Conexão Minas – Curaçao: quando estratégia e gestão conectam dois destinos de peso - Uai Turismo
Conecte-se conosco

Notícias

Conexão Minas – Curaçao: quando estratégia e gestão conectam dois destinos de peso

Publicado

em

Homem branco de terno e mulher negra de roupa preta posam para foto em um gramado verde, com casa ao fundo, à noite.
Secretário de Cultura e Turismo de Minas, Leônidas Oliveira e a Diretora da Divisão de Cooperação Econômica Externa no Ministério do Desenvolvimento Econômico de Curaçao, Vanessa Toré. "União de esforços para o turismo dos dois destinos". (Foto: Uai Turismo)

Esse ano foi inaugurado o voo direto que une a ilha do Caribe à capital de Minas Gerais, Belo Horizonte. Esse voo foi o início de uma parceria que vem ganhando força, com a união inédita dos dois destinos, conectando Minas e Curaçao, onde estratégia e gestão unem dois destinos de peso. Sempre ouvimos falar em parceria entre destinos, mas na prática pouco vimos isso acontecer. Geralmente as iniciativas terminam na assinatura de um protocolo de intenções.

Entretanto, dessa vez se desenha uma realidade bem diferente e inovadora. A partir do cenário comercial da aviação que já conta com dois voos semanais lotados, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, liderada pelo Secretário Leônidas Oliveira, tomou a frente de protagonizar um verdadeiro intercâmbio cultural com fins turísticos. Além de divulgar o destino Curaçao para os mineiros, Minas Gerais está amplamente sendo divulgada na ilha. Além dos moradores locais que se interessam belas belezas de Minas, existe a possibilidade do turista de Curaçao esticar mais 6 horas de voo direto para conhecer o Brasil, entrando por Minas Gerais.

LEIA TAMBÉM: Da praia à serra, conheça o melhor do Espírito Santo

Neste sentido, as ações estão apenas começando. E essa semana o estado está recebendo um grupo de jornalistas e influenciadores de Curaçao para conhecerem e divulgarem o estado por lá. Ainda esta semana acontece o 1º Festival Internacional da Cozinha Contemporânea – Caipiblue, em Belo Horizonte, com participação de toda a comitiva governamental e promocional de Curaçao e, claro, dos mineiros.

1 Drink para 2 destinos

Foi criado pelos 2 destinos um drink que celebra essa união histórica, o Caipiblue, baseado nas duas bebidas típicas de cada um: a cachaça mineira e o Curaçao blue. Com as cores do mar do Caribe e o toque de cachaça já conhecido dos mineiros, o drink promete criar expectativas para os turistas de lá pra cá, e de cá pra lá.

“Capiblue” une a tradição gastronômica de Minas Gerais e Curaçao, com a cachaça mineira e o Curaçao blue. (Foto: Renata Garbocci)

Nos dias 1 e 2 de setembro será possível ver (e experimentar) de perto essa união, no 1º Festival Internacional da Cozinha Contemporânea – Caipiblue, que celebra a tradição, a patrimonialização e a inovação da cozinha mineira. E nesta primeira edição, apresenta Curaçao. Confira a programação completa aqui.

LEIA TAMBÉM: Dia do bacon, comemore a gula!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.