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Turismo e Inovação

Do Brasil para o mundo através do audiovisual

Entenda a importância do audiovisual nas estratégias de promoção e marketing turístico para o seu destino.

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Fonte: Freepik

No imaginário coletivo, o Brasil é compreendido como um país criativo, múltiplo, rico em cultura, natureza e atrativos diversos que, por mais que reconheçamos, ainda nos é de difícil compreensão as razões pelas quais ainda não estamos no topo da lista de desejos dos turistas de todo o mundo. Porém, só conseguimos ser desejados, se nos apresentamos, e, se cuidamos da forma como o fazemos.

A Embratur, prestes a fechar seu primeiro ano de gestão e que tem por missão promover internacionalmente o país, vem trabalhando em diversas frentes para a retomada da presença e promoção do Brasil junto ao mercado internacional. A instituição decidiu então se pautar em apresentar o país, tendo na economia criativa, tanto no conteúdo: gastronomia, audiovisual, artesanato, como na forma: exposição e experiências, uma de suas diretrizes.

Visit Brasil Gallery

A partir da proposta de compreender o Brasil como uma obra de arte, propõe-se então, o “Visit Brasil Gallery”, uma estratégia de apresentar o Brasil em formato de exposição imersiva, que, assim como as várias exposições de arte que tanto vemos, é criativa, diversa, sedutora, inovadora e desperta no público a vontade de conhecer ainda mais o objeto e o artista apresentado, neste caso, os destinos turísticos brasileiros.

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Toda exposição demanda uma ação prévia: a curadoria dos trabalhos, expressões, vida do artista ou do movimento a ser apresentado. O mesmo acontece nesta proposta, porém, o que chamamos de curadoria na arte, leia-se as atividades de inteligência e análise de mercado, de forma a compreender quais destinos e como os mesmos devem ser apresentados em cada uma das edições do “Visit Brasil Gallery” planejadas.

Trata-se então de compreender quais atrativos, atividades, experiências devem ser “expostos” nesta galeria. Pelas próprias características dos destinos brasileiros, já imaginamos que quase podemos brincar que para essa curadoria, o céu é o limite. São diversas atividades de gastronomia, apresentações musicais, peças de arte e artesanato, filmes e documentários, literatura, produtos e por aí vai, para que o Brasil possa ser promovido com o que tem de melhor em cada um dos territórios.

Promoção do destino através do audiovisual

Cabe destacar aqui um dos principais ativos para esta nova proposta de promoção do destino: o audiovisual, seja com material elaborado com o foco da promoção turística do destino, seja com outro exemplares como filmes, documentários, curtas que, não tem como objetivo fim a promoção turística mas que, por serem gravados no destino ou por tratar temas locais, contribuem para a promoção do mesmo e despertam o interesse do turista.

Destaco, a título de exemplo, o documentário “Três Marias”, recentemente lançado, que conta a história e o legado de três das maiores mestras da cozinha mineira, Maria Stela Libânio, Lucinha Nunes e Nelsa Trombino. Apesar de não ser um material feito para promoção do destino, sua temática contribui para a promoção de Belo Horizonte e Minas Gerais, por apresentar, com imensa sensibilidade, parte da história da gastronomia mineira.

As “Film Comissions”

A aproximação do turismo e do audiovisual não é algo recente, a visita aos estúdios de filmagem em Hollywood, o tour que apresenta a casa das estrelas e a calçada da fama em Los Angeles são produtos já consolidados há muitos anos. O que é recente é a disseminação das “Film Comissions” e a inclusão do audiovisual, em caráter oficial, no planejamento dos territórios e nas estratégias de promoção e marketing turísticos.

Film Comission, ou comissão de audiovisual em tradução livre, é uma comissão formada por instituições públicas e privadas que atuam de forma a captar e apoiar a realização de trabalhos audiovisuais no território que representam. Logo, é o coletivo que contribui para a revisão e propostas de leis, programas, projetos e iniciativas diversas que incentivem a produção audiovisual na localidade.

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Algumas cidades e países vem fazendo isso com maestria, à exemplo da Nova Zelândia com a trilogia de Senhor dos Anéis, aproveito para convidá-los a assistir o vídeo de segurança da Air New Zealand pautado no tema. Londres com as aventuras do trio de bruxos mais amado: Harry Potter, Hermione Gringer e Ron Wesley, Escócia com a série Outlander e destinos diversos com a saga de Game of Thrones. No Brasil, temos, ainda que timidamente, exemplares como Belo Horizonte com o filme O Menino Maluquinho e a série Hilda Furacão, o Leblon evidenciado em várias novelas globais, assim como roteiros que apresentam locais de gravação, seja Mangue Seco com Tieta, Ouro Preto com Coração de Estudante, a recém reapresentada Pantanal e a projeção do Monte Roraima em Império.

Film Comissions e órgãos de turismo

Recentemente, muitas Film Comissions vem buscando envolver os órgãos de turismo, de maneira a ampliar ainda mais as possibilidades em torno do setor audiovisual. Se consideramos que a captação de produções audiovisuais se inicia, de alguma forma, com a apresentação do território, ou seja, com a apresentação de um, provável, destino turístico, nada mais coerente em ter tais entes como parte. Porém, mais do que auxiliar na captação, apresentando toda a cadeia produtiva do turismo local e possíveis parceiros e fornecedores, como meios de hospedagem, espaços de eventos, bares e restaurantes, entre outros, a participação dos órgãos de turismo nestes grupos é uma forma de tentar ampliar ainda mais os impactos positivos dos frutos da produção audiovisual.

Ou seja, a produção audiovisual pode fomentar a formatação de novos produtos turísticos locais, gerar experiências diversas, ampliar a presença e o interesse de profissionais do setor em atuar e produzir localmente, incentivando ainda mais o setor do audiovisual e seus desdobramentos para a economia local.

Oportunidades

Uma das possíveis estratégias para incentivar ainda mais a aproximação do audiovisual e do turismo são os concursos, editais e premiações sobre o tema. Recentemente, a Embratur disponibilizou um edital específico para produção audiovisual e o IGCAT, International Institute of Gastronomy, Culture, Arts and Tourism realiza todos os anos o Food Film Menu, um concurso de melhor filme de gastronomia dentre os destinos turísticos gastronômicos em que a entidade atua e que se postulam para receber o título de “World Region of Gastronomy”.

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Foto: Freepik

Concluo que, mais do que gerar material de qualidade, que atende aos nossos anseios e promove momentos de lazer, entretenimento, cultura, educação, a produção audiovisual tem um impacto ainda maior nos territórios. Deve fazer parte das estratégias de promoção e marketing turístico, contribui para o posicionamento de marca lugar, promove a economia criativa, fortalece vínculos e auto estima dos cidadãos e transborda a magia do cinema para além da tela de projeção. 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.