Em Gramado, Festuris movimenta o setor do turismo - Uai Turismo
Conecte-se conosco

Notícias

Em Gramado, Festuris movimenta o setor do turismo

Entenda como a Festuris Gramado tem grande impacto para o consumidor final de viagens

Publicado

em

Foto: divulgação Festuris

Com estandes e corredores movimentados, reuniões de negócios intensas e ambientes de palestras lotados confirmaram a 35º Festuris – Feira Internacional do Turismo de Gramado como a maior de todas as edições. O ambiente estratégico da feira reforça o título de evento de turismo mais efetivo na geração de negócios na América Latina.

Os números do evento de 2023 são grandiosos: a feira cresceu 23% em relação ao ano passado e ocupa pela primeira vez, os três pavilhões do Serra Park, totalizando 27 mil m² de área construída. São 400 estandes quem reúnem 2.700 marcas. O trade do turismo pode contar com 7 palcos de conteúdo, reunindo todas as regiões do país e 40 destinos internacionais. A projeção de negócios no evento é de R$400 milhões de reais. “É uma satisfação muito grande ver o sucesso do evento e o desenvolvimento do turismo cada vez mais a partir do Festuris”, comenta Eduardo Zorzanello, CEO do evento.

Para Festuris o capital humano é o mais importante no turismo

O ser humano como centro do mundo. Este foi o enfoque da palestra do escritor e mestre em sociologia Luiz Fernando Reginato, na abertura do Meeting, realizada, durante a 35ª edição da Festuris. “Os protagonistas somos nós, por isso é primordial a reconexão entre o homem e os negócios”, disse Reginato, lembrando o tema do evento: Capital Humano: Chave da Transformação.

LEIA TAMBÉM: Vice Governador destaca desafios para crescimento do turismo em Minas Gerais durante Festuris 2023

Segundo o sociólogo, são essas reconexões que provocam o gerador do valor econômico e social ativados pela razão e emoção. “As empresas devem ser comunidades de lucro e felicidades, através dos valores éticos”, completou. Para ele, é através da convergência desses elementos que será possível transformar a realidade.

A visão de futuro veio por intermédio do presidente da MSC Cruzeiros do Brasil, Adrian Ursilli. O empresário lembrou da importância do compromisso com a sustentabilidade. “Não há como pensar o futuro do setor sem olhar com especial atenção para o cuidado do meio ambiente”, adverte Ursilli, fazendo questão de lembrar que 71% do planeta é água.

Para estabelecer as conexões com o mundo virtual, subiram ao palco Ana Mudalen, Luciano Palumbo e Caio Mudalen. O trio trouxe à tona a integração das redes sociais com o trade turístico através do tema Autenticidade na Internet – como criar, promover, segmentar e converter nas plataformas digitais. “Pessoal, entrem nas redes, não importa qual a nomenclatura, se influencer, bloguer ou criador de conteúdo, o que interessa é estar e atuar nas redes”, defendeu Palumbo.

LEIA TAMBÉM: Minas Gerais lança 3 novas rotas turísticas no Festuris 2023

Os números que o turismo movimenta mundo são impressionantes! De acordo com a WTTC (World Travel & Tourism Council), no último ano o setor movimentou 9,5 trilhões de dólares no mundo e foram mais 1,8 bilhões de turistas viajando. Os números mostram a capacidade de geração de emprego e renda do setor do turismo, e enfatizam a importância do trabalho técnico e profissional. A Festuris, portanto, é um dos mais importantes eventos de suporte técnico ao setor, pois viabiliza negociações e lança tendências para o próximo ano.

Siga o @portaluaiturismo no Instagram

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.