Cervejeiros: lúpulo tcheco é novo Patrimônio da Unesco - Uai Turismo
Conecte-se conosco

Notícias

Cervejeiros: lúpulo tcheco é novo Patrimônio da Unesco

A Tchéquia chega a 17 monumentos inscritos na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO! Agora é a vez de uma paisagem única proporcionada pelo lúpulo que garante uma visita imperdível para os verdadeiros amantes de cerveja.

Publicado

em

Foto: Divulgação

O lúpulo, esta erva perene que as pessoas cultivam pelas suas flores amargas, é o “tempero mágico” do qual nenhuma cervejaria pode prescindir hoje em dia. E quando se fala em lúpulo, os cervejeiros de todo o mundo provavelmente pensam na variedade vermelha da mais alta qualidade, a Saaz, nativa da região que rodeia a cidade de Zatec, na fronteira entre o norte e o oeste da Boêmia. Você pode experimentar esta variedade não apenas na mundialmente famosa cerveja pilsner tcheca, mas também na stout irlandesa Guiness ou na belga Stella Artois.

Foto: Divulgação

O lúpulo nas proximidades de Zatec é cultivado há quase 700 anos e, durante todo esse tempo, graças a ele foi criada uma paisagem única adaptada ao seu cultivo. Aqui nasceram variedades da mais alta qualidade e as pessoas ergueram cidades em torno do seu processamento. Tudo isso confere ao Zatec um caráter único.

Foto: Divulgação

LEIA TAMBÉM: Menu especial permite que visitante faça o próprio vinho na Vinícola Arteviva

Novo Patrimônio Mundial

Entre os monumentos que fazem parte do novo Patrimônio Mundial, foram incluídos não apenas o centro histórico de Zatec e o conjunto de monumentos historicamente associados ao cultivo, armazenamento e processamento da planta, mas também os locais onde ele foi vendido e as quintas de lúpulo nas proximidades do rio Ohre, Trnovany com seus secadores de lúpulo preservados e também as fazendas de lúpulo perto da cidade de Stekník, onde você também pode encontrar um belo palácio puramente rococó com um jardim italiano em terraços, que cria uma composição única em uma paisagem repleta de campos de lúpulo.

Numa casa burguesa próxima à cervejaria Zatec fica o Museu da Cervejaria Zatec, que nos permite conhecer a história das cervejarias existentes e também das que não mais existem na região do lúpulo. Você pode conhecer o método de preparo em vários vídeos, mas a cerveja em si não está disponível no museu: para os interessados ​​existe um roteiro turístico que liga o museu à cervejaria, que inclui degustação.

Foto: Divulgação

Muitos atrativos a visitar

Locais e monumentos interessantes, em cuja história o lúpulo desempenhou ou desempenha um papel importante, podem ser encontrados em toda Zatec. Entre eles está, por exemplo, o Templo do Lúpulo e da Cerveja, um centro educativo e de entretenimento, que apresenta as tradições da mundialmente famosa região do lúpulo.

Quem quiser ver a cidade de cima pode subir ao Farol Lúpulo, “Chmelovy majak”, uma torre de observação pouco convencional. Também vale a pena ver o relógio astronômico “chmelovy orloj”, que é um mostrador de relógio com os doze signos do zodíaco e uma representação do ano do lúpulo.

LEIA TAMBÉM: Quatro trens de luxo para conhecer a Espanha pelos trilhos

E, claro, a original fábrica de malte renascentista com a sua exposição e galeria de produção de malte também merece uma visita. Por último mas não menos importante, também não deve perder uma visita ao Museu do Lúpulo, que se orgulha de ter a maior exposição da planta no mundo.

Acompanhe o UAI Turismo também no Instagram @portaluaiturismo.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.