Férias e diversão com uma imersão na gestão do turismo - Uai Turismo
Conecte-se conosco

Cultura e Turismo

Férias e diversão com uma imersão na gestão do turismo

Tem coisa melhor do que aprender sobre turismo em um lugar lindo como o Vale dos Vinhedos? Acompanhe a coluna e você saberá tudo o que vai acontecer nessa imersão.

Publicado

em

Natal Luz Gramado/RS (Foto: Projeto Criativo/ Flickr)

A uns meses atrás, minha caríssima amiga e turismóloga Isabella Ricci me fez a seguinte pergunta: “Você está preparado para aprender a ver o turismo além do óbvio?

Instigado pela curiosidade que habita em mim, tratei de investigar onde é que Isabella queria chegar e descobri. Aquela pergunta na verdade, era o prenúncio de um convite para aprofundar ainda mais os estudos sobre a gestão do turismo, já que atuo na área, por meio de uma viagem para uma imersão no tema em um território realmente especial, a Serra Gaúcha.

Sem falar, que no programa ainda consta uma visita muito aguardada à 35ª edição do Festuris em Gramado. Um investimento em mais aprendizado, que se converteu em minhas férias de 2023.

Por onde andaremos durante a imersão

Serão 9 dias em um estado fabuloso, o Rio Grande do Sul, onde tenho bons e velhos amigos, alguns da música, outros da produção cultural e muitos da gestão do turismo.

Passaremos por Porto Alegre, Bento Gonçalves, que já conheço, mas veremos por um outro espectro, o Vale dos Vinhedos, Nova Petrópolis e por fim Gramado, neste período especial, o Natal Luz já estará acontecendo e o Festuris – Festival de Turismo de Gramado.

O melhor é que será tudo de forma orientada, para aprimorarmos o olhar para o “detalhe” em cada ponto visitado, que transforma o trabalho em sucesso de mercado.

Por aqui no turismo.uai.com.br, meu compromisso é escrever sobre cultura e turismo e assim será feito! Como disse, já visitei algumas vezes essa região, hora como artista, hora como profissional e hora como turista, mas dessa vez, vou como estudioso e é aí que vou fazer meu dever de casa.

LEIA TAMBÉM: Experiência imersiva para gestores e empresários do turismo na Serra Gaúcha

Como visitaremos muitos empreendimentos e conheceremos e conversaremos com quem está à frente destes negócios, terei a oportunidade de entender ainda mais sobre tudo isso e penso que confirmarei de uma vez por todas, que a produção cultural de fato está “mancomunada”, no bom sentido, com a atividade turística!

Se tem uma coisa que o riograndense sabe fazer é lançar mão da sua cultura, das suas tradições, dos seus saberes e dos seus ofícios, transformando tudo em bons produtos, viáveis ao mercado e com um enorme apelo comercial e isso é fantástico!

Não custa nada ir lá pra aprender!

Vou compartilhar a experiência com vocês

Minha proposta é aproveitar cada dia de visitas desta grande imersão na gestão turística e produzir textos, relatando para vocês, como as situações acontecem de fato e contando nosso dia a dia nesse passeio pra lá de saboroso. Aguardem!

Corri atrás para entender bem a proposta e aproveitar ao máximo essa oportunidade e ouvi de Isabella Ricci, que o “modelo imersão segue o padrão de outros setores que já investem neste tipo de aprendizado, como os empreendedores do setor de tecnologia que lotam as imersões dirigidas ao Vale do Silício, na Califórnia”.

E realmente, aprender vivenciando é uma prática fantástica, que enriquece o cérebro e ainda te proporciona economia de dinheiro e de tempo! Estou me sentindo cada vez mais empreendedor, investi em uns dias de férias e vou voltar bem abastecido de novas experiências.

Sempre quis fazer uma imersão no aprendizado do inglês, mas inevitavelmente me chocava com os preços oferecidos, que nunca estavam compatíveis com minha capacidade de investimento. Fiquei um pouco receoso com esta palavra!

Fato é que a possibilidade de me jogar em um dos destinos mais consolidados do Brasil, com tantas possibilidades de diversão, aprendizado, com certeza muitas risadas, degustações e com a chance de conhecer ainda mais lugares tão vitoriosos, me convenceu a bancar esta imersão e acabar de vez com qualquer receio!

LEIA TAMBÉM: Conferindo a cultura

Como sou muito curioso, já estou aflito pra conhecer em detalhes, como foi o processo de desenvolvimento destas estratégias para o turismo em Bento Gonçalves, que de fato é muito interessante. O melhor de passar mais uma vez em Nova Petrópolis por exemplo, é a possibilidade de entender afinal, qual é a fórmula para se tornar um destino tão procurado!

Férias, diversão e imersão

Apesar de considerar esta imersão como as minhas merecidas férias, tenho certeza de que não vou aguentar e vou curtir Gramado como sempre faço todas as vezes que estou por ali, mas a diferença é que desta vez vou desvendar como é possível um destino agregar tantos negócios de sucesso em torno do aproveitamento da cultura, influenciada nitidamente pela Europa gerando experiências culturais e turísticas tão fabulosas.

Vejo Gramado como uma cidade especial, porque o município tem uma população, que entendeu o seu papel em todo esse movimento. Gramado é uma cidade de empreendedores e artistas. É um exemplo a ser seguido.

Ali, as artes cênicas, a música, as artes plásticas, o artesanato, a gastronomia típica e até o apuro no sabor do chocolate, que é apresentado em um sem-fim de variações, mostram um pouco, como são importantes a valorização cultural e a crença em nossas raízes, costumes e saberes populares.

Certamente passaremos por restaurantes conceituados, visitaremos novamente as fábricas de chocolates, vinícolas e tudo que se encontra em Gramado, mas o melhor vai ser novamente poder apreciar a coragem e a determinação dessa população, dos gestores que independente das vertentes políticas, seguem rigorosamente a fórmula do sucesso sem prejudicar a imagem turística tão bem consolidada no mercado nacional e internacional.

Não deixem de acompanhar

Enfim, não vou ficar antecipando o que ainda vem por aí! Acompanhem a nossa coluna e aguardem os meus relatos desses 9 dias de imersão cultural e turística, porque tenho certeza, vocês ficarão muito bem abastecidos com as notícias desta experiência.

Não tenho dúvidas que tudo isso me servirá como uma capacitação e como empreendedor do setor, ainda que no campo da gestão, saberei aplicar estes conhecimentos nos projetos que atuo no meu dia a dia.

Confesso ainda, que estou bem ansioso por retornar ao Festuris, o Festival de Turismo de Gramado, que chega esse ano em sua 35ª edição e é garantidamente uma amostra do que está rolando no turismo mundial na atualidade.

LEIA TAMBÉM: Muito além do Vale do Aço: Descubra o Ipatinga Rural

Nesse pacote todo, ainda participarei do Meeting Festuris, com acesso a palestras com conteúdo exclusivo, muito bem assessorado pela experiente Isabella Ricci, que com toda sua longa experiência em turismo, conduzirá tecnicamente todos os dias de atividades que fazem parte desta imersão na gestão do turismo.

Serão dias de muitas andanças, mas como gosto muito disso tudo, quero mais é me divertir, afinal, são minhas férias né! 

Me acompanhem, vou contar tudo pra vocês!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.