Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte: foi dada a largada! - Uai Turismo
Conecte-se conosco

Notícias

Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte: foi dada a largada!

Acompanhe o primeiro dia do evento que promete agitar a cena gastronômica e cultural de Belo Horizonte, de 16 a 31 de outubro.

Publicado

em

Abertura da Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte com grandes nomes do turismo e da gastronomia de Minas e do Brasil. (Foto: Uai Turismo)

Aconteceu nesta segunda-feira, 16 de outubro, a abertura da 1ª edição da Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte, no Teatro Francisco Nunes. O evento chega para consolidar ainda mais a gastronomia e cozinha mineira como um dos grandes ícones da capital de Minas Gerais. Afinal, segundo Gilberto Castro, Presidente da Belotur: “Belo Horizonte é a síntese da gastronomia de todo o estado de Minas Gerais”.

Reconhecida como Cidade Criativa da Gastronomia pela UNESCO, Belo Horizonte tem uma culinária que se destaca cada vez mais no cenário nacional e mundial. Neste sentido, a Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte acontece de 16 a 31 de outubro, como programação para profissionais e amantes da gastronomia.

VEJA TAMBÉM: Turismo e gastronomia em Belo Horizonte, presidente da Belotur garante que a capital é a síntese da gastronomia mineira

Programação da Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte

A programação inclui palestras, mostras culinárias, seminários e projetos especiais que ocupam  diferentes locais de BH. De 17 a 31 de outubro será realizada a ação, para convidados, Panelas Abertas, em parceria com o Sebrae Minas, propondo a troca de experiências entre chefs e agentes da gastronomia. Entre 25 e 27 de outubro, a Bienal recebe o 3º Seminário Internacional de Segurança Alimentar e Nutricional, realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, com programação gratuita e aberta ao público, no Teatro Francisco Nunes e na Prefeitura de Belo Horizonte.

No dia 31 de outubro, a ação Saboreando o Amanhã vai tomar conta da Cozinha Tupis, no Mercado Novo, das 12h às 13h30, com degustação aberta ao público. Nos últimos dias de programação da 1ª edição da Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte,  30 e 31 de outubro, a Belotur promove o Fórum Internacional de Gastronomia (FIG-BH), no Sesc Palladium, com programação gratuita e também aberta ao público, mediante inscrição prévia via sympla.

Na abertura foi lançado ainda o documentário “3 Marias” que homenageia 3 grandes mulheres cozinheiras. Dona Lucinha (que também é Maria Lúcia), que fundou o restaurante que carrega seu nome. Compõe também o documentário Dona Nelsa Trombina, do delicioso Restaturante Xapuri, que fica na Pampulha. E ainda, Dona Maria Stella Libânio, estudiosa da culinária mineira e autora do reconhecido livro “Fogão de Lenha”.

LEIA TAMBÉM: BH e Curitiba preparam eventos com grandes nomes da gastronomia nacional e se destacam no turismo gastronômico

Gastrodiplomacia e soft power aparecem como conceitos inovadores na Bienal da Gastronomia de BH

A abertura contou ainda com a participação de importantes nomes da gastronomia e do turismo, como Marcelo Freixo, Presidente da Embratur, Fuad Nonan, Prefeito de Belo Horizonte, Mauro Tramonte, Deputado Estadual e Presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Marcelo Souza e Silva, Presidente do CDL BH e do Conselho do Sebrae Minas, e ainda Edson Puiati, chef reconhecido representando o Sistema Fecomércio e a Frente da Gastronomia Mineira.

Aconteceu ainda um painel que discutiu a gastrodiplomacia. Incluindo nomes como Bernardo Pereira, do Instituto Guimarães Rosa e Itamaraty, Chyara Sales, Secretária de Desenvolvimento Econômico de Belo Horizonte, Rodrigo Ferraz, idealizador do Fartura e ainda, Marcelo Freixo e Ana Paula Jacques, da Embratur – eles discutiram sobre o papel da gastronomia e do ato de comer na cultura de uma cidade. O painel reforçou o poder agregador da cozinha como um “soft power”, conceito que trabalha o poder através da diplomacia, da cultura e da história.

Confira a programação completa da 1ª edição da Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.