Minas Gerais: gastronomia mineira recebe prêmio internacional na ABAV Expo - Uai Turismo
Conecte-se conosco

Turismo e Gastronomia

Minas Gerais: gastronomia mineira recebe prêmio internacional na ABAV Expo

Comida raiz, comida mineira, comida brasileira, Minas Gerais monta cozinha na Abav Expo, encanta profissionais do Turismo e ganha Prêmio.

Publicado

em

Foto: Thiago Paes

A gastronomia mineira é mais uma vez reconhecida como produto de excelência turística. Durante a AbavExpo 2023, evento que reuniu mais de 42mil visitantes do trade turístico, entre os dias 27 e 29 de setembro, no Rio de Janeiro, representantes do estado receberam o prêmio “estado com melhor reputação gastronômica” reconhecendo algo que o brasileiro conhece bem: a comida mineira é comida raiz, é a autêntica comida brasileira.

A empresa de tecnologia que premiou a gastronomia mineira, The Data Appeal company, tem por objetivo simplificar e democratizar empresas e instituições pelo mundo. Com sede em Florença, na Itália, reuniu milhares de informações por meio de centenas de fontes de pesquisa, para justificar os destinos brasileiros que tem alta reputação on-line em 5 categorias: inclusão, diversas sensações, sensação do turista estrangeiro, hospitalidade e gastronomia.

LEIA TAMBÉM: O melhor de: Minas Gerais, Kenya, República Dominicana e Espírito Santo, na ABAV Expo

E o turismo de Minas fez a sua parte. Não adianta somente ter a melhor gastronomia do Brasil, é preciso mostrar e continuar divulgando o que há de mais incrível na culinária mineira que são as histórias, a trajetória que sempre levaram turistas para as melhores e mais afetivas cozinhas e hoje são reconhecidas internacionalmente.

A identidade brasileira

E falar de gastronomia brasileira é um universo tão encantador, diverso, plural e repleto de ingredientes únicos. O Brasil ainda está num processo de autoconhecimento culinário, o país ainda se surpreende com insumos extraídos a partir de sementes típicas como o cumaru, que hoje faz parte das receitas dos restaurantes mais incríveis do país, ao mesmo tempo que para ser facilmente compreendida e consumida, é chamada de “baunilha” do Brasil.

Da mesma forma acontece com muitas praias, cidades turísticas. Como em Maragogi, em Alagoas, insistentemente chamada de “o Caribe brasileiro”, ou ainda Recife, a “Veneza” brasileira e por aí vai. É uma forma (intuitiva) de identificação, e o mais antagônico de tudo isso é que por quem muitas vezes nunca esteve no Caribe, ou na Itália. Há uma necessidade de ir-se para fazer parte, para justificar-se como tão bom quanto. Mal sabe esses, que somos bem melhores.

Gastronomia mineira, do Brasil para o mundo

Mas com a gastronomia mineira acontece diferente. Ainda que esteja nos melhores menus estrelados de restaurantes pelo país, é comida raiz, comida que nasceu e se confunde com a história do Brasil. E isso tem uma identidade própria, até um bairrismo. Uma satisfação em ter o nome do estado atrelado à gastronomia. Mais um motivo para o prêmio.

LEIA TAMBÉM: Festival Gastronômico em Curitiba Reúne Restaurantes De Diversas Nacionalidades e Tradições

E na consolidação da comida mineira como exemplo turístico gastronômico, Minas Gerais deu um show de autenticidade ao levar para a Abav Expo, maior evento de turismo da América Latina, onde são apresentadas as tendências para os próximos anos, uma cozinha mineira contemporânea. No coração do stand, Chefs se revezavam preparando pratos com linguiças artesanais, queijos, feijões. Até porque não há nada mais autêntico do que ser você mesmo, não há nada mais relevante do que contar e saborear a própria história. Foi lindo de ver. Parabéns pelo prêmio, pela Expo. Gosto assim!

Siga também Thiago Paes no Instagram e YouTube @PaesPeloMundo e na Tv no canal Travel Box Brazil. contato@paespelomundo.com.br

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.