Egito: muito além das pirâmides - Uai Turismo
Conecte-se conosco

Matérias

Egito: muito além das pirâmides

Como as paisagens deslumbrantes e a rica história do Egito surpreendem, indo muito além da imaginação, proporcionando uma experiência única e transformadora.

Publicado

em

Foto: Manuel Zaldívar/ flickr)

Quando pensamos em Egito, logo nos vem à mente as pirâmides de Gizé, histórias faraônicas e passeios de camelo pelo deserto, de preferência, utilizando toda a indumentaria que se tem direito. Embora tudo isso faça parte da imaginação de quem sonha conhecer o berço de Cleópatra, o Egito tem muito mais a oferecer.

O que fazer no Cairo

Pirâmides de Gizé

Claro que é impossível não falar das pirâmides de Gizé, uma das 7 maravilhas do mundo antigo, localizada a aproximadamente 20km do centro da Capital, Cairo. Carregadas de histórias e enigmas, sobretudo a respeito de sua construção que é um mistério que levanta diversas teorias. As pirâmides mais conhecidas e visitadas são três: Queóps, Quefrén e Miquerinos. Elas estão no mesmo complexo que a Esfinge e, são juntos, o principal ponto turístico do país. Ao contrário do que muita gente pensa, as pirâmides não se encontram no meio do deserto. Em seu entorno existem construções urbanas e muito movimento. Para fazer um tour bem caprichado é bom separar metade de um dia.

Museu Egípcio

E, aproveitando, é imprescindível separar mais tempo para conhecer a cidade do Cairo. A Capital do Egito é uma cidade exótica e caótica. Lá você encontrará o Museu Egípcio, que é uma das melhores atrações da cidade. Inaugurado em 1902, possui mais de 130.000 itens em exposição, entre eles, o famoso tesouro de Tutankamon, com destaque para a máscara do faraó, feita toda em ouro. Vale a pena visitar o museu antes de ir às pirâmides, pois enriquecerá de história seu passeio.

Museu do Egito na Cidade do Cairo/ Egito (Foto: Elias Rovielo/ flickr)

LEIA TAMBÉM: Cidade do Cabo: apenas 7 horas de distância de Guarulhos

Rio Nilo

O Rio Nilo possui uma importância histórica muito grande para o surgimento das antigas civilizações no Egito, além de ser de uma beleza de tirar o fôlego. Um passeio ao Rio Nilo é algo que não pode faltar na programação. Existem várias formas de passear pelo Nilo. É possível fazer um cruzeiro que te levará para cidades como Luxor e Aswan ou passeios mais rápidos em barcos menores com refeições inclusas ou não. Uma opção mais em conta são as fellucas, pequenos e tradicionais barcos a vela, que podem ser alugados por hora. Independente da escolha, fazer o passeio ao entardecer e pegar o pôr do sol deixará a experiência mais incrível e, certamente, inesquecível. Você pode aproveitar e jantar em um dos restaurantes à beira do Rio, uma experiência mais calma, que contrasta com o agito da cidade.

Rio Nilo na Cidade do Cairo/ Egito (Foto: Pascual M/ flickr)

Khan el Khalili

O mercado Khan el Khalili transmite bem a energia da Cidade do Cairo. Um mundo de gente pelas ruas e diversas lojas que vendem desde ouro até temperos para comida. Ótimo para comprar souvenirs, presentes, objetos de decoração e, principalmente, ter uma experiência de compras diferente de tudo que já viu. Mas, atenção, pechinche sempre! Os comerciantes já esperam isso e são muito competitivos entre si e não querem perder a venda para uma loja ao lado.

Mercado Khan el Khalili na Cidade do Cairo/ Egito (Foto: Memphistours Agypten/ flickr)

Torre do Cairo

A Torre do Cairo é uma torre de telecomunicações, de 187 metros que garante uma vista panorâmica magnífica da cidade. Construída toda em granito, possui um restaurante giratório, que se movimenta sutilmente. Dessa forma, você poderá contemplar a cidade de diferentes pontos de vista, sem sair do seu lugar. O tempo de espera pode ser longo, visto que é apenas um elevador que leva 6 pessoas por vez. Então vá com tempo e paciência.

Mesquitas

Embora os monumentos e os mistérios acerca da civilização egípcia despertem a curiosidade em conhecer o país, a influência árabe no Egito é muito profunda, sendo o Islamismo, a religião dominante. Portanto, é impossível visitar o Cairo e não conhecer ao menos 1 de suas muitas mesquitas.

LEIA TAMBÉM: Portugal: Conheça o WOW e se impressione

A Mesquita de Muhammad Ali, conhecida também como Mesquita de Alabastro, possui uma mistura de estilos arquitetônicos e um design impressionante. É uma das atrações mais famosas do Cairo. Localizada no topo de uma colina, oferece vistas deslumbrantes da cidade.

Mesquita de Alabastro na Cidade do Cairo/ Egito (Foto: Marcius Iwai/ flickr)

A Mesquita de Ibn Tulun é a maior e mais antiga do Cairo, construída em 879 d.C para abrigar as tropas de Ahmad Ibn Tulun durante as orações de sexta-feira. Possui um minarete, que são as torres que ficam ao lado de fora, e únicas no Egito, se tornando um símbolo do Cairo.  

A Mesquita Sultan Hassan, construída no século XIV, possui uma arquitetura incrível, tanto em sua fachada como em seu interior, com vários detalhes e uma grande sala de oração.

A Mesquita de Al – Azhar, construída em 970 d.C. possui um significado histórico muito grande, pois abriga a maior universidade do Egito e a 2ª mais antiga do mundo. Além disso, possui uma arquitetura única, sendo um local de culto e estudo, um importante centro de aprendizado islâmico.

Cairo Copta

O bairro fica localizado ao leste do Rio Nilo, e é conhecido também como Cidade do Cairo Cristão. É um local de grande importância para os cristãos copta. É um contraste com o restante da cidade, que possui predominância islâmica.

Vale a pena visitar a Igreja Suspensa, a mais famosa do Cairo Copta. A Igreja Suspensa remonta ao século III e foi construída sobre as ruínas da antiga Torre de Babilônia, dando a impressão de estar suspensa.

LEIA TAMBÉM: O Rio de Janeiro que – talvez – você não conheça

O Mosteiro de São Simião também oferece uma experiência bem diferente. Conhecido também como Igreja da Caverna, foi esculpido em uma colina rochosa, ganhando um aspecto único e impressionante, que se integra harmoniosamente com o ambiente natural.

Igreja da Caverna no Cairo Copta/ Egito (Foto: Fabian Kronenberger/ flickr)

Importante ressaltar que, caso a proposta seja fazer um turismo sem guia, permaneça dentro do eixo turístico da Cidade do Cairo. A cidade é bem-preparada para receber turistas, mas não se arrisque fora do eixo sem que esteja com alguém que conheça bem a região.

Pertinho da Cidade do Cairo – Alexandria

É possível fazer um bate e volta do Cairo até Alexandria. A cidade é a 2ª maior do Egito, carregada de história, desde a sua fundação, por Alexandre, o Grande, no sec. IV a.C. Trono da rainha Cleópatra, Alexandria é considerada a cidade mais liberal do Egito, onde as culturas do ocidente e oriente se misturam. 

Alexandria/ Egito (Foto: Shaspo Tours Egypt/ flickr)

Luxor

A cidade está a 500 km do Cairo. Você pode chegar através de um cruzeiro pelo Rio Nilo, trem ou avião. A cidade é um verdadeiro tesouro arqueológico, riquíssima em história.

A atração mais famosa de Luxor é o Complexo do Templo de Karnak, uma visita imperdível para os amantes da história e cultura egípcia. O Templo principal é dedicado ao deus Amon – Ra e, os outros dois templos gigantes à sua volta são dedicados à sua esposa, Mut e seu filho, Khonsu. Dentro do complexo existem várias outras estruturas relevantes, além do Lago Sagrado, que era usado para realizar rituais sagrados.  

Templo de Karnak em Luxor/ Egito (Foto: Airton Morassi/ flickr)

Outro templo importante é o Templo de Luxor, conhecido por sua impressionante fachada com uma avenida de esfinges que, originalmente, se estendia desde o Templo de Karnak. Assim, caminhar por essa avenida é uma experiência que te remete ao esplendor do antigo Egito.

LEIA TAMBÉM: Supere a vaidade no Santuário da Serra da Piedade

O Vale dos Reis, localizado à margem oeste do Nilo, é uma necrópole onde muitos faraós foram enterrados. Lá você encontrará, entre outras, a famosa Tumba de Tutancâmon, afrescos e hieróglifos que contam histórias antigas da civilização.

Aswan

Localizada às margens do Rio Nilo, Aswan é uma cidade conhecida por sua beleza natural, história rica e cultura intensa.

Uma das atrações imperdíveis é o Templo de Philae, dedicado à deusa do amor, Ísis. Ele foi transferido cuidadosamente para a Ilha de Philae após a construção da Represa Alta de Aswan. A Represa é uma das maiores barragens do mundo e recebe visitas. Além de aprender sobre a construção e sua importância para o Egito, oferece lindas vistas do Lago Nasser, formado pela represa.

Templo de Philae em Aswan/ Egito (Foto: Tomas Dosuna/ flickr)

Em Aswan você também pode fazer um passeio de barco pelo Rio Nilo até a Ilha Elefantina e visitar o Museu de Aswan para conhecer a história e cultura núbia. Os núbios são um dos povos mais antigos da humanidade e possuem sua própria vila, a Vila Núbia, que vale a pena ser conhecida.  

Litoral do Egito

Em sua costa leste, o Egito possui praias lindas, com areias brancas, banhado pelo Mar Vermelho. O Mar Vermelho possui águas cristalinas e vida marinha exuberante, portanto, um mergulho com cilindro é uma experiência indescritível.

Mar Vermelho/ Egito (Foto: Milena Sá/ flickr)

Em Hurghada, além das praias, se tiver coragem, pode até fazer um passeio de submarino. Para os menos atrevidos, fica a opção de descansar e relaxar curtindo as águas quentes do mar vermelho. Outras cidades oferecem também praias com um visual deslumbrante e ótimas opções de mergulho como Sharm El Sheikn, Dahab e Marsa Alam. São várias as opções para estudar o que encaixa melhor em seu roteiro.

Hurghada, Egito (Foto: Sowr/ flickr)

Oásis

Se você é do tipo aventureiro e não quer deixar de viver nenhuma experiência, coloque em sua lista um passeio a Siwa, Oásis, considerado um dos lugares mais bonitos do Egito. Siwa possui um precioso sítio arqueológico e uma paisagem verdejante que parece pintura, escondida no deserto do Saara Ocidental. A cidade se encontra a 700km da Capital Cairo, não possui aeroporto e o trajeto leva cerca de 10 horas de carro. Pode ser bem cansativa devido às condições climáticas do deserto, portanto é importante planejar bem o roteiro. É uma aventura, mas, certamente você não se arrependerá! Encontrará 80 km de um imenso cinturão verde com muita água distribuída por lagos, fontes termais e lençóis subterrâneos.

Siwa, Oásis/ Egito (Foto: Memphis Egypt Tours/ flickr)

Considerações importantes para sua viagem ao Egito

Para viver tudo isso ficará um pouquinho mais fácil. A partir de setembro o Brasil terá voos direto para a cidade do Cairo, saindo de São Paulo. Por enquanto os voos sairão a cada 13 dias, de Guarulhos, às segundas feiras, 4h, com chegada às 21h35 ao Egito. A volta será realizada aos sábados, com saída às 23h do Egito e chegada às 7h20 ao Brasil.

Entretanto, fique atento à melhor época para se visitar o Egito, que são quando as temperaturas estão mais amenas, nos meses de abril e maio, período do outono e nos meses de setembro e outubro, durante a primavera.

Mas lembre-se, uma viagem como essa, em um país que une cultura e condições climáticas completamente diferente do que se está acostumado, deve ser realizada com muito estudo antes. Portanto, pesquise operadoras acostumadas a trabalhar o destino para que sua viagem seja tudo o que você sonhou e que sua aventura não vire um pesadelo. Se possível, contrate guias de turismo, dessa forma você aprofundará na história por traz dos monumentos e conhecerá as peculiaridades do povo egípcio, garantindo uma experiência muito mais rica para carregar na bagagem de volta para a casa.

LEIA TAMBÉM: Viagem com segurança

Realizado com segurança, uma viagem ao Egito é a certeza de uma experiência capaz de unir cultura, história, natureza e aventura, tudo em um só destino. E, portanto, para aqueles que não acreditam em viajem no temo, o Egito comprova que, uma viajem no tempo não só é possível como é, também, uma experiência única e transformadora.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.