Notícias
Hotéis da Roteiros de Charme são destaque na prática da observação de pássaros, o birdwhatching
Para entrar no seleto grupo da associação, os empreendimentos precisam comprovar a preocupação com o ambiente e a qualidade dos serviços.
Focados no conforto, na exclusividade e na responsabilidade socioambiental, os hotéis associados à Roteiros de Charme são pontos de interesse para quem pratica birdwhatching, a observação de pássaros. A atividade está cada dia mais comum no Brasil e já reúne cerca de 300 mil participantes, de acordo com o levantamento de 40 organizações brasileiras ligadas à dinâmica. O estudo também constatou que não são só biólogos, ornitólogos e ecólogos que pegam binóculos, câmeras, gravadores e cadernos para identificar e guardar a imagem e o som emitido pelas espécies. Hoje em dia existem muitos observadores amadores seduzidos pela beleza das aves.
No Brasil existem 1971 variedades de pássaros, com diversas penugens, piados, chilreados e grasnados, que habitam os vários ecossistemas – cerrados, caatingas, matas, pantanais, florestas, mangues e pampas. O dado é do Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos. Essa pluralidade garante ao país uma posição de destaque no mapa da biodiversidade mundial.
Preocupação com meio ambiente é exigência
Além da beleza natural, a presença de aves de espécies diversas é sinal de um ecossistema saudável, com flores e frutas e sem insetos em excesso, um ambiente equilibrado. Não é à toa que nos hotéis da Roteiros de Charme a observação de pássaros é natural. Para entrar nesse grupo seleto, os empreendimentos precisam comprovar a preocupação com o ambiente e a qualidade dos serviços. Atualmente, a associação reúne mais de 60 hotéis.
LEIA TAMBÉM: Os turistas realmente desejam sustentabilidade?
Alguns dos estabelecimentos associados catalogaram as espécies assíduas em seus espaços com a chancela de profissionais como o professor Richard W. Byrne, da Universidade de St. Andrews, na Escócia, e o professor Dr. José Hidasi, fundador do Museu de Ornitologia de Goiânia, que identificaram mais de 100 espécies de aves nas trilhas internas do Hotel Rosa dos Ventos, em Teresópolis, no Rio de Janeiro. O ambientalista e escritor Antônio Silveira registrou 78 espécies de aves na Pousada Quinta dos Pinhais, na Serra da Mantiqueira, em São Paulo.
Outros hotéis também são conhecidos pela riqueza de sua fauna, atraindo birdwhatchers de todo o país, como a Pousada do Parque, na Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, e o Paraíso EcoLodge, em Ribeirão Preto, São Paulo.
Se você quer conhecer os mais de 60 hotéis e pousadas espalhados pelo Brasil e associados a Roteiros de Charme, acesse: https://www.roteirosdecharme.com.br/os-hoteis/.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.