e a culinária de frutos do mar diverso. Restaurantes como o Beijupira e Munganga fazem sucesso entre turistas de todos os lugares do Brasil, e do mundo, que passeiam pelas ruas agitadas da cidade de Ipojuca – onde fica a praia de Porto de Galinhas. Fora do buxixo turístico, o Quintal do Joca é daqueles restaurantes para você chegar e comer sem pressa. Um autêntico slow food à pernambucana. Depois de alguns meses fechado, o restaurante reabriu neste mês de setembro.

O motivo dessa parada?  Uma viagem da chef Carol Cunha pela Europa. E como tudo é feito diretamente pela Chef Carol, o restaurante intimista e cheio de personalidade precisou ficar fechado.

Quando estive em Ipojuca para conhecer as novidades dos atrativos da cidade, tive a oportunidade de passar uma tarde entre as receitas mineiras que se mesclam às referências italianas da Chef Carol. E que delícia de vivência, sem as obviedades da praia. Um verdadeiro quintal de casa, rústico, com direito a fogão a lenha, comida e recepção tão acolhedoras que vai dando vontade de ficar mais um pouquinho.

LEIA TAMBÉM: Produção cultural, fomento x inércia

É curiosa é interessante a mistura de cozinhas tão tradicionais como a mineira (a chef Carol nasceu em Minas Gerais) com a culinária local (pernambucana) e a paixão pela culinária italiana. De repente parece que tudo se encaixa, provando que a comida é universal.

No menu, de arancini (o típico bolinho de risoto italiano) a rabada com polenta cremosa, passando por drinks com infusões de especiarias. E como um bom bate papo faz parte da experiência, as histórias da chef Carol e suas andanças pelo mundo.

O Quintal do Joca fica literalmente no quintal da chef Carol e de seu filho Joca. É daqueles lugares, quase secretos, com árvores frutíferas, onde se encontram uma excelente cozinheira que com seu jeito mineirinho conquistou a culinária do litoral pernambucano e muitos amigos.

LEIA TAMBÉM: É possível viajar o mundo sem conhecer a Índia?

Ipojuca é daqueles lugares surpreendentes do Brasil. Além da praia de Porto de Galinhas, a cidade conta ainda com Muro Alto, Cupe, Maracaípe e Serrambi. Foi lá também que fui levado até um gigantesco Baobá, árvore que remete a população africana e suas matrizes religiosas, sendo promessa de turismo religioso na região.

Claro que não poderia deixar de registrar essa experiência para o canal do YouTube, você pode assistir lá! Vídeo que fez parte também da 1ª Temporada PaesPeloMundo Viagem & Gastronomia no canal Travel Box Brazil.

Tem coisa melhor que conhecer lugares diferentes e genuínos com pessoas que fazem a diferença pelo mundo? No Quintal é assim. E, claro, Gosto Disso! Não poderia deixar de agradecer a Secretaria de Turismo de Ipojuca e a Carol Vasconcelos por me apresentar Ipojuca com tanto carinho. Espero voltar em breve!

Siga também o Thiago Paes no Instagram @paespelomundo YouTube ou na Tv no canal Travel Box Brazil contato@paespelomundo.com.br

LEIA TAMBÉM: De projetos sociais a restaurantes sofisticados, cruzamos o menor estado do Brasil para conhecer a gigante culinária sergipana

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.