A cultura impulsionando o turismo: uma combinação de sucesso! - Uai Turismo
Conecte-se conosco

Cultura e Turismo

A cultura impulsionando o turismo: uma combinação de sucesso!

Publicado

em

Imagem de alegoria no festival de Parintins, com pessoas vestidas de indigenas.
56º Festival Folclórico de Paritins. (Foto: Filipe Araújo/ MinC)

Acredite, as atividades culturais têm um papel fundamental no desenvolvimento do turismo local. Embora não estejam diretamente ligadas, é inegável que todo destino turístico se baseia em atividades culturais, costumes e tradições para garantir o sucesso das experiências oferecidas aos visitantes. E minhas andanças pelo mundo comprovam isso, a cultura quando impulsiona o turismo é uma verdadeira combinação de sucesso.

Sabemos que a maioria dos turistas é atraída por festivais e manifestações culturais genuínas, populares ou até mesmo criadas como um produto ou espetáculo. E não há nada de errado nisso! Aliás, esses eventos impulsionam uma infinidade de serviços, geram empregos, promovem qualificação profissional e tiram comunidades e cidades da rotina monótona do dia a dia.

LEIA TAMBÉM: Minas Gerais, um país a ser visitado dentro do Brasil

Sabemos que o Brasil possui uma diversidade cultural riquíssima em seus municípios. Isso é um atributo fundamental para a criação de produtos turísticos que atendam a demanda de um mercado ansioso por conhecer tudo o que o país tem a oferecer. Não vou me ater a destacar manifestações específicas, grupos de arte ou eventos já consolidados, pois o calendário de eventos culturais e turísticos já nos mostra isso em todas as instâncias.

O que precisamos ressaltar aqui é a importância de investir em canais de fomento e garantir a movimentação dos grupos e gestores culturais de forma geral. Se os produtos e manifestações são provenientes da cultura popular, é justo que a população seja reconhecida e valorizada por isso. Estamos falando de valorizar tradições, conhecimentos, ofícios e saberes populares no Brasil. O que é um ativo econômico, quando transformado em produto turístico.

LEIA TAMBÉM: Embratur reabre escritório em Portugal

Ainda mais importante é garantir mecanismos que assegurem a continuidade e a frequência dessas práticas culturais. Depender do “hora tem, hora não tem” quando se trata de mercado é um caminho certo para o fracasso. Portanto, investir na cultura para impulsionar o turismo e colher os frutos dessa combinação é uma receita de sucesso!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.