Viagem
Cicloturismo pelas cerejeiras de Washington DC, um passeio inesquecível
Para quem acha que a capital americana só oferece o turismo cívico, irá se impressionar com a celebração da amizade entre Estados Unidos e Japão transformada em um verdadeiro espetáculo de flores e receptividade

Poucas pessoas sabem que Washington DC, oferece muito mais do que turismo cívico. A cada época do ano a cidade apresenta diversas opções que vão precisar de mais do que um bate e volta de Nova York para serem desfrutadas da melhor maneira. Uma dessas opções é o Festival Nacional da Flor de Cerejeira, uma celebração anual que marca a chegada da primavera em Washington DC, realizado anualmente abrindo a estação mais florida do ano e encerrando o frio intenso. O evento homenageia a amizade entre os Estados Unidos e o Japão, originada pela doação de 3.000 cerejeiras pelo prefeito de Tóquio, Yukio Ozaki, em 1912.
A programação do festival movimenta significativamente o turismo na capital americana. Atrações como a Cerimônia de Abertura, o Festival de Pipas Florescer, o Desfile Nacional das Cerejeiras e o Sakura Matsuri – Festival de Rua Japonês oferecem aos visitantes uma imersão na cultura japonesa. Estabelecimentos locais, incluindo hotéis, restaurantes e comércios, participam ativamente, oferecendo pacotes temáticos, menus especiais e promoções, contribuindo para o aquecimento da economia local a partir da temática das cerejeiras durante o período do festival, que dura quase 30 dias.

Praticar cicloturismo pelas cerejeiras é a melhor forma de conhecer a cidade e o festival
Explorar as cerejeiras de bicicleta proporciona uma experiência única em Washington, DC. A cidade possui ciclovias bem estruturadas e rotas designadas, além de ruas bem planas. Com essa estrutura e esse cenário é possível desfrutar da paisagem ao redor do Tidal Basin e outros pontos emblemáticos da cidade.
LEIA TAMBÉM: Maior festival de gastronomia do mundo acontece em São Paulo em junho
O Tidal Basin, o maior cenário das cerejeiras, é uma enseada ao lado do Rio Potomac, próximo a importantes memoriais como o Jefferson Memorial e o Lincoln Memorial. Mas a área que mais concentra as belíssimas árvores e vale descer da bike e caminhar à pé é no Memorial de Martin Luther King. O memorial que foi inaugurado em 2011 pelo então presidente dos Estados Unidos Barak Obama e é formado pela Mountain of Despair (montanha do desespero), uma escultura de duas montanhas, e a Stone of Hope (pedra da esperança), que contém uma escultura de 9 metros do próprio Martin Luther King.
Uma das empresas que realizam o passeio de bike pelas cerejeiras é a Unlimited Biking. Em um mix de história americana entre os prédios do National Mall, guias extremamente simpáticos e receptivos e as árvores que decoram a cidade, o passeio é recheado de paradas estratégicas para fotos e muito bate papo com o guia (caso você seja aquele viajante que dispensa uma boa conversa). Para quem gosta de se sentir exclusivo e especial essa é a melhor forma de conhecer a capital americana.
Os passeios de bike duram 2 horas e podem acontecer em formato individual ou em grupo e a empresa oferece além de bicicletas em excelente estado de conservação, capacete de segurança e identificação. Já a população local está bem acostumada a conviver com os ciclistas, por isso é bem tranquilo de transitar pela cidade e se sentir praticamente um nativo.
Você pode até conhecer Washington DC e o National Mall, mas conhecer a cidade de bicicleta proporciona uma outra perspectiva desses atrativos já tão conhecidos. E se puder coincidir esse passeio com o Festival Nacional da Flor de Cerejeira, irá se impressionar com a quantidade de árvores e flores em cores homogêneas. O festival não só embeleza a cidade com suas flores, mas também reforça os laços culturais e é considerado um dos eventos mais aguardados do calendário turístico de Washington DC.
Onde comer após o passeio de bike pelas cerejeiras
O Filomena Ristorante não fica tão perto do National Mall (que oferece muitas opções de alimentação), mas vale a esticada até o charmoso bairro de Georgetown para uma deliciosa experiência neste tradicional restaurante italiano de alta gastronomia. O restaurante que existe há mais de 40 anos, apresenta um cardápio inspirado na culinária simples, porém criativa, da Madre Filomena, bem como em suas maravilhosas receitas tradicionais do velho mundo.
LEIA TAMBÉM: O que Literatura faz em um site de Turismo?
O cardápio inclui uma extensa carta de vinhos com uma variedade dos melhores vinhos da Itália. Inclusive, o Filomena Ristorante foi incluído entre os 100 Melhores Restaurantes para Amantes de Vinho nos EUA pela Open Table. No período do Festival Nacional da Flor de Cerejeira o restaurante também se prepara para a primavera inteiramente decorado com flores de cerejeiras. Com este cardápio e esta história vale a visita, mas é recomendado a reserva antecipada, afinal o restaurante é bem concorrido.
Conhecer a cidade que abriga o centro do poder político dos Estados Unidos, mas desfrutá-la de uma maneira ampla interagindo com as pessoas e a cultura local é a receita ideal para quem gosta de realizar imersões durante suas viagens.
Siga o @portaluaiturismo no Instagram e no TikTok @uai.turismo
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.