Governo de Minas apresenta rotas turísticas de café durante a Specialty Coffee Expo, em Chicago - Uai Turismo
Conecte-se conosco

Notícias

Governo de Minas apresenta rotas turísticas de café durante a Specialty Coffee Expo, em Chicago

Minas Gerais tem, pela primeira vez, estande próprio na importante feira, a maior das Américas no segmento cafeeiro, que acontece de 12 a 14 de abril

Publicado

em

Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira e a deputada estadual Maria Clara Marra no estande de Minas Gerais durante a Specialty Coffee Expo Chicago
Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira e a deputada estadual Maria Clara Marra no estande de Minas Gerais durante a Specialty Coffee Expo Chicago (Foto: Uai Turismo)

O primeiro dia da Specialty Coffee Expo Chicago foi marcado pelo lançamento das Rotas do Café do Cerrado e dos Cafés do Sul de Minas e também pela presença de autoridades. A iniciativa, que integra o programa Minas para o Mundo: Mundo para Minas, é promovida com o apoio do Centro Universitário UniBH, do Sebrae Minas e da Expocacer – Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado.

A Specialty Coffe Expo é reconhecida como uma das mais importantes feiras de cafés especiais do mundo e a maior das Américas. Paralelamente ao evento, o Governo de Minas irá promover press trips para jornalistas e influenciadores locais e de outros estados conhecerem as duas rotas. Nas fazendas, eles poderão conferir o processo de produção e torrefação do café, com degustação de cafés especiais combinados com quitandas e quitutes mineiros.

LEIA TAMBÉM: Agenda intensa marca passagem da delegação mineira por Chicago, nos Estados Unidos

O Cônsul Geral do Brasil em Chicago, Reinaldo Salgado esteve no estande e elogiou a iniciativa: “Para mim, não só como Cônsul Geral, mas como mineiro, é um orgulho imenso ver o estado representado nesta importante feira de Chicago, com a possibilidade de bons negócios e projeção do estado de Minas Gerais e do café mineiro para os Estados Unidos”.

As rotas turísticas Cafés do Sul de Minas e Café do Cerrado Mineiro, cujo lançamento nacional ocorreu durante a 36ª Festuris, em Gramado (RS), em novembro do ano passado, em ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, em parceria com o Sebrae Minas e as Instâncias de Governança Regionais (IGRs), oferecem uma experiência completa, em que o visitante pode conhecer desde o cultivo e o preparo até a degustação do produto, cujo sabor leva em conta as características locais.

LEIA TAMBÉM: Dia Mundial do Café: destinos brasileiros exploram potencial da paixão nacional

Leônidas Oliveira, Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais declarou durante a feira que: “hoje, aqui em Chicago na maior feira de cafés especiais da América nós lançamos internacionalmente as duas rotas de cafés do estado – a Rota do Café do Cerrado e a Rota dos Cafés do Sul de Minas, com o objetivo de mostrar os nossos produtos originários da terra para o mundo e também a nossa cultura. Mostrar Minas para o mundo e o mundo para Minas, atraindo também mais turistas e apoiando a geração de emprego e renda no estado, nesta que é uma iniciativa nova, o Governo de Minas mostrando o turismo em uma feira especializada em cafés”.

O Brasil é, hoje, o líder mundial na exportação de café e isso é impulsionado pela produção de Minas Gerais que é a maior do país. O estado, assim, possibilita inúmeras possibilidades de vivências relacionadas ao café que, além de atraírem os turistas, geram emprego e renda para as comunidades.

LEIA TAMBÉM: Cafés, vinhos, cervejas e queijos são protagonistas do turismo brasileiro

A Rota Cafés do Sul de Minas contempla seis municípios da maior região produtora de café do mundo: Três Pontas, Cambuquira, São Lourenço, Baependi, Caxambu e Cruzília. O roteiro reúne seis experiências turísticas relacionadas ao café: Paiol Café Boutique (Três Pontas), Fazenda Santa Quitéria (Cambuquira), Fazenda Catiguá (Cambuquira), Parque das Águas (Caxambu), Café Seival (Baependi) e Laticínios Paiolzinho (Cruzília).

A Rota Turística do Café do Cerrado Mineiro está estruturada no município de Patrocínio, considerado o maior produtor de café do Brasil. A experiência inclui roteiro de fazendas para conhecer as plantações e os processos de cultivo de grãos, além de experimentar a cozinha local e o tradicional café Cerrado Mineiro.

Minas em Chicago

O presidente da Codemge, Thiago Toscano, diz que a participação da companhia na feira de Chicago reforça o compromisso da empresa de projetar Minas Gerais, por meio da gastronomia, no cenário mundial. “Estar presente na feira é dar visibilidade para a cozinha mineira, patrimônio imaterial, e reforçar o Estado como importante player no turismo brasileiro. Além de colocar Minas Gerais como destino de projeção nacional e internacional, o evento incentiva a economia mineira, por meio do reconhecimento do estado como grande atrativo culinário”, ressalta Toscano.

LEIA TAMBÉM: Trabalhar com turismo: o futuro está aberto, seja a mudança

Na feira de Chicago, a Expocacer lança suas operações nos Estados Unidos por meio do hub logístico no estado de Delaware. “O hub vai abrir novas portas de mercado em todos os Estados Unidos, por ter uma localização estratégica no território norte-americano. Poderemos oferecer café no spot, com entrega imediata, em quaisquer quantidades. Isso será possível pelo fato de sempre se ter café disponível em armazéns no território americano em nome da nova Expocacer USA”, afirma Simão Pedro de Lima, diretor superintendente da Expocacer.

Siga o @portaluaiturismo no Instagram e no TikTok @uai.turismo   

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.