Conecte-se conosco

Arte e Turismo

Belo Horizonte: Emocione-se com exposição imersiva de “Van Gogh & Impressionistas”

Emocione-se com as obras de Van Gogh e de impressionistas como Monet, Renoir, Gauguin e Cézanne, através de viagem na exposição que está no shopping Del Rey em BH.

Publicado

em

Foto: José Theobaldo Jr.

Em um espaço grandioso, o espectador, turista ou visitante, pode imergir numa visão de 360 graus nas telas projetadas em todos os sentidos. Com recursos tecnológicos exclusivos, a exposição imersiva “Van Gogh & Impressionistas” leva os visitantes a experimentar uma sensação plena, como se participassem da própria obra, relida com elementos que se movimentam nas imagens projetadas por todos os cantos.

Um pouco sobre Van Gogh

Antes de tudo, Vincent Willem Van Gogh foi um pintor holandês, nascido em 30 de março de 1853, em Zundert, divisa com a Bélgica. Começou a pintar aos 28 anos de idade, aprofundando seus estudos artísticos na cidade de Haia, após um longo período com problemas de saúde e solidão.

Seus trabalhos trazem temas como natureza-morta, retratos da vida no campo e autorretratos. Possuem pinceladas fortes e traços marcantes, impressionantes cores vivas, por vezes amarelas e azuis, saltando aos olhos do espectador.

LEIA TAMBÉM: Raros Vasos de Flores de Portinari, para aquecer o inverno do Turista, no CCBB BH

Em 1886, Van Gogh mudou-se para Paris onde se encontrou com vanguardistas como Émile Bernard e Paul Gauguin. Dessa maneira, o encontro culminou na formação de um estilo novo, chamado de pós impressionismo. Posteriormente, durante a sua estadia em Arles, na França, o pintor também ampliou seus temas que passaram a incluir oliveiras, ciprestes, campos de trigo e girassóis.

Durante a sua vida, Van Gogh teve episódios psicóticos e delírios, piorados pela ingestão de bebida alcoólica. Há quem diga que ele havia bebido absinto quando cortou fora sua orelha durante uma briga com seu amigo, Paul Gauguin, num ataque de fúria. Acabou por passar algum tempo internado em vários hospitais psiquiátricos, na França, e morreu no vilarejo de Auvers-sur-Oise, em 29 de julho de 1890.

A exposição “Van Gogh & Impressionistas

A exposição “Van Gogh & Impressionistas” apresenta projeções em grandes proporções e excelente resolução. Dentre as obras expostas estão, a Noite Estrelada, o Quarto em Arles na França, Girassóis, Amendoeira em Flor.

Nessa exposição o turista ou visitante poderá imergir, igualmente, em obras dos artistas impressionistas e pós-impressionistas: Claude Monet, Auguste Renoir, Paul Gauguin e Paul Cézanne.

LEIA TAMBÉM: Praticar turismo para entender arte é uma forma de educar-se

Para o turista que viajará aos países baixos, veja de perto em Amsterdam, no Van Gogh Museum, as obras produzidas por ele. Numa retrospectiva, até 03 de setembro de 2023, em parceria com o musée d’Orsay, estão expostos desenhos e pinturas produzidas nos últimos meses de sua vida, na vila francesa de Auvers-sur-Oise, perto de Paris. Veja também a coleção permanente do museu com as obras primas do artista incluindo, os comedores de batatas, girassóis, autoretrato, o quarto, dentre outras.

Confira aqui mais informações sobre as exposições em Belo Horizonte e em Amsterdam.

Para o leitor e amante da história da arte, confira os livros editados em dois volumes intitulados “Impressionismo”, pela editora alemã, Taschen.

LEIA TAMBÉM: Dia dos Pais: destinos incríveis para uma pessoa especial

Desejo a vocês, uma excelente imersão e impressão, junto aos impressionistas e pós impressionistas.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.