Conecte-se conosco

Notícias

Onde a Uber não está: confira opções de transporte

Startup com foco em mobilidade aponta alternativas de apps de transporte que em algumas cidades têm mais força do que as plataformas tradicionais

Publicado

em

Imagem de um celular e na tela um aplicativo de transporte
(Foto: Divulgação)

Com a chegada do final do ano e das férias, famílias e amigos já começam a se organizar para viajarem e aproveitarem o restinho de 2023. Para quem viaja por meios de transporte que não são próprios, como ônibus, avião ou trem, recorrer ao carro de aplicativo é, quase sempre, a primeira opção. E entre os mais famosos, está a Uber, dominante nas grandes capitais, mas que nem sempre marca presença em cidades turísticas, por isso, é importante conhecer aplicativos de transporte da região visitada.

Segundo dados da Uber, ela própria não está presente em cerca de 50 cidades com população superior a 80 mil habitantes, como Sorriso (MT) e Altamira (PA). No entanto, isso não quer dizer que não exista transporte via aplicativo nessa e em outras cidades.

LEIA TAMBÉM: Contagem regressiva para a noite da virada do ano em Noronha

Pensando nisso, a Gaudium, startup focada nos mercados de mobilidade e logística, mapeou sete cidades com pouca ou nenhuma atuação da Uber e quais as opções de aplicativos de transporte nesses locais. Confira:

Santarém (PA)

Santarém é uma cidade paraense famosa por ser o ponto de encontro dos rios Tapajós e Amazonas. Todos os anos, milhares de pessoas chegam a ela para ver a mistura das águas. 

No entanto, para quem quiser optar por outros apps, além do Uber, para ir até a Orla de Santarém, pode contar com os aplicativos Boto Car e a Urbano Norte.

Sorriso (MT)

Sorriso é a Capital Nacional do Agronegócio e destaque no turismo de negócios com a realização de feiras, exposições, congressos e fóruns sobre o mercado agro.

Quem quiser uma corrida para ir ao Centro de Eventos Ari José Riedi, onde ocorrem os maiores eventos da cidade, pode contar com o BoraAliUrbano Norte e Urban66.

Altamira (PA)

Altamira é uma cidade paraense que fica a quase 1.200 km da capital Belém e é conhecida por ser a maior cidade em extensão territorial do Brasil, com impressionantes 159,5 mil km², o que a torna uma das maiores do mundo – seu território é superior ao de países europeus inteiros, como Suíça e Portugal.

LEIA TAMBÉM: Black Friday: hotéis fazem promoções imperdíveis

A cidade conta com praias permanentes – Praia da Orla, a Massanori e a Assurini – e praias sazonais, que só aparecem durante o verão. Além disso, há aproximadamente 20 cachoeiras naturais. Caso esteja planejando visitar Altamira, não deixe de baixar o EasyMob para melhor se locomover por lá.

Cachoeira do Sul (RS)

Cachoeira do Sul é um município do Rio Grande do Sul, localizado a pouco mais de 200 km da capital Porto Alegre e conhecido como a capital nacional do arroz.

O turismo da cidade é baseado no turismo de eventos, com a Feira Nacional do Arroz, a Vigília do Canto Gaúcho e a Semana Farroupilha. Também há o turismo cultural com as catedrais, palácios e igrejas da cidade. Para se locomover pela cidade gaúcha, o melhor aplicativo é o Confiança Mobi.

Lavras (MG)

Lavras está a 244 Km de Belo Horizonte e é conhecida como a Terra dos Ipês. Por suas características interioranas, as pessoas a procuram em busca de calmaria.

Na cidade, não há opção de Uber, sendo que os apps privados de mobilidade mais indicados são o 123 CarGo Transporte Urbano e Way Lavras.

Itaituba (PA)

Itaituba é um município paraense nas margens do Rio Tapajós. Por essa e por outras características, é perfeito para o ecoturismo. Algumas opções de turismo na cidade são o Parque Nacional da Amazônia e o Museu Municipal Aracy Paraguaçu.

LEIA TAMBÉM: Encontro da Hotelaria chega a sua 22ª edição em grande estilo!    

Caso esteja por Itaituba, para desfrutar do melhor que a cidade oferece sem preocupações, baixe os aplicativos EasyMobROTA93 e Urbano Norte.

Olímpia (SP)

Olímpia é um município paulista conhecido por abrigar diversos resorts e parques aquáticos, como o Thermas dos Laranjais, um dos mais visitados do mundo. A cidade também é a Capital Nacional do Folclore.

Se estiver por Olímpia e precisar de um transporte, procure pelo aplicativo local GP CAR.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.