Viagem
Quintal das crianças: restaurante em Curitiba possui 2mil m2 com brinquedos criativos baseados em métodos educacionais
O Quintal Brincante Gastronomia reúne boa comida e espaço para crianças de todas as idades aprender brincando e já prepara nova unidade na rota turística da região metropolitana.
Em tempos de telas brilhantes, toques rápidos e pouca interação pessoal, principalmente para as crianças, um restaurante em Curitiba vai na contramão dos malefícios da tecnologia ao unir gastronomia brasileira e métodos educacionais.
Pneus reciclados e coloridos, balanços de madeira e até um pequeno curral em algum momento lembram quando, em ruas de cidades pouco asfaltadas, crianças se juntavam para brincar na frente de casa. Em grandes cidades esse cenário é praticamente inexistente. Além disso, os diversos equipamentos eletrônicos disponíveis – muitas vezes imitando esses lugares – acomodam pais e, por conseguinte, as próprias crianças na frente da tela do computador.
Quintal Brincante Gastronomia
Quintal Brincante Gastronomia traz esse universo lúdico, infantil e saudavelmente saboroso como uma boa opção de lazer para a família. Durante o mês de outubro, em comemoração ao Dia das Crianças, o espaço contará com programação especial inspirada nos elementos da natureza: ar, fogo, terra, água.
Mais que uma programação especial, toda a estrutura lúdica do espaço foi criada baseada nos principais métodos educacionais, como o Maria Montessori, no qual o foco é a criança aprender sozinha; ou o método Freiriano, o qual entende que o aluno pode libertar-se por meio do conhecimento; ou ainda o método Waldorf, no qual aulas estimulam tanto o pensar quanto o sentir, entre outros.
“A melhor forma da criança se desenvolver é brincando. Quanto mais ela brinca, mais a facilidade de aprendizado.” Contextualiza Diogo Cauneto, empreendedor do Quintal Brincante. Conhecimento que Diogo traz de outra atividade que exerce na educação, na administração de faculdades à distância. “Nos finais de semana temos mais de 10 monitoras psicopedagogas, auxiliando as crianças”, enfatiza.
Durante a pandemia, Diogo, tinha um restaurante apenas com delivery e, diante da dificuldade de ir a um restaurante com espaço kids (por estarem fechados) sentia-se obrigado a entregar o celular para suas duas filhas brincarem. Foi nesse momento que decidiu abrir um espaço focado em brincadeiras de criança.
Sobre a demanda por lugares simples, que atraiam novos clientes, foi uma surpresa para o empreendedor Diogo. “No início abrimos para 70 lugares, hoje temos 250. Chegamos a ter 3h de fila de espera” lembra. “As pessoas querem natureza”, complementa.
E para comer?
No cardápio: entradas, pratos caseiros (bem brasileiros) como o baião de dois, picadinho de carne com couve, bolinho de abóbora com pernil, carne de sol acebolada. E diversas sobremesas com compotas e frutas locais.
Destaque especial para o bolinho de abóbora com perfil, impecável no sabor, na textura, na quantidade servida. Excelente opção para começar um menu que passa ainda por vários sabores tipicamente brasileiros.
LEIA TAMBÉM: Planeje seu final de ano em família no LEGOLAND Florida Resort
O Quintal Brincante recebe grupos de crianças de escolas, famílias e quem deseja um dia gastronômico relaxante rodeado de verde e ludicidade em plena cidade de Curitiba. Agora, conhecedor do potencial sustentável e do empreendimento, Diogo se prepara para abrir nova unidade na rota turístico gastronômica de São José dos Pinhas, na região metropolitana. De fato, o surgimento de experiências turísticas e gastronômicas nas regiões metropolitanas de várias capitais pelo Brasil parece ser uma tendência, legado do turismo regional que se fortaleceu nos últimos anos e se consolidou como uma prática positiva, saudável e sustentável. O Destino perfeito para resgatar o melhor da humanidade em tempos antagônicos de conflitos e alta tecnologia: a ingenuidade dos tempos de criança.
Siga Thiago Paes no Instagram, YouTube @PaesPeloMundo e também na tv no canal Travel Box Brazil. email: contato@paespelomundo.com.br
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.