Projeto 70 anos de Guimarães Rosa movimentou várias cidades mineiras em setembro - Uai Turismo
Conecte-se conosco

Notícias

Projeto 70 anos de Guimarães Rosa movimentou várias cidades mineiras em setembro

Projeto que celebra o autor de Grande Sertão: Veredas percorre cidades mineiras para ações de educação patrimonial e fomento ao turismo.

Publicado

em

O Projeto 70 anos de Rosa no Caminho da Boiada já realizou ações por várias cidades mineiras desde que foi lançado no mês de março (Foto: Jequitibá/ Luiza de Carvalho)

O Projeto 70 anos de Rosa no Caminho da Boiada já realizou ações por várias cidades mineiras desde que foi lançado no mês de março para celebrar os 70 anos da épica viagem do escritor mineiro Guimarães Rosa que deu origem ao livro Grande Sertão: Veredas. Neste mês de setembro realizou uma intensa programação gratuita nas cidades de Araçaí, Três Marias, Paraopeba e Jequitibá.

Esta é uma iniciativa conjunta do Governo do Estado de Minas Gerais e de três Instâncias de Governança Regionais (IGR), popularmente conhecidas como Circuitos Turísticos. São eles: Lago de Três Marias, Grutas e Guimarães Rosa. A iniciativa tem a proposta de realizar ações gratuitas mensais e itinerantes pelas cidades da região retratada pelo escritor como o Caminho da Boiada que vem sendo estruturado como destino do turismo cultural e de aventura a partir de parcerias entre iniciativa pública, privada e da sociedade civil.

LEIA TAMBÉM: Uma turma, eu e o “encontro” dos Titãs em dezembro

As cidades do Caminho da Boiada de Guimarães Rosa

Araçaí

A véspera do feriado de 7 de Setembro foi de muita diversão e conhecimento para os alunos da rede pública de Araçaí. Patrocinado pela Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, o projeto realizou rodas de conversa sobre brincar sem correr riscos com a rede elétrica, sobre consumo de energia e sobre Guimarães Rosa. Além disso, ainda teve oficina de papagaio e de colorir, apresentação de teatro infantil e contação de histórias.

Araçaí (Foto: acervo Circuito Turístico Guimarães Rosa)

Três Marias a Paraopeba

Em Três Marias, o Grupo Folclórico de Três Marias deu as boas-vindas aos participantes da Ultra Maratona promovida pela Caminhos de Rosa. Estes super atletas percorreram 250 km passando por diversas cidades do Caminho da Boiada até chegar em Paraopeba, na Floresta Nacional (Flona) que recebeu todos com música regional e descontração. Além da prova 250km, teve também provas de 90 km, 63 km, 42 km, 21 km, 14 km e 7 km com largada e chegada na Flona nos dias 8 e 9. Para o idealizador, André Zumzum, “trazer essa perspectiva da visão de Guimarães Rosa de 70 anos atrás, hoje, dentro de uma concepção moderna e com evento esportivo, no caso da Caminhos de Rosa, eu acho que é muito importante, porque de alguma forma também foram as pessoas que inspiraram Guimarães Rosa”.

Jequitibá

O Festival de Folclore de Jequitibá, no dia 9, recebeu a palestra “70 Anos de Rosa no Caminho da Boiada”. Na sequência a Cia Pé de Pano realizou uma intervenção cultural interpretando o conto musicado “Caminho da Boiada”.

LEIA TAMBÉM: Onda de calor – Com temperaturas mais amenas, Campos do Jordão é opção para quem deseja fugir do calor intenso

A importância do apoio de grandes empresas para a cultura e o turismo

A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em apoiar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar a cultura do estado em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo mineiro. Os projetos patrocinados pela companhia, por meio da Lei Estadual e/ou Federal de Incentivo à Cultura, têm por objetivo beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas artísticas. Assim, investir, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a sua energia.

O projeto é patrocinado pela Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e realizado pelas Instâncias de Governança Regional do Turismo Guimarães Rosa, Grutas e Lago Três Maria, e também pelo Governo de Minas Gerais.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.