Quem é o chef? Conheça Felipe Silva - Uai Turismo
Conecte-se conosco

Turismo e Gastronomia

Quem é o chef? Conheça Felipe Silva

A elegante e discreta cozinha do chef que vem transformando a gastronomia de Florianópolis.

Publicado

em

Chef Felipe Silva no restaurante QCeviche em Curitiba (Foto: Thiago Paes)

Florianópolis tem uma cena gastronômica muito interessante. O visual entre montanhas e mar que nos leva de um lado ao outro da ilha passa também por sabores surpreendentes. A cidade sediou no início de agosto o encontro das Cidades Criativas da Gastronomia pela Unesco e recebeu as demais representantes brasileiras que possuem título na mesma categoria (Belém, Belo Horizonte e Paraty). É também o cenário para o Restaurante Osli e o chef Felipe Silva, que com elegante e saudável cozinha me surpreendeu e me conquistou completamente.

Conhecendo o Osli

O Osli Restaurante é um daqueles lugares que mesclam a ginga dos estereótipos litorâneos com o savoir-faire da melhor gastronomia local. Um encontro delicado e de sabores incríveis. A primeira vez que estive com o chef Felipe ele comentou sobre a truta defumada, os queijos da serra catarinense, sua cozinha que inclui fermentados, vieiras, e principalmente sua trajetória na introdução de saudabilidade em receitas tradicionais.

Restaurante Osli em Florianópolis (Foto: Thiago Paes)

LEIA TAMBÉM: De projetos sociais a restaurantes sofisticados: cruzamos o menor estado do Brasil para conhecer a gigante culinária sergipana

Para o menu daquela noite, tapioca suflada com a truta defumada, barrica de porco com barbecue de Araçá, fermentado de mostrada, pétit gateau de butiá. Simplesmente um menu como há muito tempo eu não via. Por simplesmente utilizar produtos tão intensos, saudáveis e tão regionais, que a todo instante me surpreendia pela simplicidade de certos ingredientes aliados a técnicas e talento sofisticado.

O chef Felipe Silva, formado em gastronomia em Santa Catarina, foi também professor e coordenador no curso de alimentação saudável (NaturalChef). Referências que ficam claras no menu encantador do Osli Restaurante, que fica no lobby do hotel LK Design, um dos mais luxuosos da cidade.

Thiago Paes em entrevista com o chef Felipe para o programa PaesPeloMundo – Viagem & Gastronomia, no Travel Box Brazil (Foto: Acervo Thiago Paes)

E ainda provei o polvo com legumes, a burrata com tomates confitados, o peixe branco ao beurre blanc de uvas verdes (impecável, impecável, impecável!). De fato, o primeiro encontro com a cozinha do Chef Felipe me deixou boquiaberto. E foi na simplicidade de um pétit gateau de butiá com farinha de amêndoas e sorvete de cachaça que minha admiração selou de vez.

LEIA TAMBÉM: O Borogodó da Nova Cozinha Alagoana

O butiá

Aquela semente nativa do sul do Brasil muito utilizada para temperar cachaças faz parte do imaginário culinário da região. Apesar de sua regionalidade, o butiá pode ser encontrado no Nordeste em quase 20 espécies, embora algumas delas já extintas. E ao mesmo tempo que eu saboreava aquela sobremesa, percebia a importância da gastronomia resgatar o que a natureza constrói, o entorno, a brasilidade. Fiquei tão encantado com a sobremesa que fiz um vídeo relatando minha experiência para meu canal no YouTube, e uma apresentação sobre o que o chef Felipe vem fazendo na gastronomia de Florianópolis divulgada no seminário de turismo gastronômico em Sergipe. Assistido inclusive por representantes do Embrapa, instituição responsável por vários dados e pesquisas sobre o butiá.

Foto: Thiago Paes

Encontro de gigantes

Em Curitiba, o Chef Felipe nos presenteou com um grande encontro com outro nome da consagrada cozinha peruana na cidade, o chef Isidoro, que comanda o “Qceviche”, restaurante que fica no lobby do Novotel. No menu, um festival de prazeres latinos harmonizados com pisco.

Foto: Thiago Paes

Recentemente estive mais uma vez no Osli para o encontro de gigantes da gastronomia brasileira: o chef Felipe recebeu Fabrício Lemos, Lisiane Arouca e Fábio Espinosa para o Osli Conecta numa noite de menu estrelado. Oito etapas impecáveis que traduziam não só os mares catarinenses, mas também os festejos nordestinos, com a discreta e sútil gentileza de um bom anfitrião. De bomba de Lula feita com massa choix e kefir à quirera com caldo de cordeiro, queijo boursin e folhas verdes, passando pelo carabineiro, ravioli de vatapá. Sem falar na recepção do paraíso das ostras. Um encontro Espetacular.

Foto: Thiago Paes

LEIA TAMBÉM: Um paraíso chamado Seychelles

O menino tímido e leve que traz na bagagem mais de uma década de carreira, experiências na Itália, cursos no cour de bleu e a didática de um bom professor vem fazendo história e construindo uma trajetória digna de aplausos, prêmios e muitos encontros. Texturas, sabores, memórias. Um verdadeiro mestre da contemporânea culinária saudável. Bravo!

Siga também o colunista e apresentador Thiago Paes no youtube e Instagram @paespelomundo e na TV no canal Travel Box Brazil.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.