Atenção! Um novo momento para os agentes de viagens - Uai Turismo
Conecte-se conosco

Matérias

Atenção! Um novo momento para os agentes de viagens

Entenda a importância dos agentes de viagem e da ABAV na representação da categoria.

Publicado

em

ABAV/EXPO 2022 (Foto: Thiago Paes)

Quando a maior associação representativa do Turismo Brasileiro surgiu, em 1953, não existia um modelo público que atendesse as demandas dos empreendedores da área no país. A ABAV – Associação Brasileira das Agencias de Viagens não só reunia os primeiros agentes de viagens, mas também norteava ações em conjunto que resultaria benefícios a todos, inclusive aos viajantes.

No Rio de Janeiro da década de 50, capital do Brasil, o hotel Copacabana Palace já era sinônimo internacional do turismo brasileiro. Os primeiros cruzeiros marítimos com turistas estrangeiros desembarcavam e desbravavam um país ainda pouco conhecido no mundo. Foi pelas mãos de muitos agentes de viagens e empreendedores do turismo que o Brasil se tornou uma potência mundial no setor, ainda que estejamos estagnados nos últimos anos no número de turistas por aqui.

LEIA TAMBÉM: Tragédia anunciada: 123 Milhas segue a trajetória da Hurb

A importância dos agentes de viagem

São os agentes de viagens que até hoje divulgam o país, que vendem destinos, empreendimentos turísticos, mesmo diante de uma avalanche de softwares e startups que modificaram o trabalho de intermediação e consultoria no planejamento de viagens. Há uma máxima no turismo que diz: “O Turismo é feito de gente para gente”. E de fato isso é difícil de mudar pois estamos falando em sentimentos, paixões de quem deseja viajar e de quem conhece destinos, meios de hospedagem, atrações. É uma troca humana, com máquinas que facilitem os trabalhos.

Ainda que você viajante dispense o serviço desse profissional no afã de que não quer pagar por essa intermediação, saiba que não existe compra de qualquer serviço turístico sem intermediários. Os sites de viagens são grandes agências online que como qualquer prestador de serviço cobra por seu trabalho.

LEIA TAMBÉM: OTA’s: Parceiras ou vilãs da hotelaria?

Então, se os protagonistas do turismo brasileiro são os agentes de viagens, por que seu hotel ainda assume os custos (e os riscos) de vender diárias diretamente para um viajante com o número do whatsapp no balcão da recepção ou colado no espelho do elevador? Por qual motivo a cia aérea congestiona seus canais de atendimento com consumidores tirando dúvidas que poderiam ser sanadas por agentes? Por outro lado, onde estão os agentes de viagens e suas prerrogativas?

ABAV/EXPO 2023

Todos os anos a ABAV reúne os principais players do setor de viagens no Brasil para um grande encontro com agentes de viagens na ABAV/EXPO, esse ano comemorando 50 anos de fundação, onde surgiu, no Rio de Janeiro. E você agente de viagens, já se inscreveu? É associado? É uma grande oportunidade de reativar forças, fazer contatos relevantes, e principalmente prestigiar uma associação que durante o ano todo, há anos, luta por espaço, direitos e fortalecimento do prestígio em ser agente de viagens. São os representantes da ABAV que se reúnem com governos, que representam a categoria. Ou seja, não é apenas uma feira, é um espaço seu. E todos os agentes de viagens deveriam ocupar esse espaço.

ABAV/ EXPO 2022 (Foto: Thiago Paes)

VEJA TAMBÉM: Marcelo Freixo, presidente da Embratur: “Turismo é a solução”

Por fim, que esta comemoração de 50 anos seja também um momento de reflexão para os empreendedores do turismo, principalmente na valorização do trabalho e da trajetória dos agentes de viagens, que de fato vivem um novo momento. Que os balcões e stands da Expo estejam cada vez mais abertos e receptivos, não na distribuição de sacolas e papéis, mas ao diálogo com aqueles que trabalham o ano inteiro em prol do turismo, pois servir, atender a passageiros é um dom, um talento e um ofício. Pense nisso!

A ABAV EXPO acontece entre os dias 27 e 29 de setembro, no Rio Centro. Rio de Janeiro.

Acompanhe também Thiago Paes no YouTube e Instagram @paespelomundo

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.