Gastronomia
BH e Curitiba preparam eventos com grandes nomes da gastronomia nacional e se destacam no turismo gastronômico
Bienal da Gastronomia de BH e Festival Tutano em Curitiba discutirão a culinária local e internacional com palestras de especialistas.
Belo Horizonte, cidade criativa da gastronomia, título reconhecido pela Unesco, amanhecerá nesta segunda-feira (16), mais gastronômica que nunca. A 1ª edição da Bienal da Gastronomia trará programação especial até o dia 31 de outubro. Evento que chega numa hora muito especial para a capital mineira, que vem atraindo cada vez mais viajantes que buscam experiências gastronômicas e uma cidade preparada para recebê-los.
Do outro lado, Curitiba engatinha em projetos ora turísticos, ora gastronômicos que tendem a convergir num próspero turismo gastronômico. A capital do Paraná já é destaque na gastronomia dada a quantidade de opções de restaurantes e experiências culinárias que existem na cidade. E, da mesma forma que também é destaque no turismo com atrações únicas como o trem pela Serra do Mar. Eventos como o Festival Tutano, que acontecerá dias 21 e 22 de outubro, com a participação de grandes nomes da gastronomia nacional mostram que a cidade está no caminho certo.
A bienal de BH
A bienal de Belo Horizonte reúne renomados chefs e personalidades do setor, do Brasil e de outros cinco países ibero-americanos, em uma programação gratuita e intensa com palestras, mostras culinárias, seminários e projetos especiais, que acontecem em diferentes locais. A 1ª edição da Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte chega para consolidar a capital mineira como um polo turístico gastronômico, fortalecer as relações institucionais e possibilitar o cumprimento de diversos compromissos pactuados junto à Unesco, a partir da conquista do título de Cidade Criativa da Gastronomia.
LEIA TAMBÉM: Minas Gerais: gastronomia mineira recebe prêmio internacional na ABAV Expo
Nos últimos dias de programação da Bienal, nos dias 30 e 31 de outubro, a Belotur promove o Fórum Internacional de Gastronomia (FIG-BH) com diversos palestrantes, como: Leonor Espinosa, Léo Paixão, David Mora, Janaína Rueda, David Hertz, Edson Leite e Tássia Magalhães.
O tutano de Curitiba
Em Curitiba, um dos principais atrativos turísticos da cidade, o museu Oscar Niemeyer será a sede do Festival Tutano. O Fórum, que já acontece há alguns anos, transformou-se num festival gastronômico, e agora, agrega também uma programação especial para toda a família. Palestras e painéis com personalidades da área como Chef Celso Freire, Beto Madalosso, Sérgio Medeiros, Bela Gil, Cristiana Beltrão, entre diversos palestrantes e painelistas em dias intensos de muito conhecimento na área.
A cena gastronômica de Curitiba é extremamente interessante. A culinária é étnica. Herança cultural dos vários períodos de imigração para a cidade mostram uma diversidade que precisa de fato, ser reverenciada. O Instituto Municipal de Turismo tem reunido os principais agentes da área para discutir demandas e possibilidades por meio de oficinas públicas visando consolidar-se no turismo brasileiro como um destino de turismo gastronômico. É um caminho certeiro para uma cidade que tem muito a oferecer.
LEIA TAMBÉM: Raízes de Curitiba: um passeio com gostinho da Curitiba raiz
Quanto aos festivais, BH e Curitiba mostram que a culinária brasileira avançou e é motivo de orgulho das cidades turísticas. O turismo gastronômico tem muito a contribuir para os símbolos e novos estereótipos positivos do que é viajar pelo Brasil. Até por que comer bem e falar sobre isso de forma sincera, reverenciando a ancestralidade, a fusão cultural, reunindo especialistas, formando novos nomes a serem reconhecidos no mundo é o futuro, o que pode ser um grande diferencial para o turismo brasileiro. É preciso falarmos mais sobre o assunto. Pense nisso!
Siga Thiago Paes também no Instagram, YouTube @PaesPeloMundo e na Tv no canal Travel Box Brazil. contato@paespelomundo.com.br
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.