Interior de São Paulo: descubra Caconde - Uai Turismo
Conecte-se conosco

Viagem

Interior de São Paulo: descubra Caconde

De esportes radicais a produção de vinhos coloniais, conheça os encantos de Caconde, a maior produtora de café de São Paulo.

Publicado

em

Foto: Master Natação Círculo Militar SP/ Flickr

Se estendendo por Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, a Serra da Mantiqueira guarda inúmeras belezas e destinos incríveis para se conhecer. E é na divisa de São Paulo com Minas que encontramos um desses destinos. Ainda pouco conhecida por turistas, Caconde, além de maior produtora de café do estado, possui aquele climinha gostoso de montanha e claro, muitas belezas naturais.

Para aqueles que gostam de aventura, Caconde é perfeito para praticar rafting, tracking, escalada, canyoning entre outros esportes em meio à natureza. Mas mesmo que o seu lance não seja os esportes radicais, o destino também oferece oportunidades de descansar e contemplar paisagens maravilhosamente incomuns.

Rafting no Rio Pardo

Foto: Tha Queiroz/ Flickr

Se você chegou em Caconde e já busca logo por adrenalina, a pedida é o rafting no Rio Pardo. Esse é um local perfeito para o esporte pois o nível da água é controlado pela usina de Graminha, que fica bem perto do ponto onde saem os botes para dar início à aventura. É possível adquirir o passeio com agência de turismo da cidade, com todo o material de segurança incluído e instrutores especializados.

Cachoeira Santa Quitéria

Foto: Andre Costa/ Flickr

LEIA TAMBÉM: Litoral norte de São Paulo: 15 lugares instagramáveis incríveis

A cachoeira Santa Quitéria é uma belíssima queda de 45m. A queda d’água fica mais afastada da cidade, sendo necessário ir de carro e completar o caminho por trilha. Ela não é própria para banho por ter muitas pedras, mas fazer rapel nessa cachoeira é uma experiência incrível. Sem contar a vista, imperdível!

Trilha da Usina Velha

Mas se o que você quer uma trilha seguida de um banho de cachoeira e relaxar nas águas doces do Rio Pardo, a trilha da Usina Velha é a pedida. Ao longo do caminho você encontrará lagos e pequenas quedas d’águas em que poderá curtir sem se preocupar. É certo que precisará andar um pouco já que são 4km de trilha, porém, ao final há uma tirolesa sobre o lago para encerrar o passeio de um jeito perfeito.

Parque Graminha

O Parque Graminha é para aqueles que realmente querem descanso. O parque é público e um local agradável para curtir as águas limpas e calmas da represa Graminha. É possível, pescar, fazer canoagem, andar de jet ski bem como nadar. O parque ainda possui ótima infraestrutura, com quiosques, banheiros, lanchonete e parquinho para crianças. Excelente para depois de alguns dias de aventura, relaxar contemplando a natureza.

Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição

Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição (Foto: Aprecesp Turismo Paulista/ Flickr)

A Basílica, construída no estilo romântico em 1820, impressiona pelo tamanho e arquitetura. Ela passou por inúmeras reformas ao longo dos anos e está em ótimo estado de conservação.

Sítio Boa Vista do Engano

Claro que o café não poderia ficar de fora. Caconde sendo a maior produtora de café de São Paulo possui inúmeras fazendas com esse fim e várias são abertas a visitação. Dentre elas, o Sítio Boa Vista do Engano, onde é produzido o café Bazilli. Esse café delicioso já foi provado pelos Papas Bento XVI e Francisco quando estiveram no Brasil. Então, além de tomar o cafezinho, poderá conhecer a fazenda e andar pelos cafezais.

LEIA TAMBÉM: Viagem de trem: desfrute de experiências incríveis

Vinícola Fiorine

Além do café, você encontrará vinho de qualidade em Caconde. A Família Fiorini produz vinhos coloniais e recebe visitantes para um tour pela vinícola. Após a visita, aproveite a degustação da bebida acompanhada de queijos e geleias artesanais. Uma delícia!

Mirante de Caconde

Para fechar essa lista dos atrativos, está o Mirante do Caconde, um dos lugares mais bonitos do interior de São Paulo. A uma altura de 1195m e visão panorâmica de 360°, o mirante permite avistar toda a represa de Graminha e as montanhas repletas de cafezais.

Mirante Caconde (Foto: Aprecesp Turismo Paulista/ Flickr)

Além da linda vista, o mirante é repleto de simbolismos. A praça possui formato de trevo de 4 folha e dentro dela encontramos representações da estrela de Davi, da cruz de malta, da flor de lotus, duas pirâmides, um tigrama e uma estrela de seis pontas. Todos com seus significados. Ainda possui um portal 11-11, descrito como um elo ente o mundo terreno e o mundo espiritual. Realmente, é um lugar único.

Mirante com vista da represa (Foto: Aprecesp Turismo Paulista/ Flickr)

Onde comer

Recanto Harmonia Restaurante

Um lugar lindo e aconchegante para toda a família e o melhor, uma comida deliciosa. É o tipo de ambiente que você fica à vontade e não vê o tempo passar. Portanto, não vá com pressa de ir embora.

Pizza na Roça

Com ambiente rústico e climinha de rancho, a Pizza na Roça agrada pela maça fina e crocante e bastante recheio. Em 2008 a pizzaria venceu um concurso que elegeu o sabor Brócolis Caboclo, como a melhor do Brasil. Pode parecer um sabor estranho, mas é realmente divina! Que tal experimentar?

LEIA TAMBÉM: Conheça 5 atrativos para desfrutar de Monte Verde o ano inteiro

Restaurante Talismã

Se o desejo é de comer um peixe, então o lugar certo é o Restaurante Talismã, a beira da represa. Além de um visual lindo, o cardápio de peixes é igualmente maravilhoso.

Onde se hospedar

Pousada do Xerife

Além de uma vista maravilhosa e ser pet friendly a pousada possui quartos temáticos como Casa na Árvore, Casa das Pedras e Chalé Suspenso. O café da manhã é incrível e um bônus é que fica bem perto do mirante do Caconde.

Encanto da Mata EcoResort

Lindo e aconchegante, também pet friendly. Além do café da manhã maravilhoso, o almoço servido no fogão a lenha possui a mesma qualidade. Cercado pela natureza, lugar ideal para o descanso.

Agora é só marcar na agenda a data da próxima escapada, pois o lugar do refúgio você já sabe qual é!

LEIA TAMBÉM: Fim de ano: Natal e Réveillon de luxo em Santa Catarina

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.