OMT - Organização Mundial do Turismo terá escritório no Brasil - Uai Turismo
Conecte-se conosco

Notícias

OMT – Organização Mundial do Turismo terá escritório no Brasil

Agência da ONU escolhe o Rio de Janeiro para receber o escritório que tratará os temas do turismo nas Américas e Caribe.

Publicado

em

Ministro do Turismo, Celso Sabino e o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili assinam acordo. (Foto: MTur )

Após meses de intensa negociação, o Rio de Janeiro será a casa do primeiro escritório da Organização Mundial do Turismo (OMT) na região das Américas e Caribe. O acordo foi assinado nesta quinta-feira 19 de outubro, durante a 25ª Assembleia Geral da entidade da ONU pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, e pelo secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili.

A expectativa é de que o escritório seja inaugurado ainda neste ano, em dezembro, atuando no planejamento, discussão e execução de ações de qualificação, promoção, atração de investimentos, pesquisas, eventos e desenvolverá estratégias para todo o setor. Além da sede da OMT, em Madri (Espanha), a entidade possui apenas um escritório regional localizada na Arábia Saudita.

Sobre a OMT – Organização Mundial de Turismo e o Brasil

A OMT é uma agência especializada das Nações Unidas (ONU), que é a principal organização internacional de âmbito turístico e um fórum mundial para o debate das questões da política de turismo. Da sua agenda política fazem parte temas como a competitividade, sustentabilidade, redução da pobreza, capacitação, cooperação e orientação para um turismo responsável e sustentável.

LEIA TAMBÉM: Estruturas básicas em atrativos turísticos: uma visão de inovação e gestão de projetos

Com a instalação deste escritório em solo brasileiro e conectando as Américas e o Caribe, podemos esperar uma percepção do turismo mais técnica e com forte pauta econômica e temas ligados à sustentabilidade. Afinal, o turismo pensado como vetor de desenvolvimento econômico e social já vem tomando uma forma mais tangível e sendo percebida pela população em geral como muito mais do que uma pauta apenas de lazer.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.