Conheça 5 atividades ao ar livre para praticar na Noruega - Uai Turismo
Conecte-se conosco

Matérias

Conheça 5 atividades ao ar livre para praticar na Noruega

O país tem atraído diversos turistas que desejam descobrir as belas paisagens com uma dose de adrenalina envolvida.

Publicado

em

Trata-se de um país que tem muito a oferecer àqueles que curtem se aventurar ao ar livre ou, simplesmente, estar em contato com a natureza. (Foto Kai Otto Melau)
Trata-se de um país que tem muito a oferecer àqueles que curtem se aventurar ao ar livre ou, simplesmente, estar em contato com a natureza. (Foto Kai Otto Melau)

Localizada no norte do continente europeu, a Noruega é conhecida por suas belezas naturais que incluem fiordes exuberantes, belíssimas paisagens costeiras, montanhas com estradas que as cortam, geleiras, pontes cujas arquiteturas distintas chamam a atenção de quem as vê, zonas com um verde nítido. Muito da natureza na Noruega permanece intocada, o que torna o país escandinavo ainda mais especial e convidativo.Trata-se de um país que tem muito a oferecer àqueles que curtem se aventurar ao ar livre ou, simplesmente, estar em contato com a natureza.

Fique por dentro de algumas atrações voltadas a quem aprecia a prática do turismo esportivo enquanto desfruta de paisagens incríveis:

Trilhas

Trilhas na Noruega (Foto: Fredrik Trilhas na Noruega (Foto: Fredrik Ahlsen_ViAhlsen_Visitnorway.com)
Trilhas na Noruega (Foto: Thomas Rasmus Skaug – VisitNorway.com)

Uma vez que as paisagens norueguesas variam muito, dependendo do local escolhido para a caminhada, os caminhos serão diferentes e irão provocar sensações e perspectivas únicas ao viajante. Assim, as impressões que este terá ao passar por caminhos que se estendem ao longo de rios agitados; ou por cânions grandiosos; por fazendas pequenas ou aquelas localizadas nas montanhas; ou mesmo ao passar por caminhos que se dão em estradas antigas; certamente serão variadas. Não só as passagens são distintas, mas o clima também. 

LEIA TAMBÉM: OCANTO: Turismo Regenerativo ganha nova marca no Brasil

A Noruega oferece muitas opções de trilha excelentes, nas quais o turista poderá apreciar as mais belas vistas e ir de encontro a uma natureza deslumbrante. A caminhada pelo vale norueguês Aurlandsdalen, na área de Sognefjord, é considerada uma das clássicas. A caminhada é longa: são 20 quilômetros que têm início no Østerbø fjellstove (820 metros acima do nível do mar) e seguem por uma trilha marcada até Vassbygdi, em Aurland, no Sognefjord. Os aspectos que surpreendem nessa caminhada são os cenários dignos de uma pintura, o fato de que a natureza que a cerca abriga mais de 500 tipos de flora; e justamente o fato de a paisagem variar, conforme a trilha que se escolhe percorrer.

Por fim, é possível saborear uma pizza de queijo de cabra assada lentamente no vilarejo de Aurland, conhecer o artesanato em ação na fábrica de calçados de Aurland e maravilhar-se com a vista do fiorde no mirante de Stegastein; todas experiências bastante singulares de se vivenciar na Noruega.

Caiaque e Canoagem

Caiaque (Foto: Thomas Rasmus Skaug - VisitNorway.com)
Remo (Foto: Terje Rakke – VisitNorway.com)

Na Noruega, há sempre um local à disposição para a prática de caiaque e ou canoagem e não importa onde seja o local escolhido para a sua realização, a experiência será igualmente repleta de panoramas surpreendentes. No entanto, as habilidades da pessoa devem ser levadas em consideração ao escolhê-lo, bem como o clima, a movimentação das águas e a correnteza. De fato, tratam-se de esportes populares no país escandinavo. 

Além disso, a Noruega é conhecida por seus famosos fiordes que anualmente conquistam muitos turistas. Deste modo, uma das melhores maneiras de os conhecer e também poder vivenciar uma grande aventura é participando de um passeio guiado de caiaque.

LEIA TAMBÉM: Que fatia de mercado os aluguéis de apartamentos podem abocanhar na hotelaria?

O interessante é que há uma abundância de possibilidades destinadas tanto para praticantes de remo menos experientes quanto para os mais experientes. Alguns dos mais reputados são: a zona do Sognefjord, o fiorde mais longo da Noruega; o Geirangerfjord (Fiorde de Geiranger), que é Patrimônio Mundial da UNESCO; ou ainda os fiordes no noroeste, onde a experiência pode ir além, sendo possível mover-se de uma ilha a outra ou, inclusive, seguir em direção ao mar aberto.

Também existe a alternativa de praticar remo em lagos glaciais mas, por questão de segurança, essa atividade só pode ser realizada com a presença de um guia qualificado.

Tirolesa

TIrolesa (Foto: Vegard Breie - Visit Hardangerfjord)
TIrolesa (Foto: Vegard Breie – Visit Hardangerfjord)

O país nórdico conta com muitas tirolesas que atravessam suas paisagens. Apesar disso, o que é mais impressionante é o fato de abrigar a maior tirolesa de todo o continente europeu, que vai do topo de uma montanha até o sopé de um vale, promovendo uma sensação de tirar o fôlego. Literalmente, já que o participante vai a uma velocidade de 100 quilômetros por hora. A famosa tirolesa é denominada Flåm e percorre uma longa distância, mais precisamente, incríveis 1381 metros!

Passeios a cavalo

Passeio a cavalo (Foto: Matias Fosso - Visit Norway)
Passeio a cavalo (Foto: Matias Fosso – Visit Norway)

O destino também pode ser explorado de uma maneira especial e magnífica: a cavalo. A Noruega oferece muitas opções de excursões a cavalo e em todas as estações do ano. E também não é obrigatório ser treinado em equitação. Na verdade, há excursões que são ótimas para famílias com crianças. Contudo, no caso de um montador experiente, há passeios específicos. 

Os percursos também variam em termos de duração. Assim, há passeios que duram apenas um dia; um fim de semana; ou até mesmo dias, nos quais os viajantes vão de um lugar a outro, explorando as belezas que esse território proporciona, por vezes passando a noite em resorts nas montanhas e podendo provar da culinária norueguesa. Deste modo, há roteiros que levam os viajantes através dos vales, de paisagens litorâneas, de florestas, da aurora boreal, do sol da meia-noite, e assim por diante. Cada um promovendo uma oportunidade ímpar de conhecer o que a Noruega tem a ofertar!

LEIA TAMBÉM: O maior parque de dinossauros do mundo fica no Rio de Janeiro

Além disso, em alguns dos programas disponíveis, há a possibilidade de realmente se criar um vínculo com o cavalo no qual o viajante estará montando, o que torna a experiência ainda mais encantadora.

Praticamente todo o país pode ser visitado a cavalo, com uma variedade de roteiros para eleger. A cidade de Bergen, situada entre montanhas e fiordes, é uma boa escolha. Isso porque, a uma distância de apenas cinco minutos do centro da cidade, é possível conhecê-la de uma perspectiva totalmente diferenciada: por meio dos passeios a cavalo exclusivos promovidos pela Øvre-Eide Farm, os quais são realizados nas montanhas pitorescas que cercam a cidade. Eles têm quatro cavalos que se chamam Tia, Lilly, Rosa e Lunar, e cujas raças são clássicas da Noruega: Fjord e Dole. O viajante será conduzido por eles aos pontos mais impressionantes, oportunidades perfeitas para ver um outro lado de Bergen, escondido das tradicionais rotas turísticas.

Esqui

Esqui (Foto: Rune Dahl - Narvikfjellet)
Esqui (Foto: Rune Dahl – Narvikfjellet)

O país escandinavo também carrega a fama por suas paisagens cobertas pela neve e, nada melhor do que aproveitar esse contexto glacial do que se divertir nas pistas de esqui que a Noruega oferece. Cabe destacar que o esqui é considerado o esporte nacional da Noruega!

Antes de mais nada, é importante saber com qual tipo desse esporte o viajante mais se identifica com: o esqui alpino, em que se desce uma pista em declive coberta de neve em alta velocidade; o snowkite, praticado em uma prancha (snowboard) ou em esquis e uma vela de tração é utilizada para dar impulso na neve; o esqui cross-country, em que longas distâncias são percorridas com o esqui; ou o esqui de passeio, também denominado por esqui de montanha, e envolve tanto subidas quanto descidas de montanhas.

Para mais informações acesse bureaumundo.com ou visitnorway.com

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.