7 Pecados
Supere a vaidade no Santuário da Serra da Piedade
Conheça o Santuário que irá te inspirar a deixar por alguns momentos o pecado da vaidade para trás.
Vaidade, definitivamente meu pecado favorito! É com essa icônica frase que a estrela Al Pacino, interpretando o próprio demônio, encerra o clássico “Advogado do Diabo”.
Em minha modesta opinião, a vaidade é o pecado mais sutil, que se comete com maior frequência, sem nem mesmo percebermos. De acordo com o dicionário, um dos significados descritos de vaidade é: “Excesso de valor dado à própria aparência, aos atributos físicos ou intelectuais, caracterizado pela esperança de reconhecimento e/ou admiração de outras pessoas”. Assim, qualquer pessoa está sujeita a se envaidecer ao receber um elogio que massageie o ego.
Com o advento das redes sociais, fica ainda mais evidente como nós, meros mortais, nos deixamos levar por esse pecado capital. Todo mundo que posta uma foto, ou uma frase de reflexão ou qualquer outro conteúdo, espera pelas curtidas ou comentários positivos.
LEIA TAMBÉM: Os 7 Pecados (e suas virtudes) no Turismo
Entretanto, não é incomum que tenhamos alguns momentos de reflexão em que necessitamos dar um significado mais profundo para nossas ações. E quando isso acontece, muitos buscam a aproximação com a espiritualidade, com o divino.
E é com essa premissa que convido você a calçar as sandálias da humildade e conhecer o Santuário da Serra da Piedade. Um local sagrado que inspira o nosso melhor.
Santuário da Serra da Piedade
O Santuário da Serra da Piedade, localizado em Caeté, Minas Gerais, ganhou em 2018 reconhecimento da Santa Fé. Dessa forma, seus templos sagrados receberam a denominação de Basílicas, se tornando ligados diretamente ao Vaticano. Em 1956, o Conjunto Arquitetônico e Paisagístico do Santuário Nossa Senhora da Piedade foi tombado pelo IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Uma das Basílicas, a Ermida do Santuário, construção do século XVIII guarda a imagem da padroeira de Minas Gerais, Nossa Senhora da Piedade. Esculpida em madeira de cedro, também datada do século XVIII, a imagem é atribuída a Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.
O Santuário se encontra no alto da montanha a 1746m de altitude em um cenário de rica beleza natural. Em dias claros, é possível ter uma bela vista de 360 graus das montanhas de Minas. Mas em dias frios e nublados, ao contrário do que se possa pensar, o visual é ainda mais lindo.
LEIA TAMBÉM: Preguiça: pecado em forma de praia
De qualquer forma, não importa o período escolhido para a visitação. O local é ideal para a reflexão, oração, encontro com Deus e com o que há de melhor em nós.
Uma visita ao Santuário nos permite entender como pequenos são os nossos desejos de reconhecimento e, obrigatoriamente, nos propicia momentos de introspecção e reflexão a respeito da importância em nos mantermos humildes perante a vida. E claro, devemos reservar momentos como esse de tempos em tempos, afinal, a vaidade nos testa a todo momento.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.