Notícias
Mês do Idoso: 5 destinos brasileiros para viajantes 60+
Com foco em bem-estar, ritmo tranquilo e acolhimento, o Brasil oferece destinos que aliam conforto e prazer para quem deseja explorar o país com calma e curiosidade.
No dia 1º de outubro foi celebrado o Dia Nacional e Internacional do Idoso, a data reconhece a importância e valoriza a contribuição das pessoas com mais de 60 anos. Longe da imagem de que a idade é um impeditivo, o envelhecimento ativo tem se tornado uma realidade para milhões de brasileiros que buscam autonomia, independência e novas experiências, incluindo viajar.
LEIA TAMBÉM: Percorrer Lisboa nunca foi tão fácil
Trata-se de um público estratégico e em plena expansão no turismo nacional. Conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do IBGE, a população idosa no Brasil cresceu mais de 30% entre 2012 e 2021, representando atualmente 14,7% de todos os brasileiros. Com a expectativa de vida cada vez mais elevada, a tendência é que este número continue a crescer, abrindo um leque de oportunidades no setor de viagens.
O turista com mais de 60 anos possui características que o tornam um importante cliente para o ramo. Geralmente, ele possui maior flexibilidade de tempo, o que lhe permite viajar em períodos de baixa temporada, ajudando a reduzir os efeitos da sazonalidade nos destinos. Além disso, é um público cada vez mais conectado à internet, que pesquisa, planeja e compra suas viagens online.
Cada vez mais, o viajante idoso busca por destinos e atrações que respeitem seus ritmos e permitam momentos tranquilos e prazerosos. Pensando nisso, a Booking.com selecionou cinco destinos brasileiros com atrações pensadas para encantar quem está nessa fase da vida, onde é possível viver o Brasil com calma, curiosidade e entusiasmo.
Alter do Chão (Pará)

LEIA TAMBÉM: Aventuras entre florestas milenares e comunidades ancestrais na Malásia
Conhecida como o “Caribe Amazônico”, a vila de Alter do Chão encanta com suas águas doces e paisagens únicas. O ritmo é naturalmente tranquilo, ideal para desacelerar e aproveitar a natureza amazônica em sua forma mais pura. Passeios de barco, a contemplação do pôr do sol na Praia da Ilha do Amor e a rica culinária local fazem deste um destino de experiências autênticas. A Pousada e Restaurante Amazonia oferece o aconchego necessário para recarregar as energias após a exploração.
Poços de Caldas (Minas Gerais)

Tradicionalmente associada ao turismo de bem-estar, Poços de Caldas é famosa por suas águas termais e clima ameno. O passeio de teleférico, que leva ao Cristo Redentor da cidade, oferece uma vista panorâmica deslumbrante, enquanto o Recanto Japonês convida à tranquilidade com seu paisagismo oriental. Para o idoso que busca relaxamento completo, o Palace Hotel – Poços de Caldas é uma excelente escolha, com piscina coberta, jardim e spa.
Nova Petrópolis (Rio Grande do Sul)

No coração da Serra Gaúcha, Nova Petrópolis encanta com seu ritmo sossegado, paisagens floridas e a forte herança da cultura alemã. O Labirinto Verde, a Praça das Flores e o Parque Ninho das Águias são ideais para quem busca visuais naturais para renovar as energias. Para o descanso merecido, o Vovô Emílio Chalés oferece um ambiente acolhedor e pensado para dias de tranquilidade.
LEIA TAMBÉM: São Paulo terá primeiro hotel de luxo voltado ao turismo médico no Brasil
Águas de São Pedro (São Paulo)

Uma das menores cidades do Brasil em extensão, Águas de São Pedro se destaca por sua estrutura voltada para o turismo de bem-estar e suas águas medicinais. A fácil mobilidade urbana permite explorar atrações como o Fontanário Municipal e o SPA Thermal Dr. Octávio Moura Andrade com tranquilidade. Para uma estadia estratégica, o LS Villas Hotel & Spa facilita a exploração do centro e dos arredores.
Ilhéus (Bahia)

LEIA TAMBÉM: Parque Vila Velha promove Caminhada Noturna da NASA em outubro
Unindo história e natureza, Ilhéus é um destino com forte legado cultural, sendo cenário das obras de Jorge Amado. Passeios tranquilos pelo centro histórico, a visita à Casa de Cultura Jorge Amado e às igrejas centenárias são imperdíveis. O litoral complementa a experiência com praias de mar calmo e a formação de piscinas naturais, perfeitas para relaxar. Para aproveitar com conforto, a Pousada dos Hibiscus é uma ótima opção de hospedagem.
Siga o @portaluaiturismo no Instagram e no TikTok @uai.turismo
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.