Eixo Monumental de Brasília: Turistando de bicicleta - Uai Turismo
Conecte-se conosco

Matérias

Eixo Monumental de Brasília: Turistando de bicicleta

Saiba se vale a pena conhecer o Eixo Monumental de Brasília de bicicleta.

Publicado

em

Palácio do Planalto/ Brasília (Foto: Acervo Uai Turismo)

Claro que todo mundo já ouviu falar da história de Brasília. Cidade planejada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e pelo urbanista Lúcio Costa, a capital do país. Brasília é o centro do poder do Brasil. E embora esteja sempre nos noticiários como palco de assuntos políticos é também um destino que merece ser conhecido por outros motivos.

Contudo, em uma viagem curta, não é possível conhecer tudo o que Brasília tem para oferecer. Portanto, é necessário focar em um objetivo, caso você tenha apenas um dia. Dessa forma, uma boa opção é conhecer o que todo brasileiro precisa priorizar em uma visita rápida à capital: o Eixo Monumental. Nele estão concentradas as principais obras da capital nacional.

Uma excelente opção de hospedagem é o Ramada by Wyndham Brasília Alvorada. O hotel está novo, afinal foi inaugurado há apenas um ano. Logo da porta do hotel você se depara com a Torre de TV que é um dos atrativos do Eixo Monumental. Se você já conhece Brasília, pode pensar que não faz diferença, afinal os hotéis estão todos no setor hoteleiro. Mas a sensação de instalações novas, atendimento impecável e os principais atrativos de Brasília aos seus pés, vai te fazer repensar.

Quarto do Hotel e Vista da área da piscina do Ramada by Wyndham Brasília Alvorada/ Brasília (Foto: Acervo Uai Turismo)

O céu azul e as ruas praticamente planas nos persuadem a abandonar o carro e optar por outro meio de transporte. Assim, explorar o Eixo Monumental de Brasília de bicicleta pode ser uma boa alternativa para aqueles que são atletas de fim de semana. Afinal, o percurso é bem tranquilo para quem pratica um mínimo de atividade física.

LEIA TAMBÉM: O que fazer na última semana de férias de julho

Há alguns passos do hotel existe um ponto de aluguel de bicicletas por app. Aliás existem deles espalhados por todo o Eixo Monumental. Mas também é possível alugar uma bike tradicional. A Superbike 101 é uma das poucas opções, mas as bikes são de boa qualidade. Apesar dos atendentes atenciosos, a loja não está acostumada a receber turistas visto que não conseguem dar muitas informações a respeito dos atrativos de Brasília. Aliás, poucas pessoas nas ruas sabem dar informações a respeito dos pontos turísticos da cidade.

Apesar do sol a pino, ao pedalar é possível sentir uma brisa agradável no rosto. É uma grata surpresa conhecer uma Brasília arborizada. A capital ainda possui muitas ciclovias e motoristas educados que sempre dão preferência aos ciclistas. Outro aspecto positivo é em relação à segurança. Além de bom policiamento, em momento algum você irá se sentir inseguro ao longo do trecho.  

O Eixo Monumental de Brasília

O primeiro monumento nesse percurso é o Memorial JK, projetado por Oscar Niemeyer. O memorial homenageia o presidente Juscelino Kubitscheck que foi o idealizador de Brasília. O museu conta a história de JK com objetos pessoais, fotos da época da construção da cidade e o túmulo com seus restos mortais. O horário para visitação é de terça a domingo, entre 09h às 18h e a taxa cobrada é de R$10,00. Porém, faça os registros fotográficos do lado de fora pois não é permitido tirar fotos nem filmar dentro do memorial. Mas só o lado de fora é bem impressionante. Aliás, de bike não é possível entrar nos atrativos, pois eles não possuem bicicletário. Então o passeio de bike, é mesmo para curtir o visual e a “vibe” da cidade.

Foto: Acervo Uai Turismo

Descendo do Memorial JK, bem pertinho, fica o Estádio Nacional Mané Garrinha. O Estádio faz parte do Complexo Poliesportivo Ayrton Senna, junto com o Ginásio de Esportes Nilson Nelson e o Autódromo Internacional de Brasília Nelson Piquet. O Estádio Nacional Mané Garrincha é a maior arena em área construída do Brasil e sua arquitetura não destoa em nada do restante de Brasília. É realmente uma belíssima obra.

Estádio Nacional Mané Garrincha (Foto: Acervo Uai Turismo)

Depois do Estádio, vá pedalando até a Torre de TV de onde é possível ter uma vista panorâmica de toda a cidade. Além disso ainda possui um restaurante onde você pode almoçar enquanto aprecia a vista. O horário de funcionamento na segunda é de 14h às 20h e de terça a domingo, das 08h às 20h.

LEIA TAMBÉM: Rua dos Pinheiros: Uma volta ao mundo gastronômica em São Paulo

Ao sair da Torre de TV, o próximo ponto é a Catedral Metropolitana de Brasília. Outro monumento também projetado por Niemeyer. O trajeto para a Catedral é o único trecho um pouco confuso para os ciclistas, pois o ponto onde se encontra a rodoviária não é bem-sinalizado. Mas que graça tem turistar sem se perder um pouco, certo?! De qualquer forma, é bom ter atenção nesse trecho.

Catedral Metropolitana de Brasília (Foto: Acervo Uai Turismo)

A entrada da Catedral possui quatro estátuas em bronze medindo 3 metros de altura. As estátuas simbolizam os 4 evangelistas: São João, São Mateus, São Lucas e São Marcos. A arquitetura da Catedral Metropolitana é bem bonita, tanto por fora quanto por dentro, então vale a pena entrar para conhecer em uma próxima visita, sem bike. Da Catedral até a Praça dos Três Poderes é bem rápido. A via é plana e pode-se avistar os prédios dos ministérios no entorno durante o pedal, é a chamada Esplanada dos Ministérios.

LEIA TAMBÉM: Empresas investem em iniciativas sustentáveis no turismo

Na praça dos Três Poderes o primeiro ponto a se visitar é o Congresso Nacional. Com certeza o local mais simbólico de Brasília, que abriga os Plenários da Câmara dos Deputados e do Senado. É possível realizar uma visita guiada gratuita sem agendamento prévio. Nesse ponto, vale um descanso no gramado do Congresso. E então seguir para o local onde de um lado se vê o Supremo Tribunal Federal e do outro o Palácio do Planalto.

Congresso Nacional/ Brasília (Foto: Acervo Uai Turismo)

Alimentação

Uma outra dica muito importante para quem decidir pedalar pelo Eixo Monumental é a alimentação. Ao longo da via você não encontra opções de comida e bebida para repor as energias. Para encontrar restaurantes ou lanchonetes é necessário entrar dentro dos setores. E cá pra nós, quem não mora lá ou não frequenta regularmente a cidade, faz uma verdadeira confusão com a história dos setores. E mesmo assim, quando você pede informação na rua, as pessoas têm muita dificuldade em informar. Portanto, vá preparado com lanches e água na mochila ou, já procure saber antes as opções e como chegar para não gerar um desgaste maior do que o necessário.

LEIA TAMBÉM: Quem é e o que o novo hospede busca em um hotel?

Se preparar para o passeio pode torná-lo ainda mais agradável. Embora do Ramada by Wyndham Brasília Alvorada é possível ter um visual maravilhoso do Congresso Nacional, dando a impressão de proximidade, o trecho é longo para quem não está devidamente preparado. Uma coisa é fato, o passeio gera aprendizado, boas risadas, ótimas fotos e algumas calorias a menos que podem ser repostas no excelente jantar do restaurante do hotel.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.