O Rio de Janeiro que você já conhece, mas vale a pena revisitar! - Uai Turismo
Conecte-se conosco

Matérias

O Rio de Janeiro que você já conhece, mas vale a pena revisitar!

Encante-se com o Rio de Janeiro em destinos que vão muito além da cidade maravilhosa.

Publicado

em

Foto: Acervo Uai Turismo

Os versos da música, eternizados por Gilberto Gil, passam pela mente de qualquer brasileiro que pense no Rio de Janeiro. “O Rio de Janeiro continua lindo!” E é a mais pura verdade. Agora, o embaixador do turismo no Rio, o cantor Mumuzinho, reproduz esses mesmos versos por todo o Brasil.

A cidade maravilhosa vale a pena ser revisitada por aqueles que já a conhecem e merece estar nos planos de quem nunca foi. Inclusive, nosso Turista Secreto esteve por lá e conta tudo sobre sua experiência.

Entre pontos turísticos famosos internacionalmente, belas praias, natureza preservada no Parque Nacional da Tijuca e riqueza histórica, o Rio de Janeiro oferece turismo para todos os gostos.

Mas o Rio de Janeiro vai muito além da capital e possui destinos tão atraentes quanto a cidade maravilhosa. Conheça alguns deles aqui.

Petrópolis

Petrópolis está localizada a apenas 65km da cidade do Rio de Janeiro. A cidade atraiu a atenção de Dom Pedro I devido ao clima ameno. O sonho do imperador era construir seu palácio de veraneio e, para isso, comprou uma fazenda. Contudo, devido aos acontecimentos históricos já conhecidos, seus planos não foram concretizados. A fazenda ficou para seu herdeiro, Dom Pedro II, que não só construiu o palácio, como toda uma cidade de maneira bem planejada. Dessa forma, Petrópolis é conhecida também como Cidade Imperial.

Foto: Prefeitura de Petrópolis/ RJ

A cidade é realmente linda, possui um centro histórico com rico conjunto arquitetônico preservado em estilo eclético do século XIX. Suas ruas são arborizadas e floridas, entrecortadas por rios. Não à toa é considerada um destino romântico para muitos casais.

Os principais atrativos turísticos para reviver momentos históricos em Petrópolis são o Museu Imperial, o Museu Casa Santos Dumont, Catedral São Pedro de Alcântara, Museu Casa do Colono, Palácio de Cristal e o Palácio Quitandinha.

LEIA TAMBÉM: Campos do Jordão: Dia dos Pais no Parque da Cerveja

Para os cervejeiros, o tour pela Cervejaria Bohemia não pode ficar fora da lista. A visita oferece a experiência cervejeira mais completa da América Latina, dessa forma, garante experiências sensoriais únicas e degustações exclusivas.

Foto: Prefeitura de Petrópolis/ RJ

Além disso, para os que não querem deixar de se conectar com a natureza, o PARNASO, Parque Nacional da Serra dos Órgãos oferece diversas opções. Para levar crianças a trilha que leva ao Poço Paraíso no Circuito das Bromélias é uma boa escolha. São apenas 20 minutos de caminhada. Um pouco mais longa, A trilha para a Cachoeira do Véu da Noiva já é considerada moderada, com duração de 1h30. Para aqueles que gostam de se desafiar, o Morro Açu possui uma subida de 5h, com um nível mais pesado, entretanto com uma vista que compensa o esforço. Todas as trilhas são muito bem sinalizadas.

Mas o turismo de aventura não se resume apenas às trilhas mais difíceis. Ainda é possível praticar arvorismo, rapel, escalada, saltar de asa delta, tudo isso em um visual de tirar o fôlego.

Enfim, Petrópolis é um destino que reúne tudo em um lugar só. Além do clima agradável, possui muita história, cultura, excelente gastronomia e ecoturismo. Por isso atrai turistas de todos os gostos. Impossível não se encantar pela Cidade Imperial.

Angra dos Reis

A 150km da capital Rio de Janeiro, Angra dos Reis é um destino com uma beleza natural paradisíaca. O destino possui 365 ilhas, uma para cada dia do ano, areias brancas e águas cristalinas. Nem precisa dizer o quanto é mágico mergulhar nos mares de Angra e quão rica é a vida marinha.

LEIA TAMBÉM: Floripa Conecta recebe 1º Encontro Brasileiro Cidades Criativas Unesco

Mesmo para aqueles que já foram para a cidade, certamente não viram tudo que Angra tem a oferecer. Cada praia possui sua particularidade e impacta de uma forma diferente. Inclusive, é em Angra que está localizada Lopes Mendes, praia considerada uma das 5 mais lindas do mundo. Possui uma areia muito fina e um mar raso e sempre agitado. Não à toa, é a praia onde os amantes do surf mais praticam o esporte na região. Ao longo de sua orla possui amendoeiras que proporcionam muita sombra e um visual magnífico.

Foto: Prefeitura de Angra dos Reis/ RJ

Ao contrário de Lopes Mendes, temos as Ilhas Botinas. Com mar calmo e transparente, fundo de areia muito branca parece mais raso do que é, mas pode atingir 10m de profundidade em alguns pontos. Com uma vida marinha bem colorida, o local é ideal para mergulhar com snorkel.

Outro local singular é a Lagoa Azul, apelido dado ao local, carinhosamente inspirado no clássico filme dos anos 80. Localizada entre duas ilhotas na região histórica de Freguesia de Santana, a Lagoa Azul é uma piscina natural com fundo arenoso. Porém, o acesso é através de barcos e lanchas e os visitantes descem para mergulhar e alimentar os peixes que, já acostumados, chegam bem perto.

Mas apesar de muitas ilhas e praias, o destino não se resume a isso. É possível fazer trilhas e encontrar belas cachoeiras como a Cachoeira da Feiticeira, que forma uma deliciosa piscina de água doce. Ou ainda ir até o Pico do Papagaio em uma caminhada de 2 horas por mata fechada. De cima é possível avistar toda a Ilha Grande, sendo garantia de um visual incrível. Mas esses são somente aperitivos. O que não falta em Angra dos Reis é aventura.

Ainda em Angra dos Reis, é possível visitar gratuitamente o Observatório Nuclear onde se encontram as Usinas Nucleares Angra 1 e Angra 2. Os visitantes desfrutam de um espaço moderno e interativo que apresenta informações a respeito da geração de energia elétrica a partir de reatores nucleares.

Foto: Prefeitura de Angra dos Reis/ RJ

O centro histórico de Angra também não poderia ficar de fora. É possível fazer todo o passeio contratando um tour a pé e conhecer a Igreja e Convento do Carmo, os edifícios antigos da Rua do Comércio, a Igreja de Santa Luzia e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Dessa forma, Angra oferece muitas opções e para descrever tudo que existe por lá, precisaríamos de muito mais que 365 páginas. Então, já coloque o destino nos planos porque há muito o que ver.

Paraty

A charmosa Paraty está a 95km de Angra. Também possui suas praias e as mais centrais e visitadas são a Praia do Pontal e a Praia de Jabaquara, com águas calmas, quiosques pé na área e agências de aluguel de caiaque e stand up paddle.

LEIA TAMBÉM: O Borogodó da Nova Cozinha Alagoana

Porém, um dos locais de beleza natural mais bonito da cidade é a Vila de Paraty Mirim, com uma praia de beleza singular, lugar ideal para relaxar e desconectar.

Mas a grande estrela da cidade é seu lindo Centro Histórico colorido, da década de 1820, com casarões coloniais tombados pela UNESCO e IPHAN como Patrimônio Nacional.

Foto: Prefeitura de Paraty/ RJ

Não é permitida a entrada de carros no Centro Histórico. Portanto a visitação se torna muito mais tranquila. Durante o tour a pé é possível conhecer a Casa de Cultura, as igrejas Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora do Rosário, São Benedito bem como o Museu de Arte Sacra que fica dentro da Igreja de Santa Rita. Continue a pé até o Largo de Santa Rita e o cais. Esses lugares irão garantir belas fotografias de recordação.

Búzios

Búzios está a aproximadamente 170km da capital Rio de Janeiro. Certamente, mesmo quem nunca foi a Búzios, já ouviu falar da cidade. O destino é famoso pelas suas praias, mas ficou mundialmente conhecido por ser o paraíso secreto da famosa atriz francesa Brigitte Bardot. Em sua homenagem, foi dado o nome de um dos principais e mais interessantes pontos turísticos em Búzios: A Orla Bardot.

Foto: Prefeitura de Búzios/ RJ

Assim, por se tornar tão conhecida, acabou se transformando em uma cidade bastante cosmopolita, que abriga gastronomia do mundo todo. Atualmente, Búzios possui o maior polo hoteleiro do estado do Rio de Janeiro, perdendo apenas para a capital.

Apesar de já consolidado destino praiano, após a pandemia e uma reflexão a respeito do que pode oferecer, Búzios passou a investir em outras vertentes do turismo e, atualmente, demonstra que vai muito além.

Houve um investimento no mapeamento de trilhas que proporcionam verdadeira conexão com a natureza. Além disso, hoje é possível aprofundar na história com a valorização das comunidades quilombolas e a importância dos nativos na construção da cidade, incluindo a população indígena Caiçara.

Enfim, esse é só um pedacinho do que o Rio de Janeiro pode oferecer. Mas sem dúvida uma parcela que demonstra como, não somente a cidade, mas todo o estado continua lindo!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.