Ibiraci - MG: festival de café especial em setembro - Uai Turismo
Conecte-se conosco

Notícias

Ibiraci – MG: festival de café especial em setembro

Icafest acontecerá entre os dias 28 e 30 de setembro e reunirá desde produtores até apreciadores do café.

Publicado

em

Foto: Proença Comunicação

Quem resiste àquele cheirinho de café? E se tem uma coisa que mineiro entende, além de queijo, é de café. Portanto, para os apreciadores e todos os envolvidos na cadeia produtiva desse ouro negro, vem aí a segunda edição do Icafest – Festival do Café de Ibiraci.

O evento acontecerá entre os dias 28 e 30 de setembro na cidade do interior de Minas Gerais que faz parte da região cafeeira da Alta Mogiana. O ICAFEST visa reunir todos os elos da cadeia produtiva do café, tanto da porteira para dentro, como produtores, técnicos e profissionais da cafeicultura, quanto da porteira para a fora, incluindo alunos das escolas locais, apreciadores da bebida, baristas, mestres de torra e provadores.

Baristas irão ministrar cursos sobre café e preparos. Na foto, o campeão brasileiro de drinques com café, Daniel Munari, de Curitiba (PR) (Foto: Proença Comunicação)

Objetivo do Festival do Café de Ibiraci

“Na primeira edição foi surpreendente a participação do público. O número ficou acima de 8 mil visitantes. Para a 2ª edição, temos uma expectativa de crescimento superior a 10% em comparação com o ano anterior”, destacou Edgard Bressani, presidente da Alta Mogiana Specialty Coffees (AMSC), organizadora do evento.

LEIA TAMBÉM: Santos Dumont: a cidade por trás do pai da aviação

O evento foi idealizado para criar oportunidades para os cafeicultores do município e do seu entorno. “Esse festival veio promover os cafés especiais produzidos em Ibiraci, mas vai além. No ICAFEST mostramos o que já temos feito em termos de qualidade e ainda ampliamos o horizonte dos cafeicultores ibiracienses com palestras, conteúdos e uma feira com equipamentos e inovações”, afirmou o prefeito do município, Ismael Silva Cândido.

Vem novidade!

Para esta segunda edição, o ICAFEST prepara novidades. Uma das principais é que o evento incluirá uma das fases do Concurso de Qualidade de Cafés da Alta Mogiana dentro de sua programação. “Pela primeira vez, teremos uma etapa deste concurso acontecendo durante o festival”, lembrou Bressani. O Concurso está em sua 21ª edição e vai avaliar cafés inscritos em três categorias: natural, cereja descascado e fermentação controlada.

Entre as outras mudanças estão atualizações no formato do festival, que ganhará um palco 360°. Os estandes serão distribuídos ao redor desse palco, dando mais dinamismo ao local. Neste ano, o evento terá também a participação da Carreta BB Agro, aumentando sua capacidade comercial.

A programação será totalmente gratuita e incluirá palestras e workshops com temas atuais da cafeicultura e poderá ser acessada em breve.

Aproveite a ida a Ibiraci

Vista Panorâmica do Garrafão

A Vista do Garrafão fica em uma propriedade privada, a Fazenda Grotão. Está a 1.055m de altitude tornando-se um mirante privilegiado para toda a vista do Reservatório da Usina de Mascarenhas de Moraes, região do Garrafão, Mata e Itambé. Apesar de estar em propriedade privada, a entrada é liberada a qualquer momento.

Usina Marechal Mascarenhas de Moraes

A Usina Hidrelétrica Mascarenhas de Moraes foi a primeira grande usina construída no Rio Grande. É possível fazer visitas guiadas para conhecer todo o processo de funcionamento, de segunda a sexta feira, pagando apenas um valor simbólico de R$1,00.

Foto: Jonathan Lamarca Segura/ Flickr

Cachoeira do Tremedal

A bela Cachoeira do Tremendal é uma queda livre de 85m. Acima da queda principal ainda possui 3 quedas com 10m cada. Localizada na Fazenda Santo Alberto, não possui restrições de horários e a entrada é gratuita.

Ponte dos Peixotos

Parada obrigatória para os visitantes de Ibiraci, a ponte levou esse nome por ter sido construída pelos irmãos Peixoto, entre 1902 e 1913. Foi de grande importância para a época por permitir a travessia das grandes boiadas que vinham de Goiás e do Triângulo Mineiro rumo aos mercados do sul e sudeste com cobrança de pedágio dos bovinos.

LEIA TAMBÉM: Espírito Santo: do mar ao mar de morros

Contudo, seu tabuleiro de madeira foi destruído pela cheia do Rio Grande em março de 1929, sendo reconstruída em 1957, onde preserva as características até os dias atuais. O visual é lindo e vale a pena o registro fotográfico.

Então, vá ao Icafest, leve seu cafezinho na mala e aproveite para conhecer um pouquinho mais das belezas guardadas no interior de Minas Gerais. Para mais informações a respeito do Festival do Café de Ibiraci, acesse aqui.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.