Hotelaria
Serviços de lavanderia nos hotéis: “lava roupa todo dia, que alegria!”
Entenda a importância no cuidado com os enxovais e quais os aspectos relevantes que devem ser observados ao terceirizar o serviço em seu hotel.
Um dos serviços genuinamente essenciais na hotelaria são os processamentos de lavagens de enxoval de cama, mesa e banho pertencentes aos hotéis, em alguns casos dos próprios hóspedes, bem como de suas roupas pessoais. Não esquecendo dos uniformes, um dos principais quesitos que representam a imagem do referido hotel através da apresentação pessoal dos colaboradores que devem estar sempre impecáveis.
No passado, o mais comum, em especial nos grandes hotéis, era a lavanderia fazer parte do próprio hotel onde a aquisição dos equipamentos e a contratação e gestão dos funcionários ficavam a cargo dos próprios. Com o passar do tempo, devido a redução gradual das áreas disponíveis para construção dos hotéis, cálculos dos investimentos necessários incluindo nestes, a vida útil, manutenção e reposição dos maquinários e gastos permanentes com os insumos, energia, água/esgoto e mão de obra foram alterando esta lógica.
Terceirização da lavanderia
Surgiu com força, a atual predominante tendência de terceirizar-se estes serviços fundamentais para empresas conceitualmente especializadas neste atendimento de suma importância para o setor da hospitalidade. Empresas com tradição e constante desenvolvimento de know-how específico e que buscam a certificação de qualidade permanente, passaram a atender com primazia as redes e os hotéis independentes, com sua estrutura própria de logística para o recolhimento e devolução das peças de roupas diariamente e pelos 365 dias do ano.
LEIA TAMBÉM: A hotelaria precisa estar preparada para atender ao público sênior
É o que realiza desde 1986 com eficácia e reconhecida especialização em hotelaria a Lavanderia Fama situada em BH. Primeira lavanderia industrial focada no segmento a obter já em 2006 as certificações de qualidade ISO 9001.
Os equipamentos utilizados nesta escala industrial devem ser robustos e 100% automatizados para garantir eficiência na utilização dos recursos hídricos e energéticos e reduzir a necessidade de manipulação manual do enxoval, o que permite maior segurança aos hotéis nas questões de higiene e apresentação aos hóspedes que estão muito mais exigentes quanto este quesito após a pandemia.
Aspectos a serem considerados
Para que a durabilidade e a gestão eficaz de custos futuros com a reposição de enxoval se torne satisfatória o gestor precisa considerar alguns aspectos fundamentais.
Primeiramente a compra inicial, optando por itens de boa qualidade e em número suficiente de mudas (par stocks) para descansar adequadamente as peças após as lavagens. Além disso, treinar constantemente a equipe de governança nos procedimentos de recolhimento e manuseio interno em carrinhos, pallets e sacos de lavanderia que impeçam contaminações e danos do material, instalações adequadas em ambientes próprios exclusivos bem ventilados e iluminados onde o acesso deve ser controlado, realização criteriosa de inventários periódicos de contagem e verificação das peças, retirando de circulação aquelas em más condições que uma vez em uso irão depor contra a imagem e avaliações dos hotéis (muitas delas podem ser doadas para instituições ou transformadas em panos para limpeza geral etc.).
LEIA TAMBÉM: Os turistas realmente desejam sustentabilidade?
Para isso as visitas periódicas à lavanderia externa e o constante salutar relacionamento com ela serão sempre fundamentais para que juntos estabeleçam um plano de trabalho que vise a conservação plena e otimizada do patrimônio aqui representado por um significativo e valioso número de lençóis, fronhas, toalhas entre outros.
Cuidados com as roupas pessoais dos hóspedes
Para o processamento das roupas pessoais recolhidas nos apartamentos do hotel têm sido crescente a opção por outras lavanderias que igualmente buscaram a especialização neste tipo de processamento individualizado. A necessidade de manter-se um padrão igualmente elevado é cada vez mais fundamental.
Mais do que apenas o preço o cliente observa com muita atenção o cuidado no recolhimento, controle de suas roupas para que não se extraviem, embalagem e a qualidade da lavagem, passadoria e apresentação na devolução, seja ela em cabides ou embalagem hermética.
LEIA TAMBÉM: Energia solar: nos dias atuais existe um sol para cada um, os hotéis querem o deles!
Em Belo Horizonte a 5 a Sec do bairro São Pedro vislumbrou na hotelaria o nicho ao qual dedica-se exclusivamente. Hoje atende aproximadamente 60% das roupas de hóspedes do mercado hoteleiro local com constatada primazia de serviços e rotas inteligentes que a possibilita atender todos os cerca de 135 hotéis existentes na capital mineira e sua macro região.
Cuidar bem do enxoval e das roupas é sinônimo de cuidar bem dos hóspedes!
Maarten Van Sluys (Consultor Estratégico em Hotelaria – MVS Consultoria)
Siga no Instagram: @mvsluys
e-mail: mvsluys@gmail.com
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.