Trade News
Encontros sobre Turismo Sustentável acontecem simultaneamente em Mallorca, na Espanha
O Turismo da ONU reuniu sua Rede Internacional de Observatórios de Turismo Sustentável para explorar recomendações de políticas acionáveis que impulsionem práticas sustentáveis em todos os destinos.
Organizado pela Fundació Mallorca Turisme (Consell de Mallorca) com o apoio da ONU Turismo, a reunião de 2024 da Rede Internacional de Observatórios de Turismo Sustentável (INSTO) foi realizada juntamente com o III Sustainable Destinations Summit. Recebendo mais de 100 participantes, os eventos apresentaram líderes de pensamento, acadêmicos, autoridades governamentais e profissionais de desenvolvimento para abordar questões-chave em torno do avanço do turismo sustentável em todo o mundo.
LEIA TAMBÉM: Remote Immersion: Embratur participa de evento voltado ao segmento de luxo no Chile
Os tópicos discutidos incluíram a necessidade vital de aprimorar a governança entre os níveis nacional e regional, bem como medir o impacto local do turismo por meio de gerenciamento de dados eficaz. A partir dessas discussões, os delegados identificaram as melhores maneiras de forjar políticas acionáveis que impulsionem práticas sustentáveis em todos os destinos.
Transformação impulsionada pela ciência
A Diretora Executiva do Turismo da ONU, Sra. Zoritsa Urosevic, disse: “Como estamos nos reunindo no contexto de novas métricas adotadas recentemente além do PIB para medir a Sustentabilidade do Turismo pela Comissão Estatística da ONU, vamos coletivamente integrar – como rede INSTO – este novo conjunto de indicadores, colocando as ciências no centro da transformação do turismo. Juntos, estamos acelerando o progresso em direção a destinos turísticos mais responsáveis, acessíveis e sustentáveis.”
José Marcial Rodríguez Díaz, Conselheiro Executivo de Turismo do Consell de Mallorca, destacou os esforços que seu Departamento está realizando “para promover a convivência real entre moradores e turistas, fomentando o turismo responsável entre todos os visitantes e dentro de um marco de desenvolvimento sustentável da atividade turística”.
“Desde o primeiro dia, no Consell de Mallorca, estamos comprometidos com o máximo respeito pela coexistência; este é o nosso principal propósito e missão. Por todas essas razões, não podemos fazer o inimigo errado no turismo. Devemos encontrar o equilíbrio entre o residente temporário e o residente permanente; entre sentir-se visitado e não invadido”, complementa o conselheiro.
Lançada em 2004, a Rede Internacional de Observatórios de Turismo Sustentável (INSTO) da OMT visa promover a melhoria contínua em sustentabilidade e resiliência dentro do setor de turismo. Por meio do monitoramento sistemático do desempenho do turismo, a INSTO conecta destinos dedicados, permitindo a troca de conhecimento e melhores práticas para a gestão responsável do turismo.
Hoje, o INSTO conta com 45 membros das Américas, Ásia e Pacífico e Europa, com novas e interessantes adições de observatórios na Colômbia e na Áustria.
Siga o @portaluaiturismo no Instagram e no TikTok @uai.turismo
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.