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Mimos para os hóspedes, você sabe qual a importância disso?

Entenda como os “mimos” podem fazer diferença na experiência do hóspede e trazer maior visibilidade ao seu hotel.

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Foto: cookie_studio/ Freepik

Analisando minhas estatísticas sobre postagens em redes sociais por parte de hóspedes dos mais diversos meios de hospedagens de diferentes categorias, em viagens a lazer como negócios concluo que, com larga vantagem as fotos mais recorrentemente postadas são as registradas na chegada e retratando os “mimos” personalizados, carinhosamente preparados pelo hotel e colocados nos apartamentos.

É de vital importância relembrarmos que a genuína missão do hoteleiro não é simplesmente satisfazer as expectativas de seus hóspedes, muito além disso ele deve surpreendê-los positivamente. Gerar o encantamento, promover uma experiência realmente inesquecível. Para tal nada melhor que começar com uma surpresa sensorial!

Seja criativo e atento!

Esta semana ao reservar uma hospedagem para um casal de amigos contatei o Gerente Geral do hotel e, como de praxe pedi uma atenção especial. Se possível um “upgrade” de categoria da acomodação e a colocação de um mimo (usualmente chamado também de “tratamento VIP”). Me ocorreu citar no pedido a preferência futebolística do casal. Brilhantemente, o gestor do hotel utilizou esta informação na elaboração da mensagem de boas-vindas que acompanhou o sugestivo pitéu gastronômico regional. A receptividade foi imediata e as postagens em poucos minutos estavam nas redes com a marcação do referido hotel e palavras de reconhecimento. Recebi logo em seguida por parte do casal a foto com palavras de exaltação.

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Na semana em que comemora-se o “Dia do Cliente” neste 15 de setembro nada melhor do que falarmos sobre aquilo que podemos realmente fazer para surpreendê-los. No caso da hotelaria os clientes podem ser os hóspedes ou os passantes (participantes de eventos no hotel e frequentadores de suas instalações não necessariamente hospedados). Em todas as situações eles precisam ser cuidados e reconhecidos como aqueles que viabilizam a atividade e são os únicos responsáveis pela manutenção de empregos e recursos financeiros para sustentar a operação.

Usando as redes sociais a seu favor

Relembro que as redes sociais oferecem um manancial de informações sobre preferências pessoais, hábitos e características dos futuros hóspedes de qualquer hotel. Dedicar tempo a esta pesquisa e através delas preparar os mimos personalizando a recepção promovem uma sensação surpreendente. O cliente imediatamente saberá que ELE estava sendo esperado, não apenas mais uma pessoa.  

Em tempos onde a reputação e a visibilidade se medem em cliques e marcações nas principais redes sociais este trabalho se torna altamente valioso e gera crescimento dos negócios como consequência.                  

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Obviamente que a experiência positiva não deve restringir-se apenas aos mimos de boas-vindas e sim manter a observação de todos os detalhes operacionais e a qualidade do atendimento durante toda estada, porém para que seu cliente inicie a elaboração da história com final feliz que irá contar sobre sua viagem nada melhor que começar com o pé direito. 

Tenha certeza que entre dizer que têm razão e ser feliz seu hóspede SEMPRE preferirá a segunda opção!                 

Maarten Van Sluys (Consultor Estratégico em Hotelaria – MVS Consultoria)

(31) 98756-3754 

e-mail: mvsluys@gmail.com

Instagram: @mvsluys

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.